Sonic Mania” já está correndo a toda velocidade no PlayStation 4, Xbox One e Switch, em breve nos PCs também – a partir de 29 de agosto – , e já é considerado por muitos como o melhor jogo de 2017.

Para falar mais sobre o desenvolvimento do jogo e do renascimento do estilo clássico do ouriço, o site ComicBook entrevistou Takashi Iizuka, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Sega, além de game designer e atual líder da Sonic Team, servindo como produtor para a maioria dos jogos do Sonic lançados.

Confira a entrevista abaixo:

Primeiramente, o que os inspirou a fazer outro jogo clássico do Sonic? Vocês queriam ir na vibe das pessoas que se apaixonaram pelo Sega Genesis/Mega Drive?

Consideramos o conceito originalmente como um título que realmente atrairia os fãs do Sonic que estiveram lá desde a era Genesis/Mega Drive. No início, estávamos pensando apenas em fazer um remake dos jogos clássicos, mas na verdade eu senti que não era isso que os fãs realmente queriam. Foi quando eu propus utilizar os recursos dos títulos clássicos e fazer algo novo com eles, para que pudéssemos fornecer um novo jogo aos fãs e para que eles se sintam animados pelo conteúdo.

Havia muitas ideias clássicas excelentes que estão voltando para a frente com este jogo. Vocês sentaram-se e discutiram algo do tipo: “Ei, não seria ótimo se incluíssemos …“?

Na verdade, não consegui me sentar e ter muitas conversas presenciais com a equipe, já que tínhamos uma equipe de desenvolvimento internacional tão grande. Nós tínhamos membros da equipe estendidos entre a Austrália, em vários estados americanos e por todo o Reino Unido. Por isso, revisar documentos e responder aos e-mails eram os principais métodos de confirmação e direção de ideias. Algumas ideias que mencionei quando discutimos o jogo no início do estágio conceitual, acabaram aparecendo no produto final. (A cena de abertura do jogo, bem como o Robô da Death Egg que aparece em Green Hill.)

Como vocês conseguiram criar uma trilha sonora tão incrível para o jogo?

Tee [Lopes, o compositor da trilha sonora] supervisionou a música de fundo para o título como o Sound Composer. Ele é muito apaixonado pela música de Sonic, até mesmo remixando música de títulos passados como um hobby e foi uma ótima pessoa para se encarregar das músicas para o jogo. A música do Act 1 tem uma sensação muito semelhante à música de fundo original, com a música do Act 2 se sobrepondo com arranjos e remixes. Se você apreciou a música dos jogos clássicos da série Sonic, você realmente gostará da música em Sonic Mania.

Vamos falar sobre os desenvolvedores envolvidos com o jogo. Sabemos que Headcannon e Christian Whitehead estão envolvidos, mas alguém da Sonic Team participou da criação do jogo? A Sonic Team forneceu alguma consulta fora do seu próprio projeto Sonic Forces?

Eu sou, na verdade, o único designer de jogos da Sonic Team atual que trabalhou nos títulos antigos do Sonic no Mega Drive, então, para Sonic Mania, eu estava checando todo o design do nível para garantir que ele realmente se sentisse como um clássico jogo do Sonic. Este foi o trabalho que estava fazendo quando entrei pela primeira vez na SEGA há mais de 20 anos, por isso foi muito divertido voltar e fazer esse mesmo tipo de trabalho novamente agora. [o artista Kazuyuki] Hoshino-san fez o “pixel art” para o Sonic CD originalmente, então eu o fiz revisar os gráficos para Sonic Mania [obs: foi ele quem criou Metal Sonic e Amy Rose e trabalhou em vários jogos do Sonic].

Há coisas escondidas no jogo que os fãs ficarão surpresos?

Há toneladas de coisas escondidas! Eu não quero realmente divulgar nenhum dos conteúdos escondidos aqui, porque isso estragaria a surpresa de encontrá-los no jogo, mas há uma grande quantidade de ótimas coisas ocultas para os fãs procurar.

O visual old-school é insanamente ótimo. Vocês fizeram algum tipo de emulação através de um Mega Drive para capturar o efeito visual clássico, ou talvez algum outro truque?

A equipe de desenvolvimento tem experiência técnica em portar e melhorar a experiência clássica dos jogos de Sonic para plataformas móveis e tablets, por isso não foi um problema criar novos efeitos e dados gráficos para se parecer com os jogos clássicos. Claro, eles não estavam apenas criando os mesmos gráficos que os jogos anteriores, eles estavam recriando novos recursos para se parecerem melhor do que os antigos, sem ser muito diferentes.

Quão divertido foi revisar alguns dos níveis mais antigos do legado de Sonic, como Chemical Plant e Green Hill Zone? 

Como alguém que estava no time criando os clássicos jogos, foi muito divertido voltar e reimaginar esses níveis que eu já havia jogado tanto. Nós criamos os níveis de Green Hill e Chemical Plant em Sonic Generations, mas faziam 20 anos que eu joguei Flying Battery e Lava Reef, então, apenas ouvir a música de fundo realmente fez meu coração bater.

Finalmente, você vê uma sequência para Sonic Mania no futuro? Ou talvez um spin-off de outro jogo clássico do Sonic? Um novo Sonic Spinball seria interessante.

Acabamos de terminar com o desenvolvimento de Sonic Mania, então não tive tempo de pensar no próximo. Gostaria de ver muitas pessoas curtindo Sonic Mania e descobrir o que todos gostaram primeiro, então depois vou pensar sobre o que o futuro reserva.