Em comemoração aos 20 anos do lançamento de Sonic Adventure, a revista britânica Retro Gamer conversou com o atual produtor da série Sonic, Takashi Iizuka, e também o diretor de arte Kazuyuki Hoshino, comentando um pouco sobre o clássico jogo que ingressou as aventuras tridimensionais da série.

“(…) Foi o título que trouxe as pessoas ao Dreamcast e nós tivemos um orçamento para fazer algo que mostrasse o que o hardware é capaz. No entanto, foi o primeiro jogo 3D que trabalhamos e, olhando agora, posso ver as limitações dele, o que me dá vontade de fazer um remake” – diz Iizuka, que dirigiu os dois jogos de Sonic Adventure e Heroes.

Ao longo da extensiva matéria, Iizuka também explica as razões pelos gameplays alternativos.

“Criar um mundo 3D para o Sonic correr tomou mais tempo do que podíamos imaginar. Sentimos que seria um desperdício correr tão rapidamente pelas fases que demoramos tanto tempo criando, então pensei em formas de aproveitá-las com mais eficiência, e daí ‘nasceu’ a ideia de ter seis personagens com suas jogabilidades” 

Produtor da série e diretor de Sonic Adventure, Takashi Iizuka.

Entre outras coisas também foi explicado que os novos visuais vieram para dar a sensação de “frescor” e novidade que sempre foi característica da série desde a época do Mega Drive, além de que era necessário fazer uma adaptação dos modelos para o universo 3D.

Por fim, a inclusão da jogabilidade do Big the Cat, que tem fases de pescas, veio para propositalmente “quebrar o ritmo”, já que todos os outros gameplays são frenéticos e com ênfase na aventura.

“Tínhamos fases de ação em alta velocidade (Sonic e Tails), caça ao tesouros (Knuckles), tiro (Gamma), e ‘toneladas’ de conteúdos que foram bem desafiadores para os level designers e criadores, então eu queria que um desses games fosse algo divertido e completamente diferente dos outros gameplays oferecidos.

Foi aí que pensei: ‘já que temos água no mapa, podemos presentear o jogador com um jogo de pesca’. Disse ao character designer (Yuji Uekawa), que queria um personagem gigante e relaxado para que os jogadores não confundissem com um gameplay intenso” 

Sonic Adventure completou 20 anos recentemente e é considerado um clássico do Dreamcast, sendo o jogo mais bem sucedido comercialmente do console e com uma grande legião de fãs. Para muitos, é a prova definitiva que o mascote funciona no universo tridimensional.