O Master System foi um dos videogames mais populares entre os brasileiros durante o final dos anos oitenta e boa parte dos anos noventa, além de ter uma fiel legião de fãs até hoje.

Além disso, graças à paixão dos brasileiros pelo console, ele conquistou outro recorde: o videogame com maior duração ininterrupta no mercado.

Por essa razão, a Tectoy se esforçou em levar aos brasileiros diversos jogos que tivessem “a cara” do nosso país, seja em modificações gráficas, conversões do portátil Game Gear, que tinha especificações técnicas semelhantes ou trabalhos inteiramente originais.

Estes games passaram a ser raridade nos dias de hoje e colecionadores do mundo inteiro pagam  “fortunas” para terem um deles em seu catálogo. Caso você tenha um deles guardados “na gaveta” com caixa e manual, saiba que você tem uma verdadeira relíquia nas mãos!

JOGOS 100% ORIGINAIS

BATTLEMANIACS (1996)

A história por trás deste aqui é, no mínimo, curiosa. Ele seria lançado para Master System na Europa em 1994, sendo uma conversão desenvolvida pela Syrox Developments do título “Battletoads in Battlemaniacs” para Super Nintendo.

Mesmo com o game praticamente pronto, com data marcada para lançamento em julho de 1994 e com diversas revistas europeias já tendo escrito análises, seu lançamento foi cancelado por razões que nunca vieram a público.

Eventualmente, a Tectoy conseguiu os direitos do jogo e o distribuiu no Brasil, tornando-se uma exclusividade do nosso mercado.

CASTELO RÁ-TIM-BUM (1997)

Vindo para promover a série de TV, este game é baseado no episódio em que o Zequinha bebe um suco e se transforma em neném. O jogador pode se aventurar com o Pedro ou a Biba, e passar por fases no estilo clássico de plataforma e com elementos educativos.

FÉRIAS FRUSTRADAS DO PICA-PAU (1996)

Este foi desenvolvido numa época em que os jogos do Master System e Mega Drive estavam se tornando cada vez mais escassos, e a Tectoy tinha que “se virar” para colocar novos títulos no mercado.

Nesse contexto, decidiram pegar um personagem popular entre várias gerações e desenvolveram um jogo de plataforma do Pica-Pau. A versão de Mega Drive é a mais conhecida, mas os donos de um Master System também tiveram seu “jogo do Pica-Pau”.

FIRE & ICE (1993)

Provavelmente um dos menos conhecidos da lista, “Fire & Ice” é um jogo que originalmente foi lançado para o Commodore Amiga e depois teria uma versão para o Master System lançada na Europa pela Virgin que eventualmente foi cancelada, seguindo os mesmos moldes do “Battlemaniacs” que falamos anteriormente.

Uma versão para Mega Drive e outra para o Game Gear também foi planejada pela Virgin, mas acabaram igualmente canceladas.

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (1997)

Com a mesma proposta do jogo do Pica-Pau, o “Sítio do Picapau Amarelo” veio para ser o primeiro de vários jogos baseados na obra de Monteiro Lobato.

O título veio também para “pegar carona” na reprise dos episódios exibidos pela T V Cultura. No entanto, o game não fez o sucesso esperado e acabou ficando somente no primeiro mesmo.

STREET FIGHTER 2 (1997)

Já fizemos uma matéria sobre ele aqui no blog, mas não custa lembrar que a história por trás desse desenvolvimento é bem curiosa.

Para conseguirem desenvolvê-lo, representantes da Tectoy se encontraram com o pessoal da Capcom e apresentaram um protótipo do título, sob o pretexto de que apresentariam um jogo para Mega Drive.

O produtor, obviamente, achou que o game estava muito fraco para o poder gráfico do Mega Drive, mas os membros da Tectoy resolveram dizer que na verdade a versão apresentada era do Master System.

O produtor da Capcom se impressionou com o resultado, não esperando que o console tivesse a capacidade de gerar sprites tão detalhados e acabou aprovando a produção do título para o mercado brasileiro.

Para mais informações, não deixe de conferir a entrevista do coordenador de software da Tectoy nos anos 90 para o nosso blog.

MODIFICAÇÕES DE GAMES FAMOSOS

CHAPOLIN VERSUS DRÁCULA (1993)

Clássico do Brasil, o “Chapolin vs Drácula” é uma adaptação do game “Ghost House”. Neste caso, apenas os gráficos do protagonista foram alterados, transformado o protagonista Mick no Chapolin.

GERALDINHO (1995)

Este veio para promover as histórias em quadrinhos do Glauco Villas Boas, que tinha um espaço na Folha de São Paulo destinado às crianças, o Folhinha. Com o sucesso do personagem, a Tectoy substituiu os personagens do jogo “Teddy Boy”.

SAPO XULÉ: A LAGOA POLUÍDA / OS INVASORES DO BREJO / O MESTRE DO KUNG FU

No ano de 1995, a Tectoy lançou três jogos do Sapo Xulé para promover o brinquedo de mesmo nome lançado pela empresa. Os três são modificações de jogos lançados anteriormente, sendo A Lagoa Poluída vem de Astro Warrior; Os Invadores do Brejo é baseado em Psycho Fox e O Mestre do Kung Fu vem de Kung Fu Kid.

MÔNICA NO CASTELO DO DRAGÃO (1991)

Os jogos da Mônica são modificações dos games de “Wonder Boy”, clássicos do gênero plataforma, sendo “Mônica no Castelo do Dragão” o primeiro deles e com duas sequências – sendo que o terceiro para Mega Drive. “Turma da Mônica na Terra dos Monstros“, foi recentemente relançado pela Tectoy no mercado brasileiro.

