Pulseman” é um jogo de plataforma desenvolvido pela GameFreak e lançado em 1994 no Japão e no ano seguinte nos Estados Unidos através do Sega Channel, pioneiro em serviços online. O game chama a atenção por ter sido  idealizado por Satoshi Tajiri, dirigido por Ken Sugimori e músicas de Junichi Masuda, sendo que os três ficaram conhecidos por Pokémon anos mais tarde.

GAME FREAK E MEGA DRIVE – OS BASTIDORES DE PULSEMAN

Segundo uma entrevista do diretor Sugimori ao canal Sega-16, o primeiro trabalho da equipe foi o jogo “Magical Taluto-Kun” para o Mega, baseado no mangá homônimo exclusivo do Japão. A ideia era desenvolver um jogo que atraísse não só os fãs das histórias em quadrinhos, mas qualquer pessoa que fosse jogá-lo.

Como o título recebeu boas notas da mídia na época, eles acharam que era hora de desenvolver um personagem original, uma espécie de “mascote” da empresa. Como o mascote da SEGA e do Mega Drive era o Sonic, a GameFreak pensou em um personagem que tivesse todas as características do azulão, só que melhores.

“Se Sonic pode correr na velocidade do som, Pulseman pode alcançar a velocidade da luz (…) Se Sonic é azul, Pulseman será vermelho; se Sonic pode correr em loopings de 360 graus, Pulseman poderá mover em linha reta para todas as direções.” – diz Sugimori.

Inicialmente o protagonista se chamaria “Spark”, mas eventualmente seu nome foi modificado para “Pulseman” por razões que nunca vieram a público. No entanto, acredita-se que tenha sido para não confundirem com o mascote da Konami, Sparkster, que tinha dois jogos para o Mega Drive.

Ainda na entrevista, ele disse que o jogo para os padrões de hoje pode ser bem desafiador, mas que o game é cheio de “vigor da juventude”, além de ser interessante para os novatos verem como antigamente as pessoas imaginavam uma sociedade cibernética antes do “boom” da internet.

Reprodução

SONIC COM MEGAMAN E “TEMPERO” DE POKÉMON

O que mais chama a atenção em “Pulseman” são os gráficos, alcançando facilmente a nota dez em qualquer publicação. Cenários ricos em detalhes, personagens grandes, explora efeitos especiais, utilização das cores, e a riqueza visual é impressionante. De quebra, os fãs de Pokémon percebem facilmente o estilo artístico da equipe, já que o game tem toda a identidade da GameFreak.

A jogabilidade se assemelha a outros jogos de plataforma dos anos noventa, você pode ir para frente ou para trás, carregar o poder da eletricidade para destruir os inimigos. O objetivo é superar obstáculos, chegar até o final da a fase e derrotar um chefe. De diferente, Pulseman tem a capacidade de se transformar em uma bola de energia elétrica que anda em linha reta para qualquer direção e destrói os inimigos que atinge.

Reprodução

Outro ponto incomum perante os jogos da época são os temas das fases, que apesar de não serem exclusivos do “Pulseman, se diferenciam da maioria dos jogos por explorar temas contemporâneos, como cidades, estúdios de TV etc. A tecnologia moderna se faz presente em praticamente todos os cenários.

Também chama a atenção a trilha sonora que, apesar de datada para os padrões de hoje, é bem variada e combina com a proposta do título. Praticamente todas são bem animadas e mantém o clima de ação frenética do game. Destaque também para as vozes digitalizadas, com o estilo “rouco” graças as limitações técnicas do Mega Drive (lembra dos gritos de “Streets of Rage“?), que dão charme ao título. Curiosamente, eles falam em inglês.

Reprodução

Há alguns bugs e mudanças bruscas no nível de dificuldade entre uma fase e outra que afastam o game da nota dez, com momentos de frustrações não intencionais, fruto da inexperiência da equipe. No entanto, “Pulseman” é mais um excelente jogo de plataforma do Mega Drive que ficou restrito no Japão, considerando que poucos tiveram acesso ao Sega Channel.

Se você ama um bom jogo de plataforma típico dos anos noventa, definitivamente você deve testá-lo.

Mega Drive Tectoy

Mantendo o icônico design original, o Mega Drive foi relançado pela Tectoy em 2017 com 22 jogos na memória (expansível até 594 jogos), trazendo a oportunidade de antigos e novos fãs matarem as saudades de clássicos como Sonic The Hedgehog, Golden Axe, Streets of Rage, Shinobi, entre outros. Acesse o link para mais informações do produto!