Kid chameleon
A eterna rivalidade

Uma das grandes verdades sobre os videogames é que quando se fala de jogos de plataforma, os dois grandes exemplos que vem na mente de vários jogadores ao redor do mundo são Mario e Sonic, ambos com títulos consagrados nas plataformas da Nintendo e da SEGA.

Houveram no entanto outros títulos que, devido ao sucesso destes dois, tiveram maior ou menor visibilidade no mercado gamer. Vários saindo pelas mãos destas duas empresas e outros criados por desenvolvedoras Third Party (independentes) que davam apoio essencial para a gigante azul e a gigante vermelha.

Neste artigo iremos falar sobre Kid Chameleon, que ganhou bastante destaque nas mídias internacional e nacional.

Tudo tem um começo

Kid Chameleon
Cuidado com o Kid!

O seu personagem é “Kid”, um carinha sem papas na língua e que encara qualquer desafio. Vestindo uma jaqueta de couro, ele é considerado o garoto mais invocado da cidade. Ele tem tanta atitude que passa boa parte do seu tempo jogando fliperama.

Então, um dia, um novo fliperama chega na cidade. Chamado de Wild Side, ele é considerado por muitos o jogo mais difícil de todos os tempos. A máquina em questão empregava a tecnologia de holografia e todos que entravam nela pareciam ficarem presos no jogo para sempre.

Por algum motivo desconhecido, Kid, ao ver tal situação, resolve encarar os desafios do Wild Side e adentra no mundo virtual para acabar de vez com o jogo. Lá dentro ele descobre que pode usar os poderes daquele jogo ao seu favor e, assim, torna-se o Kid Chameleon.

Grandes poderes e habilidades muito loucas

Apesar do jogo ter todas as características que tornam os títulos baseados em plataforma quase como uma cópia do Super Mario, este tinha algumas boas peculiaridades que o diferenciavam dos demais títulos.

A primeira grande peculiaridade deste jogo se dava nos cristais. Diferentemente das moedas do bigodudo ou das argolas do ouriço, que conferiam, de maneira geral, pontos e vidas, os cristais que Kid coleta ao longo da aventura servem para usar os power-ups que cada máscara poderia dispor ao jogador, o que tornava o game mais estratégico do que o normal.

A segunda é o caso das máscaras. Estas davam habilidades especiais para que o jogador pudesse passar de um nível de uma maneira mais fácil ou mais difícil. No total eram nove as máscaras que podiam ser usadas.

  • Berzeker

Habilidade especial:

Correndo para qualquer lado da tela, os seus chifres podem matar inimigos, destruir rochas e pedras de gelo e empurrar blocos de aço.

Poderes cristalinos:

– Com 20 cristais, deixa o jogador com invencibilidade de nove segundos.

– Com 50 cristais, um muro de cristais é criado, matando tudo que existe na tela.

  • Cyclone

Habilidade especial:

Ele pode voar pelo tempo que quiser usando o botão do especial.

Poderes cristalinos:

– Com 20 cristais, cria-se uma chuva de diamantes que mata qualquer coisa que a tocar.

– Com 50 cristais, cria-se uma chuva de cristal teleguiada. Funciona como a anterior, só que os cristais agora caçam os inimigos.

  • Eyeclops

Habilidade especial:

Sua arma de raios revela blocos escondidos na tela.

Poderes Cristalinos:

– Dispara um raio da morte que gasta dois cristais por tiro.

  • Iron Knight

Habilidade especial:

Escalar paredes como o Homem-Aranha e, ao pular em cima de blocos de rocha e gelo, pode quebra-los.

Poderes cristalinos:

– Com 20 cristais, ele cria um escudo ao seu redor.

– Com 50 cristais, ele recebe energia extra.

  • Juggernaut

Habilidade especial:

Atira bombas de caveira nos inimigos.

Habilidades cristalinas:

– Atira cristais em cinco direções diferentes que matam o que tiver na tela.

  • Maniaxe

Habilidade especial:

Atira machados.

