Em 2016 o game “Vixen 357“, um RPG tático lançado pela produtora Masaya apenas no Japão em 1992, recebeu uma tradução em inglês feita por fãs, e agora o estúdio indie Super Fighter Team, especializado em lançamentos retrôs, anunciou que lançará o game no ocidente pela primeira vez.

Eu descobri Vixen 357 porque a comunidade Sega Mega Drive sempre tem ótimas coisas a dizer sobre o original japonês, dando-lhe notas altas e elogios“, diz Brandon Cobb, do Super Fighter Team, em entrevista recente.

O que eu encontrei foi um elenco charmoso de personagens, uma trilha sonora deliciosa e uma história que eu poderia me envolver. Quanto mais cenários eu jogava, mais eu pensava que talvez eu não devesse ter ignorado os RPGs de estratégia todos esses anos, a favor dos títulos mais tradicionais. Como minha mentalidade sobre o gênero mudou depois de uma experiência com Vixen 357, eu sabia que seria um grande produto novo para nós“.

Cobb explica que o jogo não exigiu muito trabalho no conserto de bugs ou otimização para o ocidente. “Este jogo foi realmente muito bem feito pelos desenvolvedores originais, em comparação com os nossos esforços de RPG anteriores. Eu pessoalmente não senti que precisávamos reequilibrar a dificuldade, aumentar as personalidades dos personagens ou ‘melhorar’ o enredo“.

O trabalho foi focado em garantir que a localização em inglês fosse fiel ao material original em japonês. “Tradução e edição de scripts para este tipo de jogo é sempre intensivo“, explica Cobb.

O objetivo é fazer com que tudo soe nativamente inglês sem desrespeitar o material original. Foi o que fizemos aqui, com grande efeito: preservar a história, as atitudes e emoções dos personagens e o tom geral, sem sacrificar a qualidade, conteúdo ou visão dos escritores japoneses“.

O jogo será lançado em 2019 em formato físico com o cartucho, caixa e manual pelo valor de US$ 70 (cerca de R$ 263, na cotação do dia) em quantidade limitada no site oficial da empresa. Para mais detalhes da rom traduzida do jogo, confira nosso post anterior.

Confira abaixo algumas imagens do game:

BATALHA DE MECHAS NO SÉCULO XXIV

O jogo permite controlar mechas (robôs gigantes) de combate em campos de batalha “gradeadas”, onde gradualmente, você vai formando um exército de diferentes robôs – cada um com seu próprio tipo de ataque e movimentação – para destruir o inimigo. Durante as batalhas, aparecem algumas cenas animadas, como em “Shining Force“, e entre as fases a história é contada com cenas no estilo anime – além dos diálogos ingame.

E falando na narrativa, o game se passa no século XXIV onde a humanidade acaba de vencer uma guerra contra alienígenas graças ao uso dos mechas conhecidos como SERD. O tempo passa e cada país acaba desenvolvendo seus próprios mechas, mais evoluídos e mortais e acaba acontecendo o que já era de se esperar – uma guerra civil.