shinobiPara você que é fã de ninjas, certamente leu os nossos reviews com os lendários jogos protagonizados por Joe Musashi, como foi o caso de sua revanche, ou quando ele virou o dançarino das sombras e fez a sua aventura final no seu retorno triunfal.

Shinobi, sem sombra de dúvidas, foi um dos ninjas mais atarefados dos videogames e tudo começou pelos idos de 1987, quando ele estreou nos Arcades japoneses.

Alta popularidade

Uma coisa que podemos dizer acerca da década de 1980 era que os ninjas eram extremamente populares naquele momento. Certamente em algum momento você deve ter assistido a um filme do American Ninja,que passou eventualmente em alguma Sessão da Tarde antigamente.

Por conta disto a SEGA se aproveitou da grande popularidade deste tema, lançando Shinobi em 1987. O título pode não ser considerado o primeiro a utilizar o tema, mas se tornou um dos mais populares lá no Japão.

E foi aqui que viemos a conhecer o nosso herói, Joe Musashi.

shinobi

Grande inimigo

Na pele de Joe Musashi a sua luta é contra a organização do mal chamada Zeed, que aterrorizou o clã ninja Oboro, raptando as crianças do clã. O objetivo de cada tela é encontrar todos os reféns e ir até o final antes que o tempo acabe.

Algo relativamente simples, já que as crianças são bem fáceis de achar em tela. Assim como o jogo Rolling Thunder, segurando para cima e/ou para baixo e apertando o botão do pulo, o personagem pode mudar de plano para cumprir o seu objetivo.

shinobi

A grande dificuldade do jogo, no entanto, é a quantidade de inimigos que não para de chegar, fazendo o jogador ficar atento para não perder facilmente uma vida. Mas com a sua habilidade ninja, Shinobi pode desviar dos ataques mudando de plano.

Beleza em tela

A versão do arcade veio com um visual bem detalhado para época, mostrando que a SEGA realmente sabia trabalhar com os recursos que tinha à disposição na época. A System 16 ajudou bastante no quesito, por ter potência de sobra para mostrar todos os sprites em tela com muitas cores disponíveis em sua paleta.

Nas fases bônus, no entanto, vemos o trabalho ainda maior nesta área por parte da SEGA, com detalhes no ninja que chega perto do Shinobi acima da qualidade habitual dos jogos de arcade daqueles tempos.

shinobi
Fase Bonus

Múltiplas versões

Shinobi foi um dos jogos que mais teve versões portadas para outros consoles além dos consoles da SEGA. Vejam a seguir os outros sistemas que receberam o jogo:

Shinobi
Clique na imagem para vê-la numa melhor resolução

Grandes Mudanças

Por ser um título lançado nos Arcades, a conversão para os consoles veio com mudanças na jogabilidade, principalmente no Mega Drive, onde a pegada era mais fácil, ajudando a  estender o tempo de vida útil do jogo.

Nos outros títulos da franquia, Joe Musashi tem de lidar contra homens armados e antigos demônios japoneses, além de monstros biológicos e robôs sofisticados, utilizando espadas e shurikens, assim como magia de camponês, digo, magia ninjitsu e habilidades que se encontram na tela para ajudá-lo na aventura.

O título original fora lançado na System 16, a placa de arcade que deu base ao Mega Drive como conhecemos hoje.

E aí, quais foram as versões deste maravilhoso título que você jogou?