Aladdin certamente é um dos maiores clássicos do Mega Drive, considerado por muitos fãs como um dos melhores jogos do console. Lançado em 1993, somente agora 24 anos depois, o programador Rich Whitehouse do blog The Video Game History Foundation descobriu o código fonte do jogo, e junto com ele alguns segredos como elementos não utilizados na versão final, uma fase bônus no estilo Papel, Pedra e Tesoura (fãs do Alex Kidd conhecem bem) e até mesmo o planejamento para uma versão para o Sega CD.

Foi planejado para Aladdin aparecer em vários níveis extras em seus trajes de príncipe na versão para Sega CD“, escreve Whitehouse. “O documento de design diz que o Aladdin só apareceria como Príncipe Ali em um nível da versão do cartucho, e foi intencionalmente omitido para salvar espaço na ROM“.

Alguns inimigos foram removidos do jogo antes da distribuição no mercado, e as prováveis causas para isso variam entre motivos de design, tempo de desenvolvimento e a restrição de espaço da ROM de 2MB (16Mbit).

Confira alguns deles que foram restaurados pelo programador (alguns presentes na versão demo mostrada na feira CES de 1993):

Engolidor de Espadas

Ausente da versão final do jogo, o engolidor de espadasé um inimigo que retirar espadas da garganta para atirar contra o jogador.

Prisioneiro

O Prisioneiro estava destinado a aparecer no Calabouço do Sultão, com várias sequências de animação separadas. Ele tenta destruir a corrente na perna e começa a balançar a bola de ferro, atingindo quem estiver próximo. Ele aparece na versão de demonstração da CES, mas com cores diferentes e sem nenhuma sequência de reação presente na ROM.

Macaco Dourado

Destinado a aparecer na fase da Caverna das Maravilhas (mostrado em outra fase no vídeo abaixo), esse macaco de ouro é um inimigo relativamente simples que apenas lança uma infinidade de jóias no jogador.

Flamingo Iago

No fase do Palácio do Sultão, o pássaro Iago deveria fazer uma aparição disfarçado de flamingo. Ele atravessa a tela em pernas de pau e danifica o jogador ao contato.

Cobra Rolante

A cobra aparece na versão final do jogo, mas sem esse movimento de rolar.

Partes do Gênio

Algumas formas do Gênio também foram removidas do jogo de varejo, que ajudariam na mobilidade do jogador no nível “Dentro da Lâmpada”.

Por fim uma versão do jogo para o Sega CD parece parece ter sido planejada desde o início, segundo revelou as informações contidas no código fonte, trazendo além de vários níveis adicionais, animações, inimigos e até uma terceira transformação para o último chefão (Jafar).

Confira essas, e outras curiosidades encontradas no código fonte do jogo, no artigo original (em inglês).