Vindo um ano após a versão de Mega Drive, o Sonic Spinball 8-bits foi o último game lançado oficialmente pela SEGA para o Master System, considerando que o Sonic Blast é uma exclusividade do mercado brasileiro.  Curiosamente, o game foi desenvolvido pelo Sega Interactive Development Devision, sendo uma equipe diferente da sua contraparte para o Mega e, mesmo assim, é um demake do 16 bits.

Sendo o único jogo (junto com a versão de Mega) que se passa no universo Mobius, o mesmo dos quadrinhos e desenhos animados, o game conta a história de que o Dr.Robotnik conseguiu assumir o Monte Mobius, tornando-o uma base mecânica. Utilizando a energia do magma em baixo de um vulcão, ele construiu sua base Veg-O-Fortress que tem a capacidade de transformar animais inocentes em robôs.

A fortaleza precisa ser destruída de dentro para fora, e a única forma de fazê-lo é causar uma erupção onde o vulcão está. Para isso, o Sonic precisará tirar as Esmeraldas do Caos que mantém a estabilidade do lugar. Já o vilão, imaginando que o ouriço azul iria atrapalhar seus planos, decidiu construir um sistema de defesa de Pinball para assegurar que as jóias não iriam a lugar nenhum.

O objetivo é praticamente o mesmo do jogo lançado para o Mega: você precisa coletar três esmeraldas nas duas primeiras e cinco nas duas últimas. Os temas são os mesmos, os badniks idem e os chefes, mesmo não sendo 100% iguais, são bem semelhantes.

O que distancia ambos os games é o layout das fases, que no oito bits é, evidentemente, mais simples, além de dar mais oportunidades do jogador controlar o Sonic a pé.  Já os Special Stages são completamente diferentes, e você controla o Sonic em cenários egípcios (?), e a ideia é coletar uma certa quantidade de anéis em um curto período de tempo.

Os gráficos contam com um visual bacana, que não chega a impressionar no console, mas também não fazem feio. O maior destaque são os badniks, que são relativamente grandes e também a boa distribuição de cores pelos cenários. Já a trilha sonora deixa a desejar e outros games oito bits conseguem driblar melhor a limitação do videogame. Por fim, a jogabilidade também não é muito fluida, mas com um pouco de treino é possível dominar os controles.

O interessante é que a capa da edição oito bits é idêntica a do Mega Drive, exceto por utilizar o estilo artístico oriundo dos desenhos animados.

Não há muito o que dizer sobre o Sonic Spinball 8 bits. Ele é basicamente um demake do seu irmão mais velho.  Vale a pena a conferida pela curiosidade, mas a edição 16 bits continua sendo uma experiência superior.

Não se esqueça de visitar a loja oficial da Sega com diversas opções de camisetas, moletons e muito mais!