E ao que parece a nova tendência do mercado são as versões minis de consoles clássicos. Depois da Sega seguir os passos da Nintendo e anunciar o seu Mega Drive Mini, a mais recente empresa do ramo que parece ter planos semelhantes é a SNK com o seu saudoso NeoGeo, que marcou milhares de jogadores com seus jogos super-poderosos nos fliperamas, especialmente os de luta.

Nos últimos dias a empresa fez um anuncio misterioso em suas redes sociais, revelando que está produzindo “um novo hardware com títulos populares do NeoGeo“, em comemoração aos seus 40 anos de fundação. Não ficou claro o que, mas nós aqui da Tectoy apostamos numa versão mini do console ou quem sabe do gabinete de arcade.

Como todo bom fã da Sega sabe, vários títulos famosos da SNK ganharam versões nos principais sistemas da criadora do Sonic, vamos relembrar de alguns deles?

E só lembrando, a Tectoy também possui sua versão “mini” de um console clássico, que é o Atari Flashback Portátil 😉

Game Gear

Pois é, até mesmo o nosso portátil favorito contou com dois jogos emblemáticos da SNK: “Fatal Fury Special” e “Samurai Shodown”, ambos desenvolvidos sob licença pela Takara em versões bem, bacanudas, veja nas imagens abaixo.

 

Mega Drive

Fatal Fury: King of Fighters

O primeiro jogo de luta de sucesso da SNK, apresentando personagens icônicos como os irmãos Terry e Andy Bogard, o amigo Joe Higashi e o vilão Geese Howard. Curiosidade: o jogo foi idealizado por Takashi Nishiya, criador do primeiro “Street Fighter”, como um sucessor espiritual – e desenvolvido ao mesmo tempo que “Street Fighter II”.

Art of Fighting

Art of Fighting foi o segundo jogo lançado pela SNK que também alcançou boa popularidade nas casas de fliperamas no início dos anos 90. Ele se passa no mesmo universo de Fatal Fury, mas como um prólogo. Ganhou uma boa conversão no Megão produzido pela própria Sega, mesmo sem o efeito de zoom que era o seu grande destaque na versão original.

Fatal Fury 2

Um ano após a derrota de Geese Howard, o mundo foi estremecido quando Wolfgang Krauser deu continuidade ao torneio e o aumentou de um campeonato local para um campeonato mundial. O jogo também marca a estreia da bela Mai Shiranui no universo de lutas da SNK.

Samurai Shodown

Com o desejo de apresentar lutas com armas, a SNK decidiu criar um jogo de luta situado no Japão feudal com destaque para ninjas, samurais e um belíssimo design artístico, que foram muito bem reproduzidos no Mega Drive. Muitos fãs inclusive, clamam ser esse o melhor game da SNK no 16 bits da Sega.

World Heroes

Em um futuro distante, um famoso cientista está determinado a encontrar o lutador mais forte da história, e para isso constroi uma máquina do tempo para reunir oito grandes lutadores do passado (cada um inspirado em figuras históricas como Bruce Lee, Joana D’arc e Hulk Hogan).

King of the Monsters 1 & 2

E por fim, aproveitando o sucesso das séries japonesas tokusatsus e de filmes com monstros gigantes como Godzilla, a SNK lançou King of Monsters, onde o jogador controla monstros lutando no meio de cidades. Os dois jogos são bem parecidos.

Sega CD

Fatal Fury Special

Lançado nos arcades da SNK, Fatal Fury Special é uma versão aprimorada de Fatal Fury 2, mudando algumas mecânicas e adicionando novos personagens. A versão do Sega CD foi feita pela JVC/Funcom.

Samurai Shodown

Diferente do Mega Drive, a versão CD foi portada pela JVC, que não realizou um trabalho tão primoroso quanto a produtora Saurus fez na versão cartucho.

Sengoku Denshou

Lançado para Sega CD apenas no Japão, Sengoku Denshou é um beat’em up que se passa durante o Japão feudal. A versão para o sistema da SNK ficou bem próximo ao original.

Sega Saturn

Fatal Fury 3: Road to the Final Victory

O terceiro game da série FF chegou como primeiro port ao Sega Saturn em 1996 exclusivamente no Japão. O jogo se passa três anos após FF2 e conta com o personagem brasileiro Roberto “Bob” Wilson, obviamente mestre na capoeira.

The King of Fighters ’95/’96/’97

A famosa série The King of Fighters apareceu pela primeira vez em um console Sega com o seu segundo jogo, TKoF95, um dos poucos títulos que vinha junto com um cartucho de memória ROM para ligar no aparelho e basicamente diminuir o tempo de acesso ao disco. As versões 96 e 97 usam cartucho de memória RAM, que permitia uma qualidade melhor para os games compatíveis e garantindo conversões idênticas aos arcades da SNK.

Metal Slug

Famosa e divertidíssima série no estilo run and gun (tipo Gunstar Heroes) da SNK chegou ao Saturn apenas no Japão, em 1997, trazendo toda a ação frenética e visuais estilizados de cartoon.

Real Bout Fatal Fury/Real Bout Fatal Fury Special

Sequência de FF3, ele muda algumas mecânicas de combate e melhora toda a fórmula dos jogos anteriores. Recebeu uma edição “Special” e ambos utilizam o cartucho de memória RAM.

Samurai Shodown III/Samurai Shodown IV

O terceiro e quarto jogos da série Samurai Shodown chegaram ao Saturn em 1996/97, ambos com uso de cartucho de memória RAM.

Samurai Shodown RPG

RPG lançado para consoles apenas no Japão e baseado no universo de Samurai Shodown.

World Heroes Perfect

Quarto e último jogo da série WH, chegou ao Saturn em 1995 exclusivamente no Japão.

Sega Dreamcast

Fatal Fury: Mark of the Wolves

Último jogo produzido pela SNk antes de virar SNK Playmore, chegou ao Dreamcast em 2001.

The King of Fighters: Dream Match ’99/2000/2001/2002/Evolution

O primeiro jogo da série TKoF a aparecer no Dreamcast foi Dream Match ’99, que é na verdade uma versão aprimorada de The King of Fighters ’98. Ganhou uma versão ainda mais atualizada batizada de Evolution, seguido pelas edições 2000 a 2002.

Você sabia…

Que o NeoGeo e o Mega Drive são “primos” distantes? O sistema da SNK (tanto o arcade MVS como o caseiro AES) era um sistema que utilizava 2 processadores: o Motorola-68000 de 16 bits rodando a  12 MHz e o secundário Z-80 de 8 bits, rodando a 4 MHz, ambos utilizados também pelo pelo Mega Drive, porém com velocidades diferentes (7,67 e 3,58 MHz , respectivamente). O NeoGeo era bem similar ao Mega Drive, mas com chip gráfico muito mais poderoso e cartuchos com memória gigantesca, tornando-o um MD turbinado. Por essa razão as conversões de jogos da SNK para o 16 Bits da Sega geralmente ficavam melhores do que em outros sistemas (de 16 bits, obviamente).

E lembre-se, todos esses jogos e muitos outros podem ser curtidos em nosso Mega Drive, que pode ser adquirido no site oficial da Tectoy!