É comum ver na fanbase do Sonic uma confusão perante a origem do Sonic Clássico. Isso porque, no Generations, ele é apresentado como sendo do passado, enquanto em Sonic Forces é dito como de uma dimensão alternativa, levando os fãs a se perguntarem: “afinal, ele é do passado ou de outra dimensão?!”.  Some isso aos eventos de Sonic Mania que conectam ao Forces e é continuação direta de Sonic 3 e Knuckles, e o ponto de interrogação fica maior ainda.

No entanto, estudando as cenas podemos chegar a uma simples conclusão: ele é de uma dimensão alternativa do passado do Sonic Moderno.

( Até os 0:20 vemos que o Time Eater modificou a história do Sonic Clássico. É aqui que uma nova timeline foi criada)

Duas linhas temporais – dois Sonics!

Existem duas linhas do tempo: uma que resulta no Sonic Moderno e outra onde o Dr. Eggman mudou a história com o Time Eater durante os eventos do Generations (vídeo acima), criando uma nova história para o Sonic Clássico.

Como há a presença do Tails em sua edição mais nova interagindo com o “Soniquinho”, chegamos facilmente a conclusão de que os eventos de Sonic 2 já ocorreram.  Porém, não há nenhuma menção de que houve os eventos de Sonic 3, indicando que a história foi mudada entre os eventos dele com os de Sonic 2.

De quebra, o Sonic Moderno também não lembra de ter encontrando ele mesmo em uma aventura do passado, reforçando as duas timelines ao dizer “I Can´t Believe there´s two of me” (Não acredito que há dois de mim)

Sonic Mania após o Sonic 3 e Knuckles?

De acordo com a história de Sonic Mania escrita no Sonic Retro e também no Sonic Wikia, os eventos do game se passam após o Sonic 3 e Knuckles, indicando que o S3K nessa timeline se passa depois do Generations.

“Algum tempo após salvar a Angel Island [clara referencia aos eventos de S3K], Sonic The Hedgehog e seu melhor amigo, Miles ‘Tails’ Prower, estão relaxando quando o Tails captou uma estranha energia de muito longe…”

O desfecho com as esmeraldas de Sonic Mania conecta diretamente aos eventos do Forces, e após este último vem os eventos de Sonic Mania Plus e depois o desenho Sonic Mania Adventures.

No próprio Sonic Forces, o Moderno quando vê sua edição clássica diz “It´s been Generations since I´ve seen you. You OK?” (“Já tem ‘gerações’ que não vejo você. Você está bem?”) fazendo uma alusão ao Generations e mostrando que ambos já se conheciam graças ao evento deste game citado.

(Minuto 12:25)

Portanto, as timelines considerando os jogos principais ficam:

  • Que resulta no Sonic Moderno: Sonic 1, CD, 2, 3K, Adventure 1, 2, Heroes, 2006, Unleashed, Colors, Generations (como o Sonic Moderno), Lost World e Forces
  • Que resulta no Sonic Clássico: Sonic 1, CD, 2, Generations (como o Sonic Clássico), 3K, Mania, Forces, Mania Plus e Mania Adventure.

Sonic CD é possível de ser incluído nessa cronologia também por conclusões lógicas. Já que na timeline do Sonic Moderno há uma referência a ele no primeiro Adventure durante a campanha da Amy Rose, enquanto na timeline do Clássico ela aparece em Sonic Mania Adventures, mostrando que os dois já se conhecem.