Arte de Capa: Sonic Guru

A série Sonic é uma das franquias mais bem sucedidas comercialmente do mundo dos games até hoje.

Segundo a própria SEGA, são mais de 800 milhões de cópias contando as vendas, jogos gratuitos, relançamentos etc, estando entre as franquias mais bem sucedidas de todos os tempos no mundo dos games.

E ao contrário do que muitos pensam, a SEGA sempre investiu em jogos tridimensionais para o mascote por eles terem apelo comercial e uma significativa legião de fãs. Por essa razão, decidimos trazer uma série de posts cobrindo todos os jogos lançados e alguns cancelados da série!

Se por acaso algum game ficou de fora, deixe nos comentários.

1991

Sonic The Hedgehog – Mega Drive

Ao contrário do que muitos pensam, a primeira aventura veio para o Mega Drive e não para o Master System. Este foi o início de tudo.

Sonic The Hedgehog – Master System / Game Gear

Vindo seis meses depois da edição para o Mega, a do Master se destacava pelas músicas de Yuzo Koshiro, o mesmo de Streets of Rage.

Sonic Eraser – Mega Drive (Meganet)

Exclusivo do Japão, ele era um Tetris com temática Sonic vindo para o Meganet.

Waku Waku Sonic Patrol Car – Arcades

Simulador de Kart que usava o Sonic vestido de policial.

1992

Sonic The Hedgehog 2 – Master System / Game Gear

O Sonic 2 para o Master veio um mês antes que do Mega, marcando a primeira presença do Tails, mesmo que não jogável, e de uma versão metalizada do herói.

Sonic The Hedgehog 2 – Mega Drive

Aqui chegou a sétima esmeralda, o Super Sonic, o Spin Dash, um modo para dois jogadores e Tails jogável.

Segasonic – Arcade

Obscuro jogo para os fliperamas que contava com os personagens Mighty e Ray, sendo que ambos foram protótipos do Sonic e do Tails respectivamente.

1993

Sonic CD – Sega CD

Releitura em CD do Sonic 1, foi a primeira participação da Amy Rose, do Metal Sonic, além de ter viagens no tempo e o movimento Peel Out. Ficou conhecido por ter duas trilhas sonoras: a japonesa e a americana, cada uma com sua legião de fãs.

Sonic Chaos – Master System / Game Gear

Este introduz o Spindash, Peel Out e os Special Stages para coleta de esmeraldas nos jogos 8 bits. Tails também é jogável e, pela primeira vez, seu voo é controlável.

Sonic Spinball – Mega Drive

Desenvolvido pelos norte-americanos do Sega Technical Institute, o Sonic Spinball foi o primeiro spin-off da série e é o único game a usar os personagens de Sonic SatAM.

Sonic Spinball – Master System / Game Gear

A versão para Master System e Game Gear conta com layouts e músicas diferentes.

Dr.Robotnik Mean Bean Machine – Mega Drive

Adaptação do clássico japonês Puyo Puyo, este é, basicamente, um jogo de Tetris. Conhecido pela excelente trilha sonora e por ser o único a utilizar os personagens do desenhos “As Aventuras de Sonic The Hedgehog”.

Dr.Robotnik Mean Bean Machine – Game Gear / Master System

Versão 8-bits do jogo citado, é um “tetris” com temática Sonic.

Segasonic Cosmo Fighter – Arcade

Bastante raro, ele é um jogo do Sonic lançado no Japão onde você controla uma nave e deve salvar os flickies do Dr.Eggman.

Segasonic Popcorn Shop – Arcade

Não sendo bem um jogo, ele é uma fabricante de pipoca que conta com animações do mascote.

 

1994

Sonic the Hedgehog 3 – Mega Drive

A terceira aventura do Sonic para o Mega Drive introduz o Knuckles e a Esmeralda Mestre.

Sonic Drift – Game Gear

Primeiro game de corrida do mascote em karts. Bem simplório, ele tem os personagens da série.

Wacky Worlds Creativity Studio – Mega Drive

Utiliza os personagens da série Sonic em um jogo de desenho.

Sonic Triple Trouble – Game Gear

Continuação de Sonic Chaos, ele introduz o Knuckles nos 8 bits e o obscuro Fang the Sniper. Muitos consideram que esta é a aventura mais próxima dos 16 bits nos 8 bits.

