Lançado em 1995, “Ristar” foi uma agradável surpresa para os donos de um Mega Drive, que trazia como personagem principal uma simpática estrela humanoide que usa os seus longos braços para se locomover e combater os inimigos. Além dos belos visuais, o game é carregado de carisma, característica da Sonic Team, responsável pela produção do jogo.

Yuji Naka, o “pai” do Sonic, foi quem concebeu o embrião do personagem de Ristar, ainda na época em que a Sega procurava uma mascote, cargo que seria então preenchido pelo nosso amigo azulão – confira mais detalhes sobre Sonic The Hedgehog em nosso post especial.

Primeiramente, bolamos uma personagem que se parecia com um coelho, com orelhas que podiam se estender e pegar objetos. Na medida em que o jogo ia ficando cada vez mais veloz, nós precisávamos de uma característica especial para nosso personagem sobre os seus inimigos. Eu então me lembrei de uma personagem que eu havia pensado anos atrás, que podia se transformar em uma bola e passar por cima dos seus adversários. Ouriços podem rolar, então decidimos ir de um coelho para um ouriço“, relembra Naka em entrevistas.

Alguns anos depois, o tal game do coelho foi sendo produzido separadamente de Sonic, até que um dia se transformou em um protótipo chamado “Feel”. O personagem principal sofreu mudanças no visual, já não lembrando mais um coelho, e agora para atacar ele usava os seus braços e não mais as orelhas. Depois de mais algumas mudanças, inclusive no nome (quase sendo batizado de Dextar), o game se tornou como o Ristar que nós conhecemos hoje – pelas mãos de Akira Nishino e Takeshi Niimura, diretores do projeto. Então, por muito pouco, ao invés do ouriço azul, a Sega não teve como mascote um coelho orelhudo ou uma estrelinha amarela, que apesar de ser concebido na mesma época de Sonic, só teve sua estreia quatro anos depois.

Infelizmente essa demora no lançamento custou ao personagem um reconhecimento maior, pois em 1995 os consoles de 32 bits já estavam no mercado, deixando pra trás a era 16 bits. Ristar não vendeu tão bem para ser tornar um sucesso comercial, mas vendeu o suficiente para se tornar relativamente popular e um clássico cult com o tempo.

As versões japonesa e americana sofreram algumas mudanças na narrativa, no nome de planetas, um chefe de fase que era um gato grande e virou um monstro de gelo e algumas animações que foram cortadas na versão americana.

os primeiros esboços de Ristar surgiram na criação de Sonic

A Estrela Salvadora

A história do game ocorre no Sistema Valdi, que possui sete planetas em órbita. Um tirano pirata espacial conhecido como Kaiser Greedy, faz com que todos os líderes dos sete planetas obedeçam suas ordens e o caos toma conta de tudo. Os habitantes do planeta Flora oram para que um herói os salve, e aos outros planetas, antes que Greedy controle tudo.

As orações alcançam a nebulosa da Star Goddess, Oruto. Ela então desperta uma das suas crianças, Ristar, com o propósito de atender às preces das pessoas, salvar os sete líderes dos planetas, destruir o inimigo e trazer a paz novamente para a galáxia.

A versão americana sofreu algumas modificações. A Star Goddess Oruto não é vista no game. Ao invés dela, Ristar tem uma figura paterna, que é uma estrela que protege o Sistema Valdi. Seu pai também foi sequestrado por Greedy, que enviou um chamado para seu filho salvá-lo e libertar os outros.

Um Espetáculo Visual

Um dos elementos que mais chama a atenção no game são os seus gráficos, simplesmente espetaculares. Com visuais cheios de detalhes, animações e coloridos, certamente é um dos mais bonitos do 16 Bits da Sega. Fases com vários efeitos parallax e com cores fortes ajudam a destacar os belos designs de Ristar e de seus inimigos, que são grandes na tela e bem personalizados.

A estrelinha é muito carismática e faz caras e bocas durante todo o game. Algumas animações aparecem apenas em determinadas fases e dão um toque todo especial ao game. Inclusive, quando Ristar perde seu último marcador de vida, a última estrela caí e acerta a cabeça do personagem, fazendo-o desmaiar – nível de criatividade fantástico!

Os inimigos também receberam um tratamento especial, são bem variados, com designs bacanas e coloridos, assim como os chefes de fase, que apesar de não serem muito difíceis de se derrotar, são muito criativos – para se ter uma ideia, o jogador vai enfrentar um monstro de gelo com pratos de comida quente e uma toupeira gigante vestida de armadura com o solo desabando.

A jogabilidade também é bem única e diferente dos jogos de plataforma 2D da época: nosso herói usa suas mãos para agarrar os inimigos e puxá-los contra o seu próprio corpo, destruindo-os – da mesma forma os itens são assim adquiridos, não bastando apenas passar por cima deles. Além disso, Ristar é bastante ágil e pode lançar os braços para qualquer direção e agarrar paredes, degraus, escadas e muitas outras coisas, e assim poder escalar ou alcançar outras partes dos cenários, explorando diferentes caminhos durante as fases.

Aula de game design

E falando nas fases, elas são sete no total, divididas em três cenários, sendo que a terceira parte é a luta contra os chefões. O Sonic Team dá uma aula de game designer, com cenários muito bem elaborados e desenhados, e extremamente criativos, com plataformas, passagens secretas e vários caminhos diferentes, exigindo do jogador uma habilidade para se jogar tanto na horizontal, como na vertical – show de bola!

Cenários com os mais variados obstáculos como espetos, água, fogo, gelo e até uma área com temática musical fazem parte do pacote, tudo isso com várias animações ao fundo, tudo muito bonito e bem feito. Existem balanços espalhados pelos estágios, que fazem a estrelinha girar e alcançar novos níveis, ganhar fases bônus ou passar por certas áreas.

A trilha sonora é outro prato cheio para os jogadores, com composições incríveis, que combinam perfeitamente com os temas das fases. São realmente músicas muito bem feitas que aproveitam ao máximo as capacidades sonoras do Mega Drive. Os efeitos sonoros complementam a experiência, com vários tipos de sons marcantes.

Uma Estrela que Brilha Forte no Megão!

Ristar” é um jogo de qualidade impecável. O Sonic Team fez uma obra de arte e mostrou ao mundo que o Mega Drive ainda tinha potencial para grandes jogos. Infelizmente a Sega enterrou o console em 1995 para se dedicar ao Saturn, mas felizmente a simpática estrelinha teve a chance de brilhar no seu 16 bits. É um jogo muito bem feito, um dos mais criativos já feitos, com gráficos espetaculares, jogabilidade inovadora e muita diversão, mesmo para os padrões atuais. Um ótimo exemplo do que o Sonic Team era capaz de fazer além dos jogos Sonic. Ristar com certeza merece um lugar especial para os gamers que gostam de jogos de plataforma 2D.

Lembrete: não deixe de conferir nosso querido e velho Mega Drive, que voltou ao mercado com a nossa edição lançada em 2017, com 22 jogos na memória e expansível com o uso do cartão SD. Um clássico que nunca morre e que pode ser curtido pela família toda! Confira mais detalhes em nossa loja oficial.