outrunEm algum momento de sua vida gamer alguém lhe falou acerca de OutRun, um dos melhores títulos de corridas já feitos para os fliperamas.

Criado por Yu Suzuki e o time de desenvolvimento interno da Sega conhecido como AM2, o jogo utilizou na época a tecnologia batizada como “super scaler“, também utilizada em Hang-On, After Burner e Space Harrier.

O jogo foi desenvolvido numa placa criada especificamente para ele que fora batizada de Sega OutRun, na qual é baseada na System 16 (a mesma que viera a servir de template para o Mega Drive no futuro).

De acordo com Yu Suzuki, o título recebeu uma grande inspiração do filme Cannonball Run (Quem não corre, Voa, 1981), no qual a história coloca vários pilotos através de uma grande corrida por toda a Europa com uma miríade de carros. Assim, pegando este conceito interessante, Suzuki coloca o jogador no assento do motorista de um belíssimo carro esportivo (baseado na Ferrari Testarossa), cruzando paisagens completamente exóticas acompanhado de uma bela moça ao lado.

O jogo, não importa a plataforma no qual foi lançado, é bem simples. Não existem circuitos para percorrer e sim uma linha de partida e um Check-Point que precisa ser cruzado antes do tempo chegar ao fim. Se o jogador conseguir chegar até esta linha, receberá um bônus de tempo e poderá continuar o percurso.

No final de cada percurso existe a possibilidade do piloto escolher ir para a direita ou esquerda. Dependendo da escolha, o próximo percurso pode ser um pouco mais difícil que o atual, com pistas mais estreitas, um trânsito mais intenso ou curvas mais sinuosas ou pode ser algo bem mais relax, então a escolha tem de ser feita com cautela.

Seja qual foi a sua escolha, é necessário mostrar uma habilidade ímpar no volante e saber frear e acelerar nos momentos certos, pois, fora a pista em si, caminhões, carros e até mesmo motos podem atrapalhar seriamente a sua forma de conduzir.

E, AVISO, não se esqueça de algo muito importante: escolher aquela música que vai lhe acompanhar durante toda a sua jornada! Seja Magical Sound Shower, Splash Wave ou Passing Breeze.

OutRun é um clássico da Sega que se faz necessário ter na coleção do seu Mega Drive e, também, ser conhecido nas outras plataformas em foi lançado!