Grande sucesso em vendas, a Tectoy chegou a lançar uma edição do Master System para as meninas que acompanhava este game, enquanto os meninos ficavam com o clássico “Sonic 1” da memória.

TURMA DA MÔNICA EM O RESGATE (1993)

Devido ao grande sucesso da primeira adaptação, a Tectoy tratou logo de preparar mais um jogo da Turma da Mônica, sendo mais uma adaptação de “Wonder Boy”.

O roteiro sofreu uma pequena alteração, para que servisse de sequência para o “Castelo do Dragão”: enquanto no original o protagonista é enfeitiçado e passa por metamorfoses, em “O Resgate” a Mônica é sequestrada e os amigos terão de salvá-la.

TV  COLOSSO (1996)

As aventuras da TV Colosso, mais conhecido só como “TV Colosso” pela grande maioria dos jogadores, é um game baseado em “Asterix and the Secret Mission”, mas trocando os gráficos para os personagens da série de TV.

CONVERSÕES DO GAME GEAR

ARIEL THE LITTLE MERMAID (1992)

Baseado na animação clássica da Disney “A Pequena Sereia”, este game foi desenvolvido pela extinta Blue Sky Software com versões para Mega Drive e Game Gear.  Já a versão de Master foi feita “pelas mãos” da Tectoy e é uma exclusividade nossa.

BAKU BAKU ANIMAL (1998)

Provavelmente um dos menos conhecidos da lista, esta é uma versão temática do Tetris desenvolvido pela SEGA.

BONKERS WAX UP (1994)

Desenho animado da Disney típico dos anos noventa, o “Bonkers Wax Up” é um jogo de plataforma corre-e-pula típico da época.

DYNAMITE HEADDY (1995)

Sem dúvidas, a versão do Mega Drive é a mais conhecida e foi desenvolvida pela Treasure, enquanto a de Game Gear ficou a cargo da Minato Giken, um antigo estúdio que ganhou fama por um motivo não-nobre: ter desenvolvido um dos piores jogo do Sonic de todos os tempos: “Sonic Labyrinth”.  Felizmente, o “Dynamite Headdy” é um excelente jogo e a conversão para o Master System também ficou ótima.

EARTHWORM JIM (1995)

Em uma época onde os mascotes reinavam nos consoles, o Earthworm Jim conquistou seu espaço e foi bem recebido tanto pelo público quanto pela mídia principalmente pela trilha sonora, jogabilidade fluida e excelentes animações. A versão de Game Gear consegue extrair bem a capacidade do console e a conversão para Master System também não deixa a desejar.

ECCO THE DOLPHIN: TIDES OF TIME (1994)

Conversão do jogo para Game Gear, este se destaca da lista por trazer todos os diálogos traduzidos para o português.

MICKEY´S LEGEND OF ILLUSION (1998)

Vindo para fechar a trilogia “Illusion” iniciada com o “Castle of Illusion” e sequenciada por “Land of Illusion”, o “Legend” não fez tanto sucesso quanto os seus antecessores, mas deixa sua marca como mais um bom jogo de plataforma do Mickey.

Para os padrões do Master e do Game Gear, este é, sem dúvidas, um dos jogos mais belos do console, com animações fluidas do camundongo, boa distribuição de cores e uso inteligente do hardware.

MICKEY´S ULTIMATE CHALLENGE (1998)

Outro jogo do Mickey, este aqui se diferencia dos jogos “Illusion” por ser focado na resolução de enigmas com fases dos mais variados tipos. Este foi desenvolvido pela Designer Software, um estúdio independente, em parceria com a Disney.

MORTAL KOMBAT 3 (1995)

Desenvolvido pela Software Creations em parceria com a Williams, infelizmente esta versão não agradou aos fãs devido ao gameplay lento e poucos personagens jogáveis.

REN AND STIMPY (1993)

Este game foi desenvolvido originalmente para Game Gear visando promover o desenho “Ren and Stimpy” que é focado no público adulto. Curiosamente, a versão de Master System do jogo não conta com diálogos traduzidos e o desenho só foi passar na TV cerca de dez anos depois.

SONIC BLAST (1997)

A despedida do ouriço nos oito bits, este game veio para aproveitar “a onda” dos Silicon Graphics popularizados pelo “Donkey Kong Country” no Super Nintendo e fazer um jogo com bons gráficos no portátil da SEGA.  A versão para Master System conta com uma resolução de tela maior, tornando o jogo um pouco mais fácil.

TAZ IN ESCAPE FROM MARS (1997)

Este game foi desenvolvido pela HeadGames em parceria com a Al Baker & Associates para o Mega Drive e o portátil Game Gear no ano de 1994. A versão para o Master System chegou no Brasil, em 1997, no período em que o console estava precisando de novos títulos.

VIRTUA FIGHTER ANIMATION (1997)

Quem diria que o “Virtua Fighter” teria uma versão para Master System? Pois é, o jogo que ficou conhecido por ser um dos primeiros games de luta tridimensionais teve uma edição para o Game Gear desenvolvido pela Aspect Company e depois convertida para o Brasil pela Tectoy.

X-MEN MOJO WORLD (1996)

Desenvolvido inteiramente pela SEGA, o títulos conta com bons gráficos e uma forte seleção de personagens, já que é possível controlar o Wolverine, Gambit, Cyclops, Vampira, o Destruidor e Shard.

E aí? Tem algum deles na coleção?  Mostre uma foto ou um vídeo de algum deles para nós da Tectoy nos comentários e ficaremos felizes em ver uma raridade.