O Titan Group, um grupo formado por pessoas (em sua maioria europeus) entusiastas por tecnologia e programação, lançou no ano passado um belíssimo vídeo onde demonstra o potencial e recursos do Mega Drive, chamado Overdrive 2.

Conhecida como TechDemo, esse tipo de ROM não é um jogo e é destinada a exibir os recursos alcançáveis pelo hardware do Mega Drive (sem uso de chips especiais), como é o caso do famoso vídeo musical Bad Apple Mega Drive, feito pelo programador Stéphane Dallongeville (o qual entrevistamos ano passado).

É incrível notar o uso de recursos como rotação, escalonamento, parallax, transparência e vários outros efeitos que muitos consideravam serem “impossíveis” de ser alcançado no sistema.

Vale lembrar que nesses quase 30 anos em que o Mega Drive foi lançado, tanto os programadores como a tecnologia evoluiram bastante, conseguindo proezas que só alguns poucos títulos alcançaram na vida útil do console, uma época onde programar era bem mais complicado e limitado – Contra: Hard Corps, Gunstar Heroes e The Adventures of Batman & Robin são alguns bons exemplos desses efeitos alcançados no console na época!

Abaixo você confere o vídeo de Overdrive 2 e também do primeiro, lançado em 2013. Para quem estiver curioso, pode baixar a ROM de Overdrive 2 neste site e do primeiro Overdrive neste link.

[via Gamer Desconstrutor]