Aqui no Blog da Tectoy já exploramos o XenoCrisis, novo jogo desenvolvido para o Mega Drive, pelas mãos do estúdio britânico Bitmap Bureau. Tivemos uma entrevista exclusiva e um preview e, agora, tivemos a oportunidade de jogá-lo e contamos um pouco da nossa experiência para vocês.

Com uma campanha no Kickstarter que alcançou 362% (!), Xeno Crisis honra o que cumpre e vai além, se tornando um divertido e frenético game de shooter para o bom e velho Mega Drive, com direito a legendas em português.

A história é bem simplória e serve apenas como desculpa para iniciar a aventura frenética. Basicamente, você está em uma nave espacial e um soldado diz ao comandante que recebeu um sinal de socorro. O comandante responde que eles não têm tempo a perder e, portanto, precisa enviar um esquadrão com os melhores fuzileiros.  Cada vez que você passa de uma fase, há uma ceninha contando um pouco mais o progresso da trama.

Um SmashTV turbinado…bem turbinado!

Com visível inspiração no jogo SmashTV, com direito a “vista de cima”, o XenoCrisis não tem “um ponto” que chama a atenção, porque ele é todo bom. Os gráficos são excepcionais, com direito a chefes gigantes e animações bem perfeccionistas e a trilha sonora também é ótima, combinando perfeitamente com a proposta e com composições memoráveis.

São vários personagens jogáveis e cada um deles tem seus pontos fortes e fracos: vai ter aquele que é mais rápido, outro tem mais força, um tem mais vida etc. Além disso, é possível customizá-los através de um menu com os itens coletados ao longo das fases, o que amplia ainda mais as possibilidades e aumenta o fator replay.

Por falar em fator replay, também tem o fato de que cada fase têm várias salas para explorar e após derrotar todos os inimigos do local, você tem duas rotas para prosseguir, aumentando ainda mais as escolhas do jogador. Fora que ao passar de fase, você também tem um rank que avalia seu desempenho, e muitos jogadores irão querer chegar ao “Rank S” jogando sucessivas vezes. Ponto para Bitmap Bureau!

Também chama a atenção que o jogo roda “liso”, sem nenhum slowdown, que é quando o jogo fica lento quando há a presença de muitos inimigos na tela e na nossa jogatina não houve um bug sequer, provando que os desenvolvedores independentes foram muito cautelosos na hora de polir o game.

O game também tem uma duração adequada e bem recompensadora, não sendo o típico jogo “curto demais” e nem “grande demais”. Acaba no momento certo e ao zerar o modo principal, fica a sensação de “missão cumprida”

Hardcore até demais!

Cartuchos de XenoCrisis publicados no Twitter da Bitmap Bureau
Cartuchos de XenoCrisis publicados no Twitter da Bitmap Bureau

No entanto, o game tem alguns detalhes que podiam ter sido melhores. O game tem dois níveis de dificuldade: o fácil e o difícil, sendo que o modo “fácil” não é nem um pouco “mole”. Pelo contrário, já que jogadores de primeira viagem podem colocar nesse nível que, mesmo assim, terão dificuldades em finalizá-lo.

O mais provável é que a Bitmap Bureau deixou o game propositalmente com o nível de dificuldade alto para o game durar “o maior tempo possível”, além de ser atraente aos retrogamers, que notadamente gostam de jogos mais difíceis. No entanto, acaba afastando jogadores casuais. O nível de dificuldade no modo fácil poderia, de fato, “pegar mais leve” com o jogador.

Outro ponto é que por prestar uma homenagem aos jogos antigos, caso você dê “Game Over”, terá de recomeçar o game do início. Não há save states e nem nada que te coloque de onde você parou. Isso é, em muitos momentos, frustrante.

Lembra que nos jogos antigos você dava game over e ficava com aquele sentimento de “Ahhh não vou jogar mais não! Que raiva!!”? Pois é isso que acontece. No entanto, o jogo é tão divertido, que é capaz de você pegá-lo novamente após uma ou duas horas fazendo outra coisa.

XenoCrisis é uma verdadeira “carta de amor” aos fãs do Mega Drive. Jogo lançado em 2019 e feito visivelmente com esforço e muita paixão, ele é aquele game que os desenvolvedores amaram fazer e este sentimento é despertado nos jogadores também.

Sempre motivo de alegria saber que entusiastas do Mega Drive estão desenvolvendo games para o clássico console, resgatando um pouco da “magia” que ficou nos anos noventa. Pegue seu Mega, tire o cartucho da caixa e seja feliz! Só não assopre o cartucho pois pode danificá-lo (se bem que ninguém segue esse conselho, não é mesmo?)

XenoCrisis capas

Lembrete: não deixe de conferir nosso querido e velho Mega Drive, que voltou ao mercado com a nossa edição lançada em 2017, com 22 jogos na memória e expansível com o uso do cartão SD. Um clássico que nunca morre e que pode ser curtido pela família toda! Confira mais detalhes em nossa loja oficial.