O jogo “Space Harrier II” é um jogo especial para os fãs do Mega Drive por várias razões. Primeiro porque foi um dos títulos lançados junto com o console no Japão e EUA. Segundo porque é uma sequência do clássico de arcade criado pelo gênio Yu Suzuki, lançado no final de 1985. E terceiro porque é muito divertido, especialmente por se tratar da primeira geração de games do Mega Drive!

O arcade de Yu Suzuki já fazia um grande sucesso nas casas de fliperamas, um dos primeiros shooters 3D em terceira pessoa da história, dando origem ao gênero Rail Shooter, que fez bastante sucesso nos anos 90. A ideia da Sega era então aproveitar esse sucesso e mostrar do que seu 16 bits era capaz, fazendo uma versão caseira da obra de Suzuki.

Em comparação ao arcade, o Mega Drive era bastante limitado em seu hardware para reproduzir os mesmos efeitos gráficos, mais isso não foi problema para Kotaro Hayashida (criador deAlex Kidd), que aceitou a tarefa de converter o game. Ele utilizou alguns truques gráficos para replicar os efeitos de zoom e escala do arcade, que na época eram bem impressionantes (e que foram melhorando em jogos posteriores).

O jogo se passa no ano de 6236, onde o jogador assume o comando do herói chamado simplesmente de Harrier, que atende um pedido de socorro em um distante ponto do universo conhecido como Fantasy Land. Seu objetivo é sobreviver aos 12 cenários surreais e destruir as forças inimigas que invadiram o planeta usando apenas seu jetpack e uma arma laser.

Como todo bom shooter, a ação é frenética e lotada de inimigos, com destaque para os chefões desafiadores ao final de cada fase. Além dos inimigos, Harrier também deve desviar de obstáculos que aparecem na tela. Uma coisa bem legal é que além de voar, Harrier também pode correr no chão dos cenários.

Vale destacar que “Space Harrier II” apresenta vozes digitalizadas durante o jogo, além de contar com trilha sonora de Tokuhiko “Bo” Uwabo, que compôs em outros títulos clássicos da Sega como “Alex Kidd in Miracle World”, “Castle of Illusion Starring Mickey Mouse”, “Phantasy Star”, entre outros.

Apesar de não ser um jogo que explore todo o potencial do Mega Drive, “Space Harrier II” marcou história por ser um dos representantes do primeiro ciclo de vida do console, dando um gostinho de como a diversão das poderosas máquinas de arcade poderiam ser adaptadas para o conforto do seu lar.

Uma versão para Master System também foi lançada em 1988 (com direito a uma edição “3D” com o uso do óculos), inclusive sendo a “verdadeira” sequência do arcade, com a versão do Mega Drive sendo a terceira na cronologia da série. O Game Gear, o 32X e outros sistemas também ganharam suas próprias versões.