Entramos em êxtase ano passado quando a Sega lançou o fantástico “Sonic Mania“, um jogo tão divertido e bem feito quanto os clássicos que agraciaram o Mega Drive e Master System. Então, quando “Sonic Mania Plus” foi anunciado no começo do ano, era de se esperar que ficássemos animados com esta que prometia ser a edição definitiva deste maravilhoso game do ouriço.

Não apenas o conteúdo adicional é de ótima qualidade, aumentando consideravelmente a longevidade do jogo, como também desta vez é possível adquirir o pacote completo em formato físico, que vem com um bem acabado livro com a arte  do game, assim como uma capa reversível cuja temática foi inspirada no videogame 16-bits da Sega. Além do mais, quem não vê necessidade em comprar isso pois já tem “Sonic Mania”, pode desembolsar muito menos para obter acesso ao novo conteúdo no formato digital.

Outra coisa que vale a pena ressaltarmos é que o game recebeu um patch completamente gratuito juntamente com o lançamento da versão “Plus”, o qual não apenas consertou diversos bugs, mas também atualizou o menu, adicionou animações de transição de fase e refez o design da luta contra Metal Sonic, que ficou muito melhor. Surpresas aguardam todos aqueles que decidirem jogar novamente após a atualização.

Mas falando mais especificamente de “Sonic Mania Plus”, o grande atrativo dele é seu novo modo Encore, que traz as fases presentes no modo Mania mas com diversas alterações, oferecendo um desafio um pouco mais elevado.

Isso se dá especialmente pelo fato de que não existem mais vidas. O jogador começa com Sonic e precisa ir encontrando os demais personagens ao longo das fases, sendo possível trocar quem o jogador está controlando com um simples apertar de botão. Ao morrer, o jogo não reinicia, ele simplesmente continua daquele mesmo ponto ou então do último checkpoint, com um dos outros personagens que você achou. Caso todos eles morram, o jogo acaba.

Para obter os personagens, é necessário arrebentar certos tipos de caixas com o rosto deles ao longo das fases ou então acessar o novo estágio especial de Pinball, liberado ao cruzar um checkpoint com 50 argolas. Dentro dele, quando o jogador conseguir arremessar o personagem até o topo da tela, aparecerá um mini-game inspirado naquelas máquinas de garra que eram muito comuns décadas atrás em shoppings, no qual o principal objetivo será agarrar um dos heróis, sendo também possível conseguir itens.

Este novo estágio de Pinball consegue ser muito mais divertido do que o famoso nível das esferas azuis, pelo simples fato de que preserva o ritmo de jogo de maneira um pouco melhor.

Falando mais dos heróis de “Sonic Mania Plus”, temos as ilustres presenças de Mighty the Armadillo e Ray the Flying Squirrel, que já apareceram juntos em outra ocasião no pouco conhecido “SegaSonic the Hedgehog”, que saiu para arcades em 1993.

Assim como Sonic, Knuckles e Tails, os dois novos protagonistas também possuem habilidades especiais. Ao pular com Mighty e apertar pulo novamente, ele bate no chão com bastante força, derrubando caixas, matando inimigos abaixo dele e também consegue inclusive quebrar determinados locais, liberando novas passagens pelo cenário. Além disso, por causa de sua carapaça dura, ele não sofre dano ao cair em cima de espinhos, mas precisa aterrizar em uma superfície segura depois disso, pois se cair nos espinhos pela segunda vez, será atingido. Por causa dessa sua resistência adicional, é uma ótima opção para os jogadores iniciantes.

No caso de Ray, sua habilidade permite que ele plane, mas com maior liberdade do que Knuckles. Basta pular e apertar pulo novamente, para daí controlar seu movimento no ar com as setas para esquerda e direita. Após pegar o jeito, dá para acessar certos lugares com muito mais facilidade do que seria usando qualquer um dos outros personagens.

No modo Encore, as fases foram totalmente remixadas, tendo diferenças bastante visíveis no layout, incluindo até mesmo mudanças nos locais onde ficam os argolões, cujos estágios de bônus para obter as esmeraldas do caos ficaram muito mais difíceis. Outro aspecto interessante é que a paleta de cores das fases fica diferente no novo modo. Por exemplo, Green Hill Zone ocorre durante o crepúsculo e não mais durante o dia. Essa simples modificação ajuda a passar a sensação de que está jogando algo diferente.

Outras adições de “Sonic Mania Plus” incluem o começo de Angel Island Zone, de “Sonic the Hedgehog 3”, no início do modo Encore e um modo Competition incrementado, com suporte para quatro jogadores locais simultâneos em tela dividida.

Sonic Mania Plus” pega aquilo que já era bom e deixa ainda melhor, com ótimas adições para fã nenhum botar defeito. Se trata de um jogo que assim como os clássicos que o inspiraram, poderá ser jogado daqui dez ou vinte anos e continuará sendo tão divertido quanto é hoje.

Mega Drive Tectoy

E lembre-se, apesar de “Sonic Mania Plus” ser muito bom, nada substitui os clássicos originais, que podem (e devem!) ser apreciados no Mega Drive da Tectoy!

Mantendo o icônico design original, o Mega Drive foi relançado pela Tectoy em 2017 com 22 jogos na memória (expansível até 594 jogos), trazendo a oportunidade de antigos e novos fãs matarem as saudades de clássicos como Sonic The Hedgehog, Golden Axe, Streets of Rage, Shinobi, entre outros. Acesse o link para mais informações do produto!