Tails and Music Maker – Sega Pico

Jogo educativo, ele dá noções musicais para as crianças.

Sonic The Hedgehog Gameworld – Sega Pico

Também educativo, o Sonic Gameworld te dá noções de pintura e desenho.

Sonic & Knuckles – Mega Drive

A segunda metade da aventura do Sonic 3, ele conta com a tecnologia “lock-on”, onde a parte superior do cartucho tinha uma entrada para incluir outro.

Com isso, era possível unir ao Sonic 3 e ter a aventura completa; unir ao Sonic 2 e jogar com o Knuckles nas fases deste jogo ou com o Sonic 1 e passar por praticamente infinitos (134.217.728 para ser preciso) Special Stages.

1995

Sonic Drift 2 – Game Gear

Continuação dos jogos de corrida de kart, esse potencializa todos os pontos do jogo anterior, com mais personagens jogáveis, maior número de modalidades e pistas.

Knuckles Chaotix – SEGA 32X

O jogo mais bem sucedido do SEGA 32X, Knuckles Chaotix é, basicamente, um jogo do Sonic “sem o Sonic”. Nele, o protagonista é o Knuckles e ele deve se unir aos chaotix Espio, Vector e Charmy para derrotar o Eggman. Mighty The Armadillo faz sua última aparição até o  Sonic Mania Plus anos mais tarde.

Tails Skypatrol – Game Gear

Com jogabilidade bem diferente das tradicionais, ele é uma espécie de “jogo de navinha” protagonizado pelo Tails. A vilã é a bruxa Witchcart e o game tem um aspecto bem mais “bonitinho” que os jogos tradicionais. Curiosamente, este é um dos mais difíceis de toda a série.

Tails Adventures – Game Gear

Considerado um dos melhores spin-offs da era clássica, o Tails Adventures é um Metroidvania que conta a história do menino-raposa antes de conhecer o azulão. A ideia é pegar itens “aqui” para destravar coisas “acolá”.

Sonic Labyrinth – Game Gear

Game de visão isométrica para o Game Gear onde o Sonic perde sua velocidade característica. Somente o visual se salva, já que este é considerado um dos piores, para muitos o pior, jogo do mascote.

1996

Sonic The Fighter – Arcade

Utilizando a engine de Virtua Fighter, o Sonic The Fighter é um jogo de luta com os personagens da série.

Sonic 3D Blast – Mega Drive / Sega Saturn

Despedida do Sonic no Mega Drive e o primeiro grande trabalho de Jun Senoue na trilha sonora da série. Neste você deve salvar os flickies para conseguir passar de fase.

Sonic Blast – Game Gear / Master System

Apesar do nome semelhante, a contraparte para o Game Gear não possui conexão com a versão do Mega Drive. Utiliza os silicon graphics para um bom efeito visual, e a versão de Master System é exclusividade dos brasileiros graças a Tectoy.

Sonic The Hedgehog Screensaver – PC

Sendo uma coletânea de “proteção de tela” para o Windows 95, o Sonic The Hedgehog Screensaver possui várias imagens temáticas.

Sonic Schoolhouse – PC

Exclusivo para PC, este game educativo conta com os gráficos do jogo cancelado Sonic X-Treme.

1997

Sonic Jam – Sega Saturn / Game.com

Coletânea dos jogos principais do Mega Drive, o Sonic Jam tem um modo chamado Sonic World que é um protótipo do que veio a ser o Sonic Adventure no Dreamcast. A versão de Game.Com foi o primeiro jogo do ouriço fora de um console da SEGA.

Sonic & Knuckles Collection – PC

Coletânea do Sonic 3 e Knuckles para PC, se diferenciando do lançamento para o Mega Drive com sua trilha sonora inédita. Especula-se que as músicas foram alteradas para não ter problemas de direitos autorais com o Michael Jackson, que compôs a trilha do Sonic 3 e não foi creditado.

Sonic R – Sega Saturn

Último game a utilizar os personagens em seus visuais clássicos (sem contar o Sonic Mania), este é um jogo de corrida muito conhecido pela excelente trilha sonora.