11/05 – este dia é marcado no coração de todos os fãs da Sega pois foi nesta data no ano de 1995, que o 32-bit da empresa foi  lançado nos EUA. O console foi concebido originalmente para ser uma verdadeira máquina 2D , como consta em vários livros entre eles o “Service Games” e o “Console Wars”, mas por conta de algumas mudanças em seu hardware acabou virando uma grande mistura, que por fim dificultou o trabalho das softhouses em criar títulos para o sistema.

Sega Saturn

Mas, mesmo com todas as dificuldades inerentes do Saturn, o grande console de 32-bit da Sega teve ótimos títulos, muitos destes bem memoráveis. Ele era a verdadeira máquina dos sonhos para todos os jogadores que gostavam de títulos de luta, sendo que as suas conversões eram quase perfeitas! Além disso, era a casa de vários jogos exclusivos da Sega, incluindo várias conversões de arcades famosos desenvolvidos pela casa do Sonic, e também de outras desenvolvedoras, como os jogos de luta da Capcom e da SNK.

O console estava sendo desenvolvido em paralelo com um outro projeto da Sega, conhecido como Projeto Mars e que acabou virando o periférico 32X,  que permitia ao Mega Drive acessar o poder dos 32-bit de uma certa forma.

Mas vamos colocar aqui algumas curiosidades sobre este console que marcou toda uma geração e que competiu bem com o Sony PlayStation, o grande arrasa-quarteirão daquela época.

  • A Sega da América queria fazer uma parceria com a Sony para a criação de um  novo console. Mas enquanto a Sony achou a parceria interessante, a Sega do  Japão optou por criar um console próprio;
  • Por conta de Virtua Fighter, um ótimo título de luta criado pelo game designer Yu Suzuki , o projeto do Sega Saturn sofreu a sua primeira alteração, pois o sucesso do jogo poligonal foi estrondoso e o mercado percebeu que aquilo era o futuro;
  • O próprio desenvolvimento do PlayStation foi voltado para o universo poligonal por conta de Virtua Fighter;
  • Hideki Sato e 27 engenheiros trabalharam incessantemente para mudar a arquitetura do Saturn, após pedido de Hayao Nakayama (lendário CEO da Sega na época)
  • Durante o lançamento original do Sega Saturn, havia 16 variações do console, onde 9 delas eram exclusivas do Japão;
  • No Japão, o console contava com uma mascote chamada Segata Sanshiro, paródia de Sugata Sanshiro, judoka ficíticio e personagem de um filme de Arika Kurosawa. Segata, que estrelou vários comerciais do Saturn, era um eremita muito poderoso que tinha como missão mostrar o verdadeiro caminho do Sega Saturn para as pessoas que não estavam jogando e consequentemente, lhes dar uma lição física. Seu lema era: “Sega Saturn, SHIRO!” que significa “Jogue Sega Saturn” ou “Sega Saturn branco”, já que o shiro permite as duas palavras.
  • O Sega NetLink era um modem para o Sega Saturn que permitia partidas online;
  • Os três títulos mais vendidos no Sega Saturn foram: Virtua Fighter 2 (1.703.000 de unidades), Sega Rally Championship (776.000 unidades) e Virtua Fighter (711.000 unidades);
  • Empresas poderiam utilizar o slot de cartucho do console para expandir a memória do mesmo. Capcom e SNK lançaram seus próprios cartuchos RAMs;
  • A Tectoy lançou o console no Brasil em 30 de agosto com cinco títulos: Virtua Fighter, Daytona USA, Panzer Dragoon, Clockwork knight e WorldWide Soccer

Você tem alguma história interessante com o console? Quais são os seus jogos favoritos? Deixe aí nos comentários!