Rocket Knight Adventures é um jogo de plataforma lançado em 1993 exclusivo para Mega Drive. Tendo como designer Nobuya Nakazato, famoso por seu trabalho nas franquias Contra e The Alien Wars, por exemplo, o jogo da Konami estrelado pelo cavaleiro marsupial é um dos mais bonitos do console 16bits da Sega.

O jogo conta a história de Sparkster, o cavaleiro líder da Rock Knights of Zebulos, cujo trabalho é proteger a Key To The Seal (Chave para o Selo, numa tradução livre) que tem o poder de controlar uma nave conhecida como Pig Star, tão poderosa que teria a capacidade de destruir todas as formas de vida. Entretanto a paz tem um fim com a chegada de criminosos controlando robôs que querem capturar esta lendária chave.

O game é um side scrolling de plataforma. Sparkster pode utilizar sua espada ou “bumerangues” de energia para deter seus inimigos. Suas habilidades são complementadas pela capacidade de se pendurar pela cauda, pular e voar pelo cenário com seu jetpack em diversas direções. Mas a diferenciada jogabilidade é equilibrada pela dificuldade do jogo, fazendo desde um game nada fácil e repleto de desafios.

Personagens e cenários são bem coloridos e detalhados, sendo um jogo muito carismático pelos seus traços no estilo cartoon. A diversidade na arte do game consegue distinguir muito bem uma fase da outra, dando a impressão de que se está muito longe do começo do título, passando uma gostosa sensação de progresso.

A trilha sonora é composta por tons muito claros. De maneira geral a soundtrack tem bastante personalidade, sempre fazendo um contraste entre agudos e graves. As músicas das salas dos chefões são sempre inquietas e inconstantes, aumentando a tensão na hora de enfrentar os poderosos inimigos. Vale lembrar que na equipe de compositores a Konami colocou profissionais de peso, com destaque para Akira Yamaoka (Silent Hill) e Michiru Yamane (Castlevania, Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan).

Com um total de 7 levels e um bom desafio, Rocket Knight se destaca pelo carismático cavaleiro com jetpack Sparkster, uma boa história e jogabilidade rica. O estilo de desenho animado somado a uma aventura mais complexa faz deste game uma pérola dentre os muitos games protagonizados por animais que invadiram o mercado dos anos 90.