A Sega celebrou oficialmente nesta segunda-feira (3) 59 anos de fundação. A empresa foi fundada por Martin Bromley e Richard Stewart como Nihon Goraku Bussan em 3 de junho de 1960 – mas sua história na verdade foi um empreendimento que começou cerca de 20 anos antes no Havaí, nos Estados Unidos, com a empresa Standard Games, com foco em fornecer máquinas de diversão em bases militares durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a guerra, os fundadores venderam a Standard Games e fundaram a Service Games, batizada em homenagem ao foco militar, que em 1951 gerou a Service Games of Japan como uma nova distribuidora. O nome SEGA, uma abreviação de Service Games, foi usado pela primeira vez em 1954 na Diamond Star, uma máquina caça-níqueis.

uma das primeiras máquinas caça-níqueis da Sega

A empresa passou a ser popularmente conhecida como Sega Enterprises, Ltd. após a aquisição da Rosen Enterprises, importadora de jogos de arcade e outras máquinas de entretenimento que utilizam moedas, em 1965.

Foi no ano seguinte que a companhia entrou no ramo de arcades, sendo seu primeiro título a máquina Periscope, um simulador de submarino, que se tornou um sucesso inesperado e levou a desenvolvimento de outras máquinas durante a década de 70.

No início dos anos 80 a companhia começou a desenvolver videogames caseiros, começando com o SG-1000, lançado em 1983 – mesmo ano em que o rival NES também era lançado. O console recebeu uma revisão e em 1984 saiu o SG-1000 II, e em 1985 uma terceira edição, o Sega Mark III, que viria a se tornar o nosso Master System. E o resto, como dizem, é história.

Além dos nossos parabéns para essa incrível jornada da Sega, que rendeu seus frutos aqui no Brasil por meio da Tectoy, gostaríamos de saber qual o seu console e jogo favorito da empresa!