Todo jogador de “Sonic 3 e Knuckles” já se perguntou: a aventura do Knuckles se passa antes, durante ou depois da do Sonic? Ou é apenas um extra sem nenhuma pretensão cronológica?

O questionamento é válido considerando que, diferente de jogar com o Tails que é visivelmente um extra, com o equidna há diferenças significativas nos cenários, os chefes são controlados pelo Eggrobo e também há um final diferente. No entanto, o jogo não deixa tão explícito se a aventura é ou não é uma continuidade do ouriço…ou deixa?

Caso não tenha jogado o game ainda (isso é possível?) e não queira saber de spoilers, pare de ler o texto agora mesmo e vá jogar este clássico em velocidade supersônica! Caso contrário, saiba que se formos bem atentos, podemos perceber com certa facilidade que a aventura do Knuckles se passa depois da do Sonic.

TECTOY CONTEXTUALIZA: A AVENTURA DE SONIC E TAILS

Iniciando a aventura com o Sonic e o Tails, somos apresentados ao Knuckles roubando todas as esmeraldas do herói coletadas ao longo de Sonic 2. O equidna foi enganado pelo Dr.Robotnik e pensa que o ouriço é o vilão da história e por isso não mede esforços para impedi-lo de prosseguir.

Perto do final, enquanto o Sonic e o Knuckles batalham dentro da lendária “Hidden Palace”, o cientista rouba a Esmeralda Mestre, joia a qual o equidna é guardião, levando-a para a Death Egg no espaço. Nesse contexto que ele percebe quem é o verdadeiro vilão e resolve ajudar o ouriço a impedir seus planos.

Logo em seguida, temos três possibilidades de final.

  1. Sem esmeraldas: o Sonic não devolve a Esmeralda Mestre para a Angel Island.
  2. Com as 7 Esmeraldas do Caos: que dão ao ouriço a super forma e ele consegue devolver a Esmeralda Mestre.
  3. Com as 7 Super Esmeraldas: praticamente idêntico ao anterior, porém o Sonic atinge a forma hiper.

A diferença significativa entre o final do Super e do Hiper Sonic é a cena pós créditos, já que com o Hiper aparece o logotipo do jogo, enquanto com o Super Sonic aparece o EggRobo saindo dos escombros, sendo que este será o chefe das aventuras do Knuckles.

Isso indica que o final canônico é com as Esmeraldas do Caos, já que as Super Esmeraldas vieram apenas como um extra pelo jogo ter sido dividido em duas partes, pois quem tivesse coletado as joias no Sonic 3, não teria o desafio de pegá-las novamente. Isso explica também o porquê de nenhum outro jogo da série ter as Super Esmeraldas e nem a transformação “hiper”.

TECTOY MOSTRA AS PROVAS!

Mas é claro que não é só o final do Super Sonic que nos indica que a aventura do Knuckles se passa depois, já que as estruturas das fases também dão um monte de pistas!

Prova 1: Na primeira fase, Angel Island, podemos ver nuvens no cenário ao jogarmos com o Knuckles, mostrando que a ilha está voando pelo poder da Esmeralda Mestre. Na aventura do azulão, há o mar ao fundo.

Prova 2: Em fases como a Launch Base e Lava Reef, não há a Death Egg no cenário como há na aventura do Sonic.

Prova 3: Na pirâmide da Sandopolis, o Sonic liberta acidentalmente os fantasmas de dentro de uma cápsula. Na aventura do Knuckles, ela já está aberta.

Prova 4: Na batalha entre o Sonic e o Mecha Sonic, a versão metalizada do ouriço não explode e apenas cai junto com o cenário. Com o Knuckles, ele é completamente destruído.

Prova 5: No final da aventura do Knuckles, o Sonic aparece no avião tornado para salvá-lo, mostrando que os dois não são mais rivais.

E A FLYING BATTERY?

Há um detalhe que não pode “passar em branco”, já que na fase Flying Battery o chefe é o próprio Dr.Robotnik e não o EggRobo.

Acredita-se que isso tenha sido um descuido da Sonic Team, que esqueceu de trocar os gráficos do vilão. A teoria mais aceita é de que esta fase foi incluída de última hora para o equidna, justificando também o porquê dele não ter uma rota própria na fase.

Mega Drive Tectoy

Mantendo o icônico design original, o Mega Drive foi relançado pela Tectoy em 2017 com 22 jogos na memória (expansível até 594 jogos), trazendo a oportunidade de antigos e novos fãs matarem as saudades de clássicos como Sonic The Hedgehog, Golden Axe, Streets of Rage, Shinobi, entre outros. Acesse o link para mais informações do produto!