O Dia das Crianças é o dia dos baixinhos ganharem presentes, e claro, um dos favoritos é receber aquele game tão desejado. Para celebrar esse dia cheio de alegria e diversão, elaboramos um Top 5 Dia das Crianças!

Escolhemos cinco jogos para o Master System com grande apelo para as crianças, especialmente para aquelas que cresceram assistindo aos programas infantis aqui citados.

Se você está mais crescidinho agora, não tem problema que a diversão é a mesma, chame os filhos, os sobrinhos, os irmãozinhos e jogue junto com eles estes cinco títulos que marcaram a infância de muitas crianças nos anos 90!

Jogos de Verão/California Games

Aaahhh o verão, sol, calor, praia, garotas de biquíni, mar, esportes….

“California Games”, ou como ficou mais conhecido pelo público brasileiro “Jogos de Verão”, foi lançado para vários sistemas da época, entre eles o Master System em 1989 (e mais tarde também no Mega Drive) aproveitando esse belo tema.

O jogo baseia-se em modalidades esportivas que ocorrem no estado da Califórnia (EUA), que tem um clima normalmente quente – e por esse motivo teve o nome adaptado adaptado para “Jogos de Verão” no Brasil.

Até oito jogadores podem competir entre turnos e em seis modalidades: Half Pipe (Skate), Surf, Patins, Bicicross, Footbag (Embaixadas) e Frisbee (Arremesso de Disco). Cada jogador tem três chances para cada modalidade, e ganha quem pontuar mais.

Uma sequência foi lançada em 1993 trazendo novas modalidades como Asa-Delta e Esqui na Neve.

Safari Hunt

Lançado em 1986, “Safari Hunt” é um jogo de tiro ao alvo que utiliza a famosa pistola Light Phaser e que vinha na memória do primeiro Master System fabricado no Brasil em 1989 – junto com outros dois títulos, Hang On e o secreto Snail Maze (Labirinto).

O jogo consiste em apenas três cenários (Lago, Selva, Floresta) onde o jogador deve atirar em vários animais selvagens, com um número limitado de tiros. Para passar ao próximo nível, deve-se atingir uma determinada pontuação.

As telas se repetem com um nível de dificuldade crescente até o level 69, quando o jogador precisa atingir um milhão de pontos e então a partida se encerra.

O jogo foi lançado posteriormente em formato físico junto com “Hang On” em um único cartucho.

As Aventuras da TV Colosso

Se você era criança nos anos 90 certamente deve se lembrar do programa infantil “TV Colosso”, que utilizava bonecos caracterizados como cães, simulando todas as instâncias de uma emissora de TV, desde do presidente ao estagiário.

Aproveitando o sucesso do programa com a criançada, a Tectoy lançou em 1996 “As Aventuras da TV Colosso”, jogo desenvolvido baseado na estrutura e gráficos de “Asterix and the Secret Mission”.

O jogador controla Priscilla, a cachorrinha apresentadora da raça pastor inglês (uma das protagonistas do programa) e o vira-lata faz-tudo Gilmar, na missão de encontrar ervas que podem curar JF, o chefão da emissora em que trabalham.

Castelo Rá-Tim-Bum

Outro jogo inspirado em um programa infantil-educativo da TV Cultura, desta vez o famoso “Castelo Rá-Tim-Bum”, lançado em 1997 através de uma produção totalmente nacional da Tectoy.

Na história, o menino Zequinha tomou uma poção que o fez voltar a ser bebê, e o jogador, no papel de Biba ou Pedro, deve procurar os ingredientes para fazer outra poção e reverter o processo.

Para isso deve visitar ambientes clássicos do programa como a cozinha cheia de gavetas e o laboratório dos irmãos gêmeos Tíbio e Perônio, em uma aventura que combina elementos de plataforma com quebra-cabeças simples.

Conseguirão Biba e Pedro encontrar os ingredientes e fazer Zequinha voltar ao normal antes que todos percam a paciência com tanto choro!?

Sítio do Pica-Pau Amarelo

A clássica obra literária infantil de Monteiro Lobato, que já foi adaptada para TV várias vezes, também recebeu uma versão jogo 100% nacional, lançada pela Tectoy em 1997.

Tudo era festa no Sítio, até que um dia a Tia Nastácia foi afetada por uma misteriosa doença que a fez adormecer. Após o Dr. Caramujo examiná-la, ele disse que há um antídoto, mas que precisaria de cinco ingredientes mágicos diferentes.

Os cinco ingredientes são: sangue de morcego, a carapuça do Saci, o Bastão de Salsaparrilha do Curupira, um fio de cabelo da lara e uma lágrima da Cuca.

Para seguir esta jornada, o jogador pode escolher entre o Padrinho e a Emília, e caso não tenham sucesso, a pobre tia Nastácia vai dormir por 100 anos. E ai, quem é que vai fazer aqueles bolinhos que a turma tanto gosta?