A desenvolvedora alemã Factor 5, mais lembrada pela série “Turrican” na geração 16 Bits, revelou em recente entrevista à Nintendo Life que esteve perto de fazer uma versão do clássico “Super Castlevania IV” do SNES para o Mega Drive – incluindo todos os efeitos de zoom e Mode 7 para o console da Sega (que nativamente não os reproduzia).

Recriamos [no Mega Drive] um dos níveis de Super Castlevania 4, ou pelo menos parte de um, que usava o Modo 7 em uma parte. Eu lembro vagamente que poderia ter sido a parte com o enorme lustre. Eles [a Konami] ficaram bastante impressionados, mas a Konami Osaka na época decidiu entrar na criação de jogos para o Mega Drive de uma maneira maior e interna“, revelou Julian Eggebrecht, cofundador da empresa.

Ele também comentou que eles chegaram a fazer uma demo do clássico Bomberman para o Mega Drive, que permitia até 8 jogadores simultâneos. Infelizmente a versão que o Mega acabou recebendo foi a da Hudson, que era um port da versão PC-Engine de “Bomberman ’94”.

Nós também fizemos uma demo de Bomberman de 8 jogadores totalmente jogável para a Hudson Soft no Mega Drive, usando dois Multitap [acessório que aumentava o número de jogadores] de 4 jogadores. Infelizmente a Hudson portou o medíocre Bomberman ’94 do PC Engine para o console“, comentou.

Outra revelação é que a Fator 5 também fez um port do seu título para SNES “Indiana Jones’s Greatest Adventures” para o console da Sega; Novamente, todos os efeitos do Modo 7 estavam presentes e corretos:

Nós fizemos um port 1:1 de Indiana Jones para o Mega Drive que não foi lançado devido à US Gold, que tinha um acordo com a LucasArts [que tinha os direitos da marca]. Estávamos muito orgulhosos de que todos os efeitos do Mode 7 e da transparência feitos no Mega Drive“.

A Factor5 desenvolveu “Super Turrican” (1993), “Super Turrican 2” (1995) e “Indiana Jones’ Greatest Adventures” (1994) nos SNES e o espetacular “Mega Turrican” (1994) no Mega Drive (um dos nossos escolhidos no Top 5 Jogos de Ação Intensa), que utilizavam muito bem os recursos gráficos dos consoles.

Após uma década fora da mercado, em março de 2017 Eggebrecht anunciou que a empresa estava retornando à indústria de games e que havia readquirido os direitos da franquia Turrican, que tinham sido vendidos quando encerraram as atividades. Será que em breve teremos um novo game da série Turrican?

Por fim, mas não menos importante, como a maioria sabe “Super Castlevania IV” nunca chegou ao Megão, mas ao invés dele tivemos o incrível “Castlevania Bloodlines“, que é tão bom ou até superior, em nosso querido 16 Bits – saiba mais detalhes desse clássico em nosso post especial!