Hoje em dia, a trilha sonora dos jogos eletrônicos pode contar com bandas, músicas cantadas, e até orquestrações. Já antigamente, os videogames usavam chips que reproduziam sons de instrumentos da realidade graças as limitações técnicas.

O interessante é que a limitação sonora acabou colocando mais uma identidade aos jogos antigos, e hoje em dia existem bandas que utilizam os chamados “chiptunes” para criarem composições. Vale dizer que a falta de recursos tecnológicos nunca impediu a criação de composições memoráveis, às vezes ressaltando ainda mais o talento do músico em criar uma faixa agradável.

Pensando nisso, decidimos selecionar dez músicas do Mega Drive que ficam “grudadas” na cabeça de qualquer jogador. Não necessariamente as melhores, mas aquelas que quando você escuta já faz analogia com o jogo. Lembrando que é uma seleção, e que não estão em ordem de importância, portanto, se alguma música ficou de fora, deixe nos comentários!

10 –  Reincarnated Soul
Castlevania Bloodlines 

A série é reconhecida pela trilha sonora de excelência, e a única participação da franquia no Mega Drive não é diferente. Toda a trilha sonora é muito boa, mas provavelmente esta faixa é a mais memorável do game.

9 – China Town
 Revenge of Shinobi

Clássico do Mega Drive e um dos jogos mais lembrados do console, o título é bom em todos os pontos, incluindo a trilha sonora. Escolher uma música deste game foi difícil, mas pelo fator nostalgia e ritmo contagiante, optamos pela China Town.

8 – Toejam Jammin
 Toejam & Earl 

Este sempre foi reconhecido pela trilha sonora que apostava no Funk e um estilo diferenciado comparado aos jogos da época. Quem jogou, lembra dessa música.

7 – Wilderness
Golden Axe

Grande clássico do Mega Drive, o Golden Axe ficou  famoso por ser fiel a versão de Arcade. No entanto, muitos argumentam que a trilha sonora, em especial esta faixa escolhida para a lista, é ainda mais divertida e memorável que a versão de fliperama. Se é ou não, é algo debatível, mas uma coisa é certa: essa faixa é clássica!

6 – Smooth Criminal
 Moonwalker

O famoso “jogo do Michael Jackson” conta com versões “Mega Drivianas” dos clássicos do Rei do Pop. As músicas ficaram boas, mas o destaque va para Smooth Criminal, a trilha da primeira fase, assim como uma das músicas mais populares do Michael.

5 – Stage 1-1 
Shadow Dancer

Essa dá uma baita sensação de “pânico” junto com todo aquele fogo da primeira fase e o clima nem um pouco amigável. Ambientando perfeitamente com o momento proposto, a primeira fase deste game definitivamente não seria a mesma sem ela.

4 – Rise of Fall (tema de batalha)
 Phantasy Star II

Toda a série Phantasy Star é excelente na trilha sonora, e com este não é diferente. O segundo capítulo da saga tem diversas músicas que “grudam “na cabeça, incluindo o tema de cidade, das dungeons, e do chefe, mas de todas elas, o tema de batalha é um dos mais “chicletes”.

3 – Chefe
 Castle of Illusion Starring Mickey Mouse

Musiquinha simples e memorável, combinando com todo o “clima” do jogo e com o estilo que deve ser os jogos do Mickey Mouse. Sem dúvidas, memorável!

2 – Go Straight
Street of Rage 2

Yuzo Koshiro é uma lenda da “chipmusic”, sendo uma “máquina de produzir músicas de alto nível”. No entanto, provavelmente esta é a mais lembrada dele. Além de ambientar perfeitamente com o cenário, ela é boa o suficiente para ser colocada em seu celular e ficar curtindo ela enquanto anda na rua.

1 – Green Hill Zone
 Sonic 1

Essa nem precisa de descrição! Provavelmente um dos temas mais lembrados quando falamos em Mega Drive, a música da Green Hill Zone acabou se tornando lendária, e até hoje é a mais conhecida de toda a saga do azulão. Bela, memorável, nostálgica, e mexe com os sentimentos de muitos marmanjos que estão chegando aos trinta anos. Indiscutivelmente clássica, essa música está eternizada na história da indústria videogamística!

Menções honrosas: