Game Gear foi um dos portáteis criados pela Sega em 1990 para competir diretamente com o Game Boy (lançado em 1989) e, para isso, trazia inúmeras novidades que o sistema da Nintendo não tinha, entre eles uma tela de cristal líquido colorida.

Com um hardware derivado do Master System, o console de 8-bit da empresa, o mesmo tinha algumas melhorias substanciais em relação ao seu irmão mais velho, entre elas um VDP com uma maior quantidade de cores e a possibilidade de som estéreo, não presente no videogame de mesa.

Por conta de ter uma maior paleta de cores, o portátil aparentava ter jogos mais vivos e interessantes do que aqueles que também eram lançados no Master System, mas por outro lado tinha uma leve desvantagem em comparação ao console: nativamente os seus títulos rodavam numa resolução menor.

Uma das grandes inconveniências sobre o Game Gear, e que todo mundo que teve um deve se lembrar, é a sua imensa voracidade para com as pilhas AA – ele engolia 6 destas pilhas para uma jogatina de, no máximo, cinco horas. Em contraposição, o portátil da Nintendo necessitava apenas de 4 destas mesmas pilhas e entregava até um pouco mais de 15 horas de jogatina.

Apesar destes pequenos contratempos, o Game Gear trouxe vários títulos interessantes e muito legais, muitos deles que ficaram apenas no Japão, assim como fez a festa de muitos colecionadores com os vários modelos que a Sega lançou ao longo do tempo – incluindo um Game Gear vermelho especial da Coca-Cola com o jogo do Coca-Cola Kid.

O Game Gear teve em torno de 390 títulos lançados e 11 milhões de unidades vendidas e ele “sobreviveu” nas mãos da Sega até meados de 1998. Foi lançado oficialmente pela Tectoy em julho de 1991 e teve um gigantesco apoio logístico e de Marketing da empresa.

Dentre os vários acessórios e periféricos lançados, os que merecem destaque são o Master Gear, um adaptador para rodar cartuchos de Master System no portátil e o TV Turner, que exibia canais de TV e rádio FM.

Abaixo você confere alguns comerciais do Game Gear (inclusive um da Tectoy!):

 

  • Poxa, não só lembro como tenho o meu até hoje… ou quase, ele não funciona mais! rs
    Sou fã demais do Game Gear, vivia jogando! Tudo bem que ligado na tomada, mas vivia jogando!
    Bem que poderiam aproveitar a onda dos novos consoles e produzir um que rode cartuchos com uma tela mais resistente e que consuma menos pilhas! Seria épico! 😀

    • Adriano Luís Fonsaca

      Isso, relançarem com um consumo melhor, se duvidar, uma bateria recarregável seria show.
      Ah, entrada SD sempre é bom!

    • Gabriel De Vasconcellos Pessoa

      Eu fiz um mod no meu e coloquei uma tela moderna nele… com isso as 6 baterias estão durando cerca de 18 horas (!!!)

  • Adriano Luís Fonsaca

    Vão relançar tbm? =D

  • André Carvalho

    TecToy, relancem o Game Gear com tela LCD com tecnologia atual, vai ser demais!!!