Em outubro de 2018 o Mega Drive completa 30 anos de lançamento, mas o presente os fãs já receberam: o jogo inédito Tanglewood, disponível em mídia física no site oficial ou ainda em versão digital para PC via Steam (versão idêntica ao do Mega Drive em termos de visual e gameplay, mas com Conquistas, save automático nos checkpoints, etc).

Recentemente realizamos uma entrevista exclusiva com um dos Beta Testers brasileiro, que nos deu mais detalhes sobre o desenvolvimento do jogo – confira ela aqui!

Mais do que uma homenagem aos jogos de plataforma da década de 90, Tanglewood é um genuíno jogo 16 bits, já que ele foi desenvolvido com as mesmas ferramentas e métodos que os antigos desenvolvedores usavam para criar games no console, ou seja, foi feito especialmente para o hardware do Mega Drive.

Venha conosco e veja o que achamos desse belíssimo game!

AVENTURA NA FLORESTA!

O projeto surgiu em 2016 por meio de uma campanha de financiamento coletivo bem sucedida no Kickstarter, e tem como protagonista Nymn, uma simpática criatura parecida com uma raposa do mundo de Tanglewood, que se separou do resto do grupo e que agora precisa dar um jeito de encontrar seus amigos e familiares.

E é claro que a tarefa não será fácil. Com a ajuda do jogador, Nymn terá de enfrentar os perigos da noite, escapar de armadilhas mortais e dar um jeito de derrotar predadores ferozes. O jogo se apresenta como do gênero de plataforma com elementos de resolução de quebra-cabeças (puzzles), em uma mistura de Out of This World e The Lion King.

Os controles são simples:

  • A interage com objetos (como caixas e pedras).
  • B usa poderes especiais (já falaremos deles).
  • e C pula.

HABILIDADES ESPECIAIS

Nymn não possui medidor de vida, um simples toque de um inimigo, por menor que seja, e já era. Por isso é importante ficar atento aos checkpoints, para não ter que voltar muito atrás quando uma tragédia acontecer. O lado bom é que o jogo oferece vidas infinitas, e acredite, você vai precisar delas. Aperte Start para anotar os passwords, caso precise dar um tempo no jogatina.

Nymn também conta com a ajuda de pequenas criaturas da floresta chamadas Fuzzl, que parecem pequenas bolas de pelo coloridas. São por meio deles que nosso herói ganhará poderes especiais por um curto período de tempo, para isso basta rolá-los até o seu ninho e então apertar o botão A. Eles estão disponíveis em três cores:

  • Amarelo – Dá a habilidade de planar (segure B).
  • Verde – Congela os inimigos.
  • Azul – Permite cavalgar em criaturas maiores.

Há ainda um Fuzzl vermelho, que deve ser usado em engrenagens para ativar engenhocas (construídas por antigos seres que agora estão extintos) para ativar armadilhas ou alcançar novas áreas.

É possível ainda coletar vagalumes durante a aventura (aperte Start para ver quantos foram capturados em cada fase). Nada foi explicado sobre eles, aparentemente não alteram nada nas mecânicas no jogo, então imaginamos que ao coletar todos (coisa que ainda não conseguimos), desbloqueie algum extra ou apresente um final diferente.

UMA LONGA JORNADA

A jornada será longa, são 8 capítulos divididos em 3 acts (alguns têm quatro), com um total de 28 cenários. Cada área é bem grande, com ação tanto na vertical como na horizontal, e a medida em que for avançando elas vão ficando mais complexas, até se transformarem em verdadeiros labirintos.

A Duração do jogo vai depender de sua habilidade de resolver os quebra-cabeças, que vão se tornando mais complicados, em alguns casos podendo levar até mais de uma hora para passar um Act, caso não saiba o que fazer.

O primeiro capítulo é bem simples e ideal pra você ir se acostumando com os controles e as mecânicas do jogo. A partir do segundo capítulo é visível um aumento na dificuldade por meio de uma tempestade, que muda o estilo de jogar e raciocinar.

E assim vai evoluindo, em cada capítulo há desafios e inimigos novos que exigem mais do jogador. Algo interessante é o sistema de dia e noite, que traz criaturas mais perigosas no período noturno.

VALE A PENA?

Visualmente Tanglewood é um espetáculo, com destaque para as animações graciosas do personagem principal. Todo o design artístico, desde os inimigos aos cenários de fundo, são muito bem feitos e aproveita as capacidades do Mega Drive de maneira que não vai decepcionar nenhum fã do console. É provavelmente um dos jogos mais bonitos que já apareceu no videogame da Sega.

Na parte sonora os destaques são os efeitos sonoros, enquanto algumas músicas incidentais tocam em partes importantes da aventura, criando assim uma atmosfera envolvente com grande poder de resposta emocional. Nas opções na tela inicial há uma opção para desativar o chip de som YM2612 SSG-EG, caso haja algum problema nos sons, dependendo de qual modelo de Mega Drive você estiver usando.

Tanglewood certamente é um jogo mais do que recomendado para você fã do nosso grande guerreiro Mega Drive, que mesmo 30 anos após o seu lançamento, ainda consegue oferecer um jogo excepcional inédito, que vai te deixar grudado na tela da TV por muitas e muitas horas! Vai nele sem medo e seja feliz!

Mega Drive Tectoy

Mantendo o icônico design original, o Mega Drive foi relançado pela Tectoy em 2017 com 22 jogos na memória (expansível até 594 jogos), trazendo a oportunidade de antigos e novos fãs matarem as saudades de clássicos como Sonic The Hedgehog, Golden Axe, Streets of Rage, Shinobi, entre outros. Acesse o link para mais informações do produto!