Sonic 3D Blast foi o primeiro game da parceria entre o estúdio britânico Traveller´s Tales e a SEGA, além de ser o último jogo do mascote a ser lançado para o Mega Drive . Na época, os desenvolvedores ingleses estavam ganhando  repercussão pelos games de Mickey Mania, lançado em 1994 e o Toy Story, de 1996. Por essa razão, eles foram convocados para desenvolver um novo título do azulão para o Mega Drive, que estava em seus momentos finais, já que game veio neste último ano citado.

BRINCANDO DE 3D SENDO 2D

O desenvolvimento teve a supervisão da Sonic Team e, durante o projeto era chamado de Sonic Spindrift. Eventualmente passou a se chamar Sonic Blast, tendo o mesmo nome de um jogo lançado para GameGear e Master System (este último aqui no Brasil), e por fim, virou Sonic 3D Blast.

Na época, os gráficos de silicone (Silicon Graphics) estavam em alta devido a enorme popularidade da série Donkey Kong Country para o Super Nintendo, dando um aspecto tridimensional em um jogo 2D. Isso acontecia porque os visuais eram construídos, de fato, em 3D e depois convertidos para sprites.

Desde então, vários jogos passaram a usar a mesma técnica. Já a cena em vídeo de introdução, bem impressionante para o padrão do Mega Drive, foi mantida em segredo pelos desenvolvedores e mostrado a SEGA apenas duas semanas antes do jogo ser finalizado.

A ideia inicial era que o game fosse a despedida do azulão no Mega Drive, sendo um exclusivo do console. No entanto, devido ao cancelamento de Sonic X-Treme para o Sega Saturno em 1997, a SEGA decidiu lançar uma versão “turbinada”  para o console que sucedeu o Mega, dando uma melhorada nos gráficos, colocando efeitos de neve ou fogo dependendo da fase, um Special Stage semelhante ao de Sonic 2 e a trilha sonora inédita composta por Richard Jacques que se aproveita das capacidades em CD.  Todo esse trabalho foi feito em apenas sete semanas.

BOM EM TUDO, MAS DIVERTIDO?

Sonic 3D Blast é o típico jogo bom em todos os pontos técnicos: os gráficos são de excelência e, para os padrões do Mega Drive, alcançam facilmente a nota 10. A visão isométrica passa a ilusão ao jogador de profundidade, dando um aspecto em 3D mesmo em um jogo bidimensional que, somado aos sprites do Silicon Graphics, impressionam.

A jogabilidade é relativamente simples e intuitiva: você controla o Sonic para todas as direções e o objetivo é destruir badniks para salvar flickies, sendo que desta vez você deve coletá-los para abrir um portal e seguir para a próxima parte da fase ou ir para uma inédita.

Do resto tem a fórmula conhecida: são sete fases com 3 atos, sendo o terceiro o chefe com uma engenhoca criativa do Dr.Eggman onde você deve dar oito “pauladas” para ele morrer. Tails e Knuckles fazem participações para te levar ao Special Stage caso você tenha 50 anéis e estes podem te dar uma vida ou uma Esmeralda do Caos ao correr por um cenário pré-determinado e coletando uma quantidade de anéis definida. Com as sete, você destrava um chefe final secreto.

A trilha sonora também é outro ponto que chama a atenção, sendo que no Mega Drive foi o primeiro trabalho completo de Jun Senoue, que ficou muito popular entre os fãs do Sonic posteriormente pela trilha sonora dos games de Sonic Adventure, e ser o guitarrista da banda Crush 40. Todas são muito bem ambientadas, combinam com o cenário e são divertidas por si só. Destaque para a faixa Volcano Valley e a Panic Puppet ato 2.

Mesmo com as virtudes, este é um game que divide as opiniões de muitos fãs do Sonic. Isso porque, a médio-longo prazo, começa a ficar repetitivo e as fases parecem um pouco genéricas, tornando a experiência um pouco cansativa. Some isso ao nível de dificuldade praticamente zero dos Special Stages e a imprecisão dos pulos em plataformas, algo comum em jogos com visão isométrica e temos um game que afasta muita gente.

…E NO SATURNO?

A versão de Sega Saturno é virtualmente idêntica a do Mega Drive, com a grande vantagem do Special Stage inteiramente tridimensional que recria o estilo oriundo do Sonic 2. Para muitos, é a melhor fase especial entre todos os jogos do Sonic, devido ao balanceamento de dificuldade na medida certa, proporcionando um alto desafio, porém justo.

Já a trilha sonora, mesmo com qualidade técnica muito superior devido as capacidades do CD, é considerada por muitos como inferior ao do Mega, que possui composições mais inspiradas. No Saturno algumas faixas parecem genéricas, como um estilo natalino para a fase do gelo, por exemplo. No entanto, a música da Rusty Ruin Zone é bastante elogiada. Destaque também para a faixa de créditos “You´re My Hero”, com uma letra bonita e que emociona muitos fãs do azulão.

Por fim, há também cenas em vídeo para a introdução e encerramento do jogo. Apesar de simplórios, fazem bonito no console.

DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO!

Tecnicamente, este é o jogo mais bem feito do Sonic no Mega Drive. Gráficos lindos, músicas de excelência, longevidade e chefes criativos. Por outro lado, as pessoas tendem a preferir os games tradicionais de correr e pular em 2D pela fórmula ser simplesmente mais divertida e dinâmica.

Podendo escolher uma versão, pegue a de Saturno que é a mesma do Mega, só que turbinada. No entanto, dê uma chance também ao Meguinha pela trilha sonora e para ver o excelente trabalho da Traveller´s Tales.

Simples e divertido, Sonic 3D Blast é a despedida do mascote em seu console de origem!

Sentiu a nostalgia? Que tal adquirir o seu Mega Drive com cartão SD e aproveitar toda biblioteca do videogame?