Não é de hoje que a intenção de muitas fabricantes de consoles é justamente unificar um local no qual você possa se divertir, mas, ao mesmo tempo, trabalhar. Lá no início da era dos consoles, quando tudo ainda engatinhava, existia um exótico software para o bom e velho Atari 800: um contador que utilizava o seu videogame como um sistema de trabalho. Vale lembrar que apesar de ser um computador, o Atari 800 era uma espécie de ‘videogame de luxo’ nos anos 80.

Atualmente, muitos ainda afirmam “sentir falta dos tempos mais simples, nos quais um console era apenas um console”. Sim, é verdade. Existiu um tempo, não tão distante assim, no qual um videogame não era muito mais do que uma central computadorizada de entretenimento caseiro; contudo, isso era realidade, em boa parte dos casos, por falta de poder computacional e/ou infraestrutura presentes na ocasião.

O “Contador do Atari”, custando absurdos 1,500 dólares (ainda mais absurdos se levarmos em conta as diferenças econômicas, como a inflação da época), possibilitava, por meio do Drive de Disco, “Atari 815” (custando mais 1,500 dólares), um módulo de interface, intitulado como “Atari 850”, e uma impressora chamada de “Atari 815”, a unificação da sua central de entretenimento para algo mais profissional e dedicado aos importantes afazeres da contabilidade – mas não tão divertidos assim (convenhamos).

A “brincadeira” custaria, no total, “módicos” 4,870 dólares – algo em torno de 20 mil dólares com os reajustes econômicos da atualidade.

Dada a raridade e o preço monstruoso dos equipamentos, muitos compradores nem sabiam da existência de tais luxos. Os que sabiam, pois leram alguns anúncios no início da década de 80, achavam que a empresa tinha desistido do lançamento.

Porém, atualmente, os softwares são oferecidos gratuitamente para os curiosos das tecnologias retrô. Só foi possível recuperar alguns exemplares de um aparelho tão raro e pouco acessível em sua época, pois profissionais dedicados acharam algumas documentações (prontamente escaneadas) e algumas peças em um antigo prédio da Atari.

Mais informações sobre os peculiares apetrechos podem ser encontradas neste link. Acesse este link, também, caso ainda estejam curiosos e ávidos por mais detalhes.

Atari Flashback 9 Gold HD

Com saudades do Atari? Não deixe de conferir a edição Atari Flashback 9 Gold HD (com 120 jogos na memória) da Tectoy, incluindo clássicos como Pitfall!, River Raid e Frogger! Acesse o site oficial para mais informações sobre os produtos!