Arte de Capa: Sonic Guru

E finalmente, chegamos nos jogos atuais do ouriço! Não deixe de conferir também os games da era clássica, 128 bits e moderna.

Sonic 4: Episode II – Multiplataforma

Melhorando em todos os pontos comparados ao episódio I, o game é mais longevo, mais criativo, tem músicas melhores e uma jogabilidade superior ao primeiro. Ainda não chega a ser um excelente game, mas um passo na direção certa.

Sonic All Stars Racing Transformed – Multiplataforma

Continuação da saga de corrida, o Transformed tem veículos que se transformam ao longo da pista.

Sonic Adventure 2 Remaster – Multiplataforma

Remasterização de um dos jogos mais populares da franquia, o Sonic Adventure 2 foi muito bem recebido pelos fãs da época Adventure e teve excelentes vendas digitais.

Sonic the Fighter Remaster – Multiplataforma

Este inclui a personagem inédita Honey the Cat ao elenco.

Sonic Jump – Dispositivos Móveis

Remake de Sonic Jump.

2013

Sonic Athletics – Arcades

Exclusivo do Japão, o Sonic Athletics é um game para arcades onde as pessoas devem ficar correndo.

Sonic Ghost Shooting – Arcades

Não há informações sobre, exceto de que usa a fase Pumpkin Hill de Sonic Adventure 2 como tema.

Sonic Lost World – Wii U

Inicialmente vindo para ser um exclusivo do Wii U, o Sonic Lost World foi feito para mostrar aos jogadores que um jogo 3D do azulão pode ter excelência em jogabilidade. Câmera perfeccionista, livre de bugs, jogabilidade em que você controla 100% do Sonic, parkour e wisps, esta é, sem dúvidas, a jogabilidade mais bem produzida da série.

Sonic Lost World – Nintendo 3DS

Pela primeira vez desenvolvido pela própria Sonic Team, e não a DIMPS, o Sonic Lost World para o Nintendo 3DS tem a mesma jogabilidade, mas cenários inéditos.

Mario & Sonic at Sochi Olympic Winter Games – Nintendo WiiU

Mais um game que une ambos os mascotes nos jogos olímpicos.

Sonic Dash – Dispositivos Móveis

Um dos mais bem sucedidos games dos dispositivos móveis da série Sonic, o Dash alcançou a incrível marca de 100 milhões de downloads. Veio para entrar “na moda” dos jogos de corrida infinita.

Sonic The Hedgehog Remaster – Dispositivos Móveis

Feito pelo fã Christian Whitehead, a ideia do remaster de Sonic 1 era colocar elementos inéditos no game. Segundo ele “já jogamos os clássicos do Mega Drive inúmeras vezes. Queremos jogá-los em novas roupagens”.  Esta é a versão definitiva do Sonic 1.

Sonic The Hedgehog 2 Remaster – Dispositivos Móveis

Seguindo a mesma filosofia do Sonic 1 Remaster, este traz a fase Hidden Palace, deletada do lançamento original.

2014

Sonic Boom: Rise of Lyric – Wii U

Iniciativa da SEGA Americana com os membros da Big Red Button Entertainment, o Sonic Boom: Rise of Lyric foi uma tentativa de rebootar a franquia. Com marketing bem agressivo, o jogo não emplacou por uma razão simples: ele não parece ser um jogo do Sonic.

Sonic Boom: Shattered Crystal – Nintendo 3DS

Considerado por muitos fãs um dos mais sem graças da série, o Sonic Boom Shattered Crystal possui qualidade técnica, mas carece no principal: ser divertido.

Sonic Jump Fever – Dispositivos Móveis

Versão turbinada e gratuita do Sonic Jump.

2015

Sonic Runners – Dispositivos Móveis

Primeiro jogo da Sonic Team para dispositivos móveis, o Sonic Runners foi bem avaliado pelo público, mas não pela mídia, e recebeu um número significativo de downloads. No entanto, ele não rendeu o sucesso comercial esperado porque a ideia era fazer dinheiro pelas microtransações. Ou seja, ele foi baixado inúmeras vezes, mas o pessoal ficava só na versão gratuita mesmo.

Sonic Dash 2: Sonic Boom – Dispositivos Móveis

Tentando pegar “carona” no sucesso de Sonic Dash para promover a saga Boom, o Sonic Dash 2 não rendeu o mesmo sucesso do primeiro.

2016

Sonic Boom: Fire and Ice – Nintendo 3DS

Último “suspiro” da saga Boom, ele é uma baita evolução quando comparado ao Shattered Crystal, mas continua sendo o típico jogo não divertido.

Mario & Sonic at Rio Olympic Games – Nintendo 3Ds e Wii U

Quem diria que um dia os dois mascotes mais famosos dos games teriam um jogo que se passa no Brasil? Pois as olimpíadas em 2016 foram por aqui e, portanto, o game unindo ambos os universos também.

2017

Sonic Runners Adventure – Dispositivos Móveis

Como o primeiro Runners rendeu sucesso de público, mas não foi bem sucedido comercialmente pelas microtransações, a SEGA “recauchutou” o título e o colocou de volta no mercado, mas desta vez pago.

Sonic Mania – Multiplataforma

Voltando a ter gráficos com estilo pixel art do Mega Drive, o Sonic Mania é um dos games mais bem avaliados da série. No entanto, comercialmente ele mantém o mesmo padrão dos games da franquia.

Sonic Forces – Multiplataforma

Seguindo a dobradinha de jogos “2D” e “3D” iniciadas em Sonic 4 Episode I e Colors, o Sonic Forces veio para ser o jogo tridimensional do ouriço. Como a maior parte dos games 3D, não foi tão bem recebido pela mídia, mas tem uma significativa legião de fãs e rendeu o mesmo sucesso comercial do Mania.

Sonic Forces Speed Battle – Dispositivos Móveis

Mais uma variação de Sonic Runners, desta vez com a temática de Sonic Forces.

2018

Sonic Mania Plus – Multiplataforma

Relançamento “turbinado” do Sonic Mania, esta versão corrige alguns bugs, traz de volta os obscuros Mighty e Ray e um novo modo “encore mode” que muda a paleta de cores das fases.

2019

Team Sonic Racing – Multiplataforma

O primeiro game da série de corrida que não terá outros personagens da SEGA, somente os da série Sonic.

Sega Heroes – Dispositivos móveis

RPG que tratá diversos personagens icônicos da empresa, incluindo os da série Sonic.