Fruto de uma parceria com a Disney, Quackshot foi desenvolvido pela própria SEGA como parte de uma série de jogos que utilizam os clássicos personagens de Walt Disney. Essa parceria é a mesma que rendeu o Castle of Illusion com Mickey Mouse.

Lançado em 1991, Quackshot mistura elementos de plataforma com enigmas, se assemelhando um pouco ao que conhecemos hoje como “metroidvania”, já que muitas vezes você pegará itens “aqui” para abrir a porta “acolá”, e é necessário por o cérebro para “funcionar” caso queira zerar esse jogo .

quackshot2

Um pouco de história…

Ao mexer nos livros antigos do Tio Patinhas, o pato Donald encontra um que mostra um mapa com a localização de um tesouro perdido pertencente ao Rei de Garuzia.

Querendo aproveitar a oportunidade de ficar tão rico quanto o seu tio, Donald começa a planejar uma viagem até o local, mas não percebe que o infame vilão Bafo-de-Onça observava os planos dele, e resolveu seguí-lo.

Essa é a desculpa para a aventura de pato Donald, que se une aos seus três sobrinhos Zezinho, Luizinho e Huguinho, e o quarteto parte em busca do tesouro perdido. No entanto, quem não gostou dessa história foi a esposa do Donald, Margarida, reclamando que a saída deles acabaria atrasando o jantar.

quackshot5

Metroidvania com pato Donald?

Utilizando a fórmula de aventura 2D típica dos jogos da época, nós vemos o Donald “de lado” e você deve passar de fase, superando obstáculos, e atirando com desentupidores de pia (também dá para atirar chicletes e pipocas) em seus adversários.

É possível selecionar qual fase irá, e você viaja entre elas graças a um avião bimotor controlado pelos sobrinhos do Donald. Como dito antes, muitas vezes é necessário ter o item correto para seguir adiante, seja uma arma nova que faz o pato pular no cabo dos desentupidores, ou então uma chave que abre a porta de uma pirâmide, e por aí vai.  A medida que o jogador vai avançando, mais fases vão sendo destravadas, e os enigmas e inimigos vão se tornando mais desafiadores.

Cada cenário representa um país da realidade em forma de caricatura, ou seja, você invade o castelo do Drácula na Transilvânia, visitará o Egito, polo Sul, México, e outros. Também há alguns temas mais fantasiosos, como um navio fantasma, ou então a cidade de Duckburg (Patópolis).

quackshot4

Qualidade em todos os pontos!

Assim como o Castle of Illusion (ou “o jogo do Mickey” como muitos de nós conhecíamos) impressionou os jogadores com belos gráficos, com Quackshot não foi diferente. Há uma grande variedade de inimigos, o Pato Donald ficou bem caracterizado, além de temas variados para os cenários, o que enriquece a experiência.

Por outro lado, alguns inimigos possuem poucos quadros de animação, o que pode frustrar os jogadores mais exigentes, mas acaba sendo apenas um “pequeno deslize” perto da qualidade visual proporcionada pelo título. Além disso, vale dizer que o jogo é de 1991, e posteriormente vimos que o Mega Drive poderia oferecer gráficos ainda melhores, mas considerando a época, eles eram muito bonitos.

A trilha sonora também merece destaque, também com temas variados e todos “caindo muito bem” para os cenários. A SEGA realmente caprichou na trilha, além de serem memoráveis. Vale dizer que os efeitos sonoros também “grudam na cabeça”, quase como o desentupidor de pia do Donald gruda nos inimigos.

quackshot3

Os controles respondem bem, são fluidos, e o jogador rapidamente os “domina”. O único detalhe quanto ao ritmo do jogo é a barreira linguística, já que os jogadores precisavam entender o que os personagens estavam falando para prosseguir. É nessa hora que muitos de nós pegava o dicionário “inglês-português” para entendermos como continuávamos a aventura. Depois as suas notas na aula de inglês do colégio aumentavam e sua mãe ficava orgulhosa, não?

Outro ponto que merece ser lembrado é o nível de dificuldade, que vai aumentando progressivamente, porém o desafio sempre parece justo. Ou seja, não peca nem pelo exagero de facilidade, e nem pelo excesso de dificuldade, estando na medida certa. O melhor é que o game é intuitivo, e não subestima a inteligência das crianças, que é o seu público alvo.

Quackshot  merece ser jogado por todos que curtem um bom jogo de plataforma com elementos de metroidvania. Bom em todos os pontos, ele é divertido e inteligente, e é facilmente mais um clássico do Mega Drive.