Shining in the Darkness” é o primeiro jogo da cultuada série que marcou os jogadores de Mega Drive durante a década de 90. Lançado em 1991, foi desenvolvido em conjunto pela Sega, Sonic Software Planning (hoje conhecida como Camelot) e a extinta Climax Entertainment.

No entanto, diferente do gênero RPG tático que fez a série famosa, “Shining in the Darkness” é um “dungeon crawl” em primeira pessoa, termo esse usado para designar jogos de RPG onde o jogador deve explorar labirintos em primeira pessoa, geralmente ambientado em um universo de fantasia, enfrentando criaturas e procurando tesouros escondidos – como os estágios de Phantasy Star do Master System!

mapa central contendo as três principais áreas do jogo

Como estávamos com um orçamento tão apertado, além da programação e gráficos, eu fiz quase todo o trabalho [em Shining in the Darkness]. Eu suponho que o conceito básico para o jogo fosse o ‘realismo’. Eu pensei que seria emocionante se o jogador pudesse realmente viajar para um mundo de fantasia e andar por aí, explorando casas antigas, labirintos e outros lugares“, comentou em entrevistas Hiroyuki Takahashi sobre a produção do game.

Foi em essência uma continuação do sentimento de excitação que você teria ao passar pelas masmorras em jogos mais antigos, como o Wizardry. Por ‘realidade’ eu não estou falando sobre o verdadeiro realismo – quero dizer a sensação de que você realmente está progredindo através de locais e labirintos, e a mesma coisa aplicada às batalhas“.

O jogo é ambientado no Reino de Thornwood e começa com o desaparecimento da filha do rei e do pai do personagem principal do jogo, um valente guerreiro chamado Mortred que escoltava a princesa.

o vilão Dark Sol raptou a princesa e o pai do protagonista

É quando surge o feiticeiro Dark Sol, que diz ter raptado a princesa e seu guarda-costas, ameaçando todo o reino. Assim, o protagonista (que é nomeado pelo jogador) é encarregado de encontrar as poderosas Armas da Luz para enfrentar o vilão, enquanto tenta resgatar a princesa e seu próprio pai.

Para a difícil missão, recebemos uma quantia de 200 ouros, que podem ser gastos para equipar seu personagem no vilarejo próximo – mas não espere comprar muita coisa com essa baixa quantia.

No vilarejo encontramos alguns locais importantes para a manutenção de nosso herói, são eles:

  • Taverna – Local onde outras pessoas e heróis se reúnem para uma bebidinha e trocar informações (e nem todos muito amigáveis). Fale com todo mundo para ficar por dentro das histórias que ocorrem no universo do jogo. Também é possível alugar um quarto para descansar e assim repor pontos de vida e magia.
  • Loja de Armas – Além do personagem principal, mais dois farão parte do grupo (Pyra e Milo), cada um com seu estilo de luta e armas – incluindo o uso de magias, coisa que o herói principal não possui. Curiosamente quem atende a loja é Gilius Thunderhead, da série “Golden Axe” – na parede ao lado é até possível ver um desenho dos duendes que fornecem magias no jogo.
  • Loja de Armaduras – O mesmo vale para os itens de proteção para cada um deles, podendo ser: Armadura, Escudo e Elmo.
  • Alkemist – Lugar onde é possível comprar itens que não podem faltar em sua aventura como Herbs (recupera porção de vida), Depoison (cura envenenamento), Angel Feather (sai do labirinto e retorna à vila), entre outros.
  • Templo – Ao morrer em uma partida você será ressuscitado no templo (infinitas vezes). Aqui também é possível curar status negativos como envenenamento e paralisia, reviver companheiros caídos e salvar o jogo. Além disso, neste local também é possível ficar sabendo quantos pontos de experiência faltam para os personagem avançarem para o próximo nível.

Gilius Thunderhead fazendo uma ponta na loja de armas

O visual do jogo é muito bacana e merece destaque nos designs artísticos dos personagens e criaturas, que dão todo o tom de fantasia medieval que se encaixa como uma luva para a proposta do game.

Os labirintos 3D em primeira pessoa também impressionam, com visuais detalhados e boas animações, com qualidade geralmente vistas apenas em jogos de computador.

Complementando o pacote temos uma trilha sonora impecável, com melodias empolgantes que combinam com a atmosfera de fantasia do game.

os labirintos e criaturas possuem design artísticos muito bacanas

Vale notar que o game emprestou o sistema de ícones e menus de “Phantasy Star II” (lançado em 1989) e elaborou uma interface suave e dinâmica, tanto para os combates quanto para o gerenciamento de itens e equipamentos.

Mas já deixamos o aviso: o jogo é bem difícil! Apesar de contar com apenas um labirinto, que é dividido em várias áreas enormes e complexas, é bem fácil se perder ou acabar encontrando criaturas muito poderosas quando ainda não é a hora. Na medida em que for avançando no jogo, ganhamos acesso a novas áreas do mapa.

Se quiser uma experiência bem raiz mesmo, pegue um caderno (de preferência quadriculado) e vá desenhando o mapa, anotando os baús escondidos (vale a pena procurar por eles), chefes, portas trancadas e outras coisas que for encontrando pelo caminho.
Mas, se tiver muita dificuldade em avançar no jogo e está com preguiça de desenhar, existe na internet mapas feitos por fãs que podem ser de grande ajuda.

sistema de ícones e menus é bem prático

Como dica inicial já falamos para você subir até cerca do nível 10 no primeiro labirinto e comprar armas e equipamentos melhores antes de enfrentar o primeiro chefão (um caranguejo gigante que está mais ou menos no meio do mapa). Só nisso aí você já vai gastar um bom tempo (e nem adianta tentar a sorte de primeira, pois os status do seu personagem são muito baixos).

Shining in the Darkness” é o jogo perfeito para você que gosta de RPGs clássicos, onde é preciso evoluir o personagem do zero, comprar armas e equipamentos, saber usar itens e magias para poder progredir na aventura. Extremamente desafiador, recomendado para quem gosta de aventuras épicas e hardcore ao melhor estilo 16 bits.

MEGA DRIVE TECTOY

Mantendo o icônico design original, o Mega Drive foi relançado pela Tectoy em 2017 com 22 jogos na memória (expansível até 594 jogos), trazendo a oportunidade de antigos e novos fãs matarem as saudades de clássicos como Sonic The Hedgehog, Golden Axe, Streets of Rage, Shinobi, entre outros. Acesse o link para mais informações do produto!