Habilidades cristalinas:

– Com 20 cristais, cria um escudo ao seu redor.

– Com 50 cristais, ganha uma vida extra.

  • Micromax

Habilidade especial:

Consegue segurar e pular nas paredes.

Habilidades cristalinas:

– Com 20 cristais, cria uma pequena cobra cristalina que procura e mata os inimigos.

– Com 50 cristais, cria uma versão mais rápida da cobra cristalina.

  • Red Stealth

Habilidades especiais:

Ataque com espada e pode destruir blocos de rocha e gelo com ataques verticais, além de ter o pulo mais alto do jogo.

Habilidades cristalinas:

– Com 20 cristais, os inimigos se movem mais devagar.

– Com 50 cristais, uma cobra de cristal é criada.

  • Skycutter

Habilidade especial:

Distorção gravitacional que permite ao skate ficar de cabeça para baixo.

Habilidades cristalinas:

– Com 20 cristais, fica invencível por um certo período.

– Com 50 cristais, cria uma cobra cristalina que procura e mata os inimigos.

Com todas estas máscaras não é difícil perceber porque o título em si é chamado de Kid Chameleon. A grande questão é a escolha da máscara certa para cada nível ou, até mesmo, não usar qualquer uma destas quando as suas habilidades não ajudam, dando uma maior liberdade de escolha ao jogador.

Habilidades Acrobáticas

Kid Chameleon é um verdadeiro filhote do seu tempo. Apesar de seguir a temática de ir da esquerda para direita de modo a chegar no fim da fase, isso pode trazer alguns problemas para aqueles que estão acostumados apenas com este tipo de design.

A grande maioria dos níveis seguem esta regra, mas há outros que vão mais além, onde a bandeira do final da fase pode estar no meio da mesma ou é necessário pegar vários teletransportes para se chegar no verdadeiro objetivo do nível em questão. Para dar conta de tudo isso, o jogo precisa de um controle responsivo.

E, neste quesito, Kid Chameleon trabalha bem, dando a segurança devida para que o jogador não se atrapalhe com comandos de difícil execução. São três botões de ação – pular, correr e ataque especial quando a máscara permite. O uso dos poderes cristalinos é facilmente feito pressionando simultaneamente os botões de corrida e Start. A jogabilidade está ao alcance de todos no game.

Estas paisagens virtuais

O título pode não ser chamado de o mais bonito do Mega Drive, mas tanto a parte gráfica das fases como o próprio level design, permitem que os jogadores saibam dizer que este jogo é do Mega Drive.

Hill’s Have Eyes, uma das fases do jogo

Alguns níveis podem parecer confusos ou, até mesmo, desinteressantes, mais pelo fato de não precisarem de muita exploração. No entanto, há outros níveis onde o jogador vai precisar utilizar de toda a sua perícia para que possa continuar no jogo.

Podemos dar o devido destaque ao design das máscaras e do estilo de roupa no qual Kid se transmuta ao utilizá-las, bem de acordo com aquilo que o jogo oferece.

A música virtual que agrada

Um dos pontos fortes do game é a sua trilha sonora, que foi bem programada para utilizar o Yamaha 2612. Pena que existe um pecado mortal nisto que é a repetição das mesmas muitas vezes. Se bem que, levando em consideração que o jogo tem 103 níveis com cerca de 1850 telas, é compreensível a repetição das mesmas.

Ainda assim, as duas trilhas sonoras  a seguir, que aparecem em Kid Chameleon, dão aquele pique a mais na hora da jogatina.

Trilha da abertura e das fases de gelo:


Trilha das fases da muralha da morte:

E o jogo é difícil?

De forma alguma. O grande problema do título não é a sua dificuldade, mas sim o tamanho dele. Como dito acima, ele tem cerca de 103 níveis espalhados em 1850 telas. Sem um sistema de password ou bateria interna, o jogo torna-se bastante cansativo.

Ainda assim, Kid Chameleon é um daqueles games criados para o Mega Drive que merecem ser conferidos.

Fontes: KidChameleonWiki