Arte de Capa: Sonic Guru

Continuando nossa maratona para cobrir todos os jogos do azulão, dessa vez chegamos a Era 128 Bits, iniciada com o saudoso Sonic Adventure no Dreamcast e finalizando com o primeiro jogo de Sonic Riders, o último multiplataforma da geração. Caso não tenha visto os games da era clássica, clique aqui.

1998

Sonic Adventure – Dreamcast

Clássico do Dreamcast, o Sonic Adventure foi massivamente bem recebido e é considerado um dos melhores games do console. São seis personagens jogáveis, visuais repaginados, rock na trilha sonora, um inimigo separado do Dr.Eggman e cenas que imitam um jogo de RPG.

Sonic R – PC

A conversão para PC se diferencia da versão para Saturn por contar com efeitos climáticos e gráficos melhorados.

1999

Sonic Pocket Adventure – Neo Geo Pocket

Desenvolvido pela SNK, o Sonic Pocket Adventure tem as fases do Sonic 2 com a trilha sonora de Sonic 3 e Knuckles.

2000

Sonic Shuffle – Dreamcast

Um “party game” de tabuleiro com os personagens da série Sonic. Desenvolvido pela Hudson Soft, este é o único game do ouriço que ficou exclusivo no Dreamcast.

2001

Sonic Adventure 2 – Dreamcast

Considerado por muitos como um dos melhores games de toda a série, o Sonic Adventure 2 tem uma história mais amadurecida comparada aos anteriores, introduz os personagens Shadow The Hedgehog e Rouge The Bat e aposta em cenários mais realistas. São os melhores gráficos do Dreamcast, exceto Shenmue.

Sonic Advance – Gameboy Advance

Utilizando a fórmula dos jogos do Mega Drive com os visuais oriundos da época Advenutre, o Sonic Advance é um tradicional jogo de correr e pular em 2D com vários personagens jogáveis.

Mini-Game Sonic Cafe: Sonic Tennis – Celulares Japoneses

Foi o primeiro ano do serviço Sonic Cafe, que anualmente incluía diversos minigames do ouriço nos dispositivos japoneses. Sonic Tennis é, como o nome sugere, um jogo de tênis com os personagens da série Sonic.

 

2002

Sonic Advance 2 – Gameboy Advance

Primeira participação da coelha Cream The Rabbit na série Sonic, este é o game mais desafiador, até o momento, para chegar aos Special Stages e coletar as esmeraldas.

De quebra, o último chefe com o Super Sonic também é um dos mais desafiadores da série. Curiosamente, este título teve grande ênfase na velocidade justamente pelo jogo anterior ter sido criticado por não ser tão rápido.

Sonic Mega Collection – Nintendo GameCube

Coletânea de jogos do Mega Drive para o Nintendo GameCube, contando com alguns extras interessantes para a época, como a abertura do Sonic CD em alta resolução.

9 mini games para o Sonic Cafe:

Sonic Golf, Sonic Speech, Sonic Fishing, Sonic Billiard, Goodfriend Chao, Sonic Bowling, Dr.Eggman Number Bass Panic, Sonic Mine Sweeper, Sonic Racer Shift Up

 

2003

Sonic Pinball Party – Gameboy Advance

Diferente do Sonic Spinball para o Mega Drive, este utiliza um pinball comum com temática Sonic.

Sonic Adventure DX – Gamecube / PC

Versão “turbinada” do primeiro Sonic Adventure lançado para o Dreamcast. Personagens com uma taxa poligonal maior, há um novo modo de missões, novos ângulos de câmera nas cutscenes e a cada 20 emblemas um jogo do GameGear é destravado.

Sonic Battle – Gameboy Advance

Único game desenvolvido pela Sonic Team para o Gameboy Advance, este mistura elementos dos jogos de luta com RPGs e é considerado por muitos como um dos melhores do portátil.

Sonic N – N-Gage

Conversão do primeiro Sonic Advance para o obscuro portátil N-Gage.

5 mini-games para o Sonic Cafe

Sonic Putter, Sonic Darts, Sonic Racing Kart, Sonic Reversi, Tails Flying Get

 

2004

Sonic Heroes – Gamecube / PlayStation 2 / Xbox

O primeiro multi-plataforma da série Sonic foi um dos projetos mais desafiadores da Sonic Team, já que precisava mostrar aos novos jogadores “o que é” um jogo do Sonic, e também precisava atingir os fãs mais antigos. Por isso, o game é mais próximo dos jogos do Mega Drive, abusa dos clichês da franquia e tem uma larga quantidade de personagens jogáveis.

Sonic Advance 3 – Gameboy Advance

O terceiro game da saga Advance é continuação direta de Sonic Battle e usa a jogabilidade Tag Action com dois personagens simultâneos.

Sonic Mega Collection Plus – PlayStation 2 / Xbox Clássico

Coletânea dos jogos do Mega Drive com alguns títulos do Game Gear.

Sonic X – SuperSonic Hero – Gameboy Advance

Dois episódios do anime Sonic X para um cartucho do Gameboy Advance

Sega Superstars – PlayStation 2

Game que usa o periférico “EyeToy” do PlayStation 2 utilizando vários personagens famosos da SEGA, incluindo Sonic.

5 Mini-Games para o Sonic Cafe

Sonic Hopping, Sonic Hopping 2, Sonic Hearts, Sonic Panel Puzzle, Sonic Gammon

 

2005

Shadow The Hedgehog – GameCube / PlayStation 2 / Xbox Clássico

Polêmico jogo, ele dividiu opiniões e não agradou a mídia da época por ser considerado um pouco “pesado demais” para o universo Sonic. A longo prazo, conquistou uma significativa legião de fãs.

Sonic Rush – Nintendo DS

Lançado no mesmo dia do jogo do Shadow, ele é o último game produzido pelo Yuji Naka, o programador da série e considerado o pai do Sonic. Curiosamente, a jogabilidade “boost” que veio a ser bem famosa nos jogos seguintes do azulão é o último legado de Naka. Também introduz uma personagem bem popular na série: Blaze The Cat.

Sonic Gems Collection – GameCube / PlayStation 2

Coletânea de jogos famosos da série Sonic que eram pouco acessíveis na época, incluindo o Sonic CD, The Fighter e R. Chama a atenção a larga quantidade de extras destraváveis para a época.

4 mini-games para o Sonic Cafe

Sonic Jump, Sonic Daifugou, Amy´s American Page One, Sonic Kart 3D X

 

2006

Sonic Riders – GameCube / PlayStation 2 / Xbox Clássico

Game de corrida com pranchas voadoras, ele tem uma significativa legião de fãs nos dias de hoje.