Phelios é um daqueles clássicos da Namco que foi lançado nos primeiros anos de vida do Mega Drive. O título veio originalmente do arcade, que foi lançado em 1988, virando um port para os 16-bit da Sega em 1990.

Maldito monstro traga Artemis de volta

A história do título, que pega emprestado alguns elementos da mitologia grega, é bem simples e vai da seguinte maneira

Artemis, a deusa da lua, é raptada pelo maligno Typhon – um gigante monstruoso e uma das criaturas mais mortais da mitologia grega. Apollo, deus do Sol, monta em seu cavalo alado, o lendário Pégaso, apanha a sua espada Phelios e vai em direção à batalha para resgatar a deusa, que foi transformada em pedra pela Medusa no templo de Typhon.

O jogador precisa passar por sete estágios para chegar ao território controlado pelo inimigo final. Cada um deles mostra um pouco do universo criado para o jogo, com direito a criaturas e chefões mitológicos como a Medusa, Sirene, Scylla,  Caerberus, Grifos, entre outros.

Como todo bom jogo de navinha, o desafio está em detonar todos os monstros que vierem pela frente e o mais rápido possível, pois, até mesmo o menor dos inimigos precisa levar vários tiros até que seja destruído.

Voe Pégaso!

O “veículo” que Apollo conduz durante todos os sete estágios é o cavalo alado Pégaso. Por conta do seu tamanho, considerável para um jogo estilo navinha, o nível de hitbox do personagem chega a ser bem alto, mas felizmente não se morre com apenas uma pancada.

Existe uma barra de energia que permite ao jogador saber quantas vezes pode ser ferido antes de perder a vida, algo pouco usado em jogos deste gênero. Além disso, é possível recuperar a barra com itens que vão aparecendo na tela, só que não é algo fácil de pegar.

Destruindo a todos

Usando a espada Phelios para distribuir tiros para todos os lados possíveis, o jogador pode carregar a mesma para soltar uma grande bola de fogo com um considerável poder de força.

Os diversos Power-ups que podem ser coletados por toda aventura aérea oferecem a Apollo uma boa variedade de tiros para acabar com o desafio que vai crescendo com o passar de cada fase.

Escolha cuidadosamente o Power-up e, assim, conseguirá passar adiante sem maiores problemas.

E a trilha sonora

Como muitos outros jogos da Namco, a trilha sonora de Phelios tem aquele jeitinho que fica na sua cabeça por um bom tempo. Como por exemplo o tema da primeira fase, que pode ser ouvida abaixo.

E usando bem a força do Mega Drive em sintetizar batidas, a quarta fase tem uma trilha sonora bem interessante também. Confira.

Para os fãs de jogos de navinha, Phelios é a pedida certa para se finalizar num final de semana. E aí, quem curte este jogo? Já jogaram a versão de fliperama? Deixe os seus comentários!