O site Game Informer conversou com Shun Nakamura, produtor de “Sonic Forces“, que revelou informações e curiosidades inéditas do novo game do ouriço azul que chega em 7 de novembro para PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Confira abaixo como foi a entrevista:

Em Sonic Forces, Sonic perde seus anéis quando atingido como sempre, mas ele não tem a capacidade de recuperá-los. Esta é uma grande mudança da história da série e parece ir contra a noção do clássico Sonic. Por que essa mudança?

Nós percebemos que Sonic Mania saiu e teve o Sonic retratado no mundo clássico, com a jogabilidade clássica de quando você é atingido, perde todos os seus anéis e tem a chance de recuperá-los e continuar jogando. Isso foi feito por uma equipe diferente com uma estética de design diferente de recriar um título do Sonic clássico. O que minha equipe queria fazer com Sonic Forces é realmente expandir o design do jogo e fazer algo diferente e novo para o mundo de Sonic Forces, que é mais moderno. Quando estávamos projetando o jogo, queríamos garantir que ele fosse equilibrado corretamente, então não é muito fácil, mas também não é muito desafiador.

As pessoas gostam do design de Sonic Forces como apresentamos, mas também estamos ouvindo muitas pessoas dizendo que querem esse elemento de jogabilidade clássico de volta. Acreditamos que fizemos um bom equilíbrio e será uma ótima experiência para as pessoas – mas também estamos ouvindo que as pessoas estão querendo algo que não lhes fornecemos. Eu ainda estou sentado com a equipe digerindo e descobrindo o que fazer. É um tópico não resolvido, mesmo entre a equipe.

Com Sonic Mania provando ser tão bem sucedido, como você diferencia a clássica jogabilidade do personagem em Sonic Forces do estilo retro encontrado em Sonic Mania?

São equipes diferentes criando Mania e Forces, mas estávamos assistindo algumas partes sendo feitas para Mania e eram como “Wow! Esse é um jogo realmente ótimo”. Ele atinge a era clássica do Mega Drive direto no ponto. É sólido. Quando olhamos o que estava sendo feito em Sonic Mania, ficamos como “Há algumas ideias aqui que são realmente boas”. Mas, do ponto de vista clássico, o que estamos fazendo é olhar para Sonic Generations e dizer: “Olhe, precisamos desta clássica jogabilidade e as pessoas realmente gostaram de Sonic Generations, então vamos trazer isso para Sonic Forces”. Também perguntamos, “Como podemos expandir essa jogabilidade de estilo clássico de Sonic Generations e torná-la algo a mais?” Existe uma pequena diferença de design e filosofia no conteúdo base que cada equipe estava fazendo [para Sonic Mania e Sonic Forces].

Quanto tempo os fãs podem esperar que uma típica partida dure?

O conteúdo da jogabilidade será muito semelhante ao Sonic Colors ou Sonic Generations, se você quiser pensar sobre experimentá-lo do início ao fim. O que vai ser adicional são todas as pequenas coisas extras que a equipe escondeu dentro do jogo, que exigirá que você volte e brinque com diferentes e mais poderosos Wispons [armas com diferentes habilidades]. Há conteúdo lá para garantir que todos possam jogar o jogo e se divertir, mas também há todas essas pequenas coisas para fazer depois que, se você realmente quiser destrinchar no jogo, estarão lá para você.

Uma coisa que eu quero garantir que todos entendam é que estamos vendendo Sonic Forces por US$ 39,99 na América e não queremos que as pessoas pensem que talvez seja um jogo curto ou que é uma experiência menor do que foi feito no passado. Quando pensávamos em preços e no nosso público, realmente queríamos garantir que possamos obter tantas pessoas quanto possível para jogar este jogo, colocando-o nesse nível de preço. Mesmo com Mania, tivemos um jogo realmente sólido e excelente que todos amaram por US$ 19,99, pois queríamos que todos o jogassem e aproveitassem o conteúdo. Então, com Forces, ninguém deve se preocupar com o fato dele ter menos conteúdo, ou de não haver coisas extras, ou que cortamos muitas coisas. Esse não é realmente o caso. Estamos agressivamente classificando preços para oferecer esse ótimo conteúdo para o maior número possível de pessoas e realmente ter pessoas seguras quando compram e jogam para saber que esse é o mesmo que todos os outros jogos Sonic que já vendemos, além de ter conteúdo extra para as pessoas encontrarem e apreciarem.

