E para comemorar a vitória do Brasil em cima do México nesta manhã de segunda-feira (2) em plena oitavas de final da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, nada melhor do que um Top 5 relembrando alguns jogos memoráveis de futebol do Master System – também fizemos uma lista para o Mega Drive, além de comparar dois mitos do futebol virtual!

Assim como o seu irmão 16 bits, o Master contou com vários games que retratam bem a emoção do futebol na tela da TV em seus gloriosos 8 bits. Como toda lista, alguns títulos infelizmente ficaram de fora, mas que podem (e devem!) ser relembrados por vocês na seção de comentários (e quem sabe a gente não faz uma Parte 2 futuramente?).

Boralá conhecer alguns jogos de futeba do Master System?

Great Soccer/Super Futebol 1 e 2

“Super Futebol” (também conhecido como Great Soccer ou World Soccer) provavelmente é o game mais lembrado pelos fãs brasileiros, lançado pela Sega em 1987 para o Master System. Com visual colorido, músicas vibrantes (incluindo hinos nacionais) e uma disputa por pênaltis que é um show à parte, “Super Futebol” foi um título bem impressionante para a época em que foi lançado. Em 1990 a Sega lançou a sequência para o Mega Drive, que aqui foi batizado de “Super Futebol” (falamos dele recentemente neste post!), enquanto a versão do Master System veio em 1990, junto com a Copa do Mundo na Itália e foi batizado por aqui de “Super Futebol II”. O jogo trouxe uma visão aérea e estilo semelhantes aos do popular “Sensible Soccer” (que foi lançado depois), com direito a 30 times de seleção (seis a mais do que na versão 16 bits). Apesar de simples e limitado, são dois jogos que oferecem partidas bem divertidas e viciantes, certamente uns dos primeiros games de futebol virtual de muitos jogadores brasileiros!

Sensible Soccer

O clássico “Sensible Soccer” foi lançado originalmente para o computador Amiga em 1992 e conquistou uma grande legião de fãs pela sua jogabilidade simples e viciante, com visão de cima do campo e sem as regras e simulações realísticas da série FIFA, por exemplo. O Master System (além do Mega Drive, Sega CD e Game Gear também) recebeu sua versão do jogo em 1993, que na verdade era baseado no segundo e mais refinado jogo da série “Sensible Soccer 92/93”, mas que permaneceu apenas no mercado europeu (e por isso não é tão conhecido por aqui).

Super Kick Off

“Super Kick Off” chegou em versões para Master System, Mega Drive e Game Gear, também com visão aérea e estilo de “Super Futebol II”. A série Kick Off nasceu no computador Amiga em 1989 e fez bastante sucesso na década de 90, incluindo a versão de Master System, que consegue capturar todas as emoções do campo de futebol de forma bem dinâmica e divertida. Para muitos fãs do futebol eletrônico, “Super Kick Off” é um dos melhores do gênero em consoles 8 bits.

Ultimate Soccer

“Ultimate Soccer” foi desenvolvido pela Rage Software e lançado em 1993 para os sistemas da Sega, com uma curiosa participação de Sonic nos menus (com permissão da Sega é claro, que ficou responsável pela distribuição do mesmo). O jogo é mais um que nasceu no computador Amiga no ano de 1992 e ganhou versões em diversas plataformas ao longo dos anos 90. A versão para o nosso glorioso 8 bits foi bem recebida pelos fãs de futebol trazendo uma tradicional visão aérea, partidas com velocidades e muito bem fluídas na tela da TV.

FIFA International Soccer

No final de 1993 o Mega Drive recebia o primeiro game da famosa série de futebol FIFA da Eletronic Arts, que se tornou um grande sucesso de público e crítica. No ano seguinte o portátil Game Gear também ganhou sua própria versão do jogo, chamada “FIFA International Soccer”, que por sua vez foi convertido para o Master System exclusivamente para o mercado brasileiro em 1996, por meio da Tectoy. Devido a data em que saiu, muitos jogadores sequer sabem que o console 8 bits também tinha seu game da FIFA, onde era possível escolher entre mais de 50 seleções e fazer gols de bicicleta, peixinho e até de calcanhar! O jogo também permite escolher a melhor estratégia, colocação dos jogadores e os esquemas de ataque. Um show de bola visual e quesito técnico, apesar de partidas não tão dinâmicas quanto os outros jogos desta lista.

Master System

O amado Master System de 8 bits não morreu. Em sua versão Evolution, que apresenta um novo design, mas que preserva toda a tradição e nostalgia do videogame clássico. O console vem com 132 jogos inesquecíveis na memória, prontos para jogar e que incluem clássicos como Alex Kidd, Sonic The Hedgehog, Golden Axe, Hang On, Altered Beast, entre outros. Acesse o site oficial para mais informações sobre o produto!