Você já anunciou alguns pacotes de DLC diferentes (pacotes Sega/Atlus e episódio de Shadow). Você planeja prolongar Sonic Forces a longo prazo através do DLC? Veremos o conteúdo da história principal ser expandido além da DLC de Shadow?

Realmente não há planos a longo prazo para continuar a liberar conteúdo para Forces, mas criamos o Episódio Shadow [e o pacote Sega/Atlus] para que todos possam jogar e desfrutar. Estamos tentando obter o máximo de conteúdo para que as pessoas possam pular diretamente no jogo e jogar.

O pacote Sega/Atlus inclui trajes de jogos como Persona 5 e Super Monkey Ball. Existem outras franquias com as quais você gostaria de colaborar?

A equipe se divertiu muito levando o conteúdo daqueles jogos e representando-os no universo Sonic. Se tivermos mais oportunidades, definitivamente gostaríamos de explorar outros conteúdos licenciados.

Com tantos vilões principais em Sonic Forces, como você abordou o problema potencial de se certificar de que todos eles têm tempo suficiente na tela, para que pareçam ameaças reais e não apenas pequenas participações especiais?

Para os inimigos, especialmente para Infinite [novo vilão criado para o jogo], porque ele é o inimigo principal, queríamos ter certeza de colocá-lo em uma história que o incluía no começo ao fim e que os personagens estavam interagindo constantemente com ele durante todo o jogo. Quando estávamos criando Forces, percebemos que alguns dos jogos anteriores realmente não tinham um forte vilão secundário, então queríamos ter certeza de que quando colocamos o Infinite no jogo, você o veria o suficiente para realmente sentir que ele é uma ameaça.

Com Sonic Forces, você está tomando uma abordagem decididamente mais sombria do que já vimos anteriormente; Dr. Eggman/Robotnik já controla o mundo e Sonic está liderando a resistência. Essa foi uma mudança intencional depois que os jogos recentes foram mais brandos no tom?

Nós não necessariamente nos propusemos fazer um mundo sombrio, mas quando pensávamos em tornar tudo um pouco mais dramático e fazer com que os inimigos se sentissem mais ameaçadores, o que a equipe realmente queria fazer era ter Sonic como esse personagem realmente poderoso e positivo, e depois ter os inimigos como esses personagens de vilões realmente fortes. O que queríamos era realmente fazer com que esses personagens se sintam como vilões e para fazer isso precisamos ver algumas atividades de vilões acontecendo – este mundo tem que parecer dominado por um Eggman ameaçador. Ao colocar Sonic nesta situação perigosa, o mundo tinha que ficar sombrio e tivemos que contar esta história mais sombria. Talvez tenha se tornado uma história sombria por causa do que queríamos fazer com os personagens, mais do que nós planejamos ao fazer a narrativa. Nós realmente gostamos de como esse mundo ficou. Ouvir as pessoas dizer que eles realmente gostam e que é diferente do que fizemos no passado nos faz sentir bem, como se estivéssemos na direção certa.

Existe alguma coisa que você queira compartilhar com os fãs sobre Sonic Forces?

Eu realmente quero que as pessoas gostem de criar seu próprio avatar e personagem, pois temos esse mundo em que o Sonic é um tipo de herói realmente forte e único. O personagem que você cria será apenas uma pessoa comum presente neste mundo que Eggman destruiu e você tem que agora se esgueirar e ser como “Hey Sonic, venha me salvar”. Você deve agora se levantar e se juntar a resistência e se tornar parte da força positiva lutando contra Eggman. Você consegue ir nesta aventura com Sonic The Hedgehog e ficar melhor e mais forte e, no final, ser um companheiro dele. Esperamos que todos façam seu personagem e entrem nessa aventura com Sonic sentindo que são tão fortes quanto ele e que estão realmente ajudando a salvar o mundo do Dr. Eggman.