O lendário console 16 bits da SEGA, o Mega Drive, contava com uma capacidade gráfica bem acima da média durante sua época de lançamento no fim dos anos oitenta, mas evidentemente, está “datado” para os padrões atuais, certo? Errado! Dependendo do jogo, os visuais continuam bonitos até os dias de hoje, resistindo bem a ação do tempo.

Pensando nisso, decidimos selecionar hoje dez jogos do Megão que contam com gráficos ótimos. Nós da Tectoy procuramos sair um pouco dos games “clichês”, sendo estes destinados a parte de “menções honrosas”, que contam com outros dez títulos.

OBS: Não estão em ordem de importância

Aladdin

Sendo um dos games mais bem sucedidos comercialmente do Mega Drive depois dos dois primeiros Sonics, os jogos do Aladdin prezam muito pela qualidade visual, tanto no Master System, quanto no Mega.

Desenvolvido pela Virgin e com gráficos feitos pelos animadores do próprio longa-metragem, a tecnologia usada foi a conhecida como “Digicel”, onde os profissionais desenharam cada quadro de animação no papel e estes foram convertidos para sprites, dando um aspecto visual consideravelmente superior a qualquer outro jogo da época.

Foi o único game do Mega a usar essa técnica, exceto o DynoBlaze, da própria Virgin, que foi cancelado.

Beyond Oasis

Falando em jogos que parecem desenhos animados, o Beyond Oasis é outro game que leva a capacidade do Mega Drive “ao limite” neste quesito.

Muito bem feito, o game desenvolvido pela Ancient Corporation impressiona pelas animações fluidas, chefes gigantes e riqueza de elementos na tela. Sem dúvidas, nota dez!

Comix Zone

Desenvolvido pelos americanos do Sega Technical Institute, o Comix Zone é outro game do Mega Drive conhecido pela sua excelência gráfica e criatividade.

Com todo o estilo das histórias em quadrinhos, este game representa bem esse universo, surpreendendo também pelo nível de detalhes ao fundo, animações fluidas dos personagens e a excelente distribuição de cores.

Flashback

Diferente dos anteriores, Flashback se destaca pela inclusão de gráficos poligonais nas cutscenes, algo inovador para a época de seu lançamento (1993), dando um belíssimo efeito tridimensional que até hoje causa aquele sentimento de “Isso é possível no Mega Drive?”. Destaque também para a riqueza de animações durante o gameplay.

Earthworm Jim

Clássico do Mega Drive, Earthworm Jim foi muito elogiado na época de seu lançamento pelo alto nível de detalhes, animações fluidas e belos efeitos de luz e sombra.

Destaque para o cenário “Who Turned out the Lights?” (“Quem apagou as luzes?”), a sexta-fase, que coloca um efeito visual bem impressionante “brincando” com a iluminação.

Adventures of Batman and Robin

Mais um jogo que consegue “driblar” as limitações do Mega Drive de modo criativo, o Adventures of Batman e Robin tem cenários que parecem poligonais, belos efeitos de transparência, excelência na distribuição de cores, animações fluidas e cenários bem criativos. Muitos argumentam que este game, junto com o já citado Aladdin, tem os melhores visuais do Mega Drive.

Pulseman

Restrito ao Japão, o Pulseman se destaca no visual pelos personagens grandes, cenários coloridos e chefes com aspecto tridimensional.

Ristar

Desenvolvido pela Sonic Team, o Ristar é um personagem que nasceu de um dos conceitos iniciais para o mascote da SEGA: um personagem que pega objetos e atira nos inimigos.

Bom em todos os pontos, o que mais chama a atenção nele é o visual, sendo que o Ristar em si é muito bem animado, com expressões faciais bem caricatas que o deixam carismático. Fora a excelente distribuição de cores, cenários com riqueza visual impressionante, chefes gigantes e animações fluidas. Mais um jogo que prova o talento da Sonic Team!

Landstalker

Landstalker se difere dos anteriores por utilizar gráficos em visão isométrica,  dando um efeito tridimensional nos jogos 2D. Além disso, o game conta com animações fluidas e chefes gigantes.

Toy Story

Pouco lembrado atualmente, mas que fez história no final da carreira do Mega Drive é o jogo do Toy Story. O que mais impressiona nele são os efeitos tridimensionais, com destaque para uma fase de kart que simula uma pista em 3D.

Menções honrosas

Sonic 3 e Knuckles

Difícil definir qual dos três jogos do Sonic no Mega Drive tem os melhores gráficos. Muitos argumentam que artisticamente, o Sonic 3 e Knuckles retrocedeu quando comparado ao segundo capítulo, mas avançou na riqueza de animações e efeitos tridimensionais. O que importa é que ele mantém a excelência da série, com ótimos visuais, cenários ricos em detalhes e variedades de inimigos e obstáculos.

Ecco the Dolphin

Também conhecido pelos jogadores como o “jogo relaxante”, o Ecco the Dolphin, é mais um game do Mega que chama a atenção pelo visual: o protagonista tem um alto nível de animações, os cenários são ricos em detalhes, e o fundo do mar é retratado com muito esmero, com corais, plantas, peixes e até animais pré-históricos.

Thunderforce IV

Típico “jogo de navinha” da época, o Thunderforce IV é mais um game que chama a atenção pelo alto nível de detalhes, seja nos cenários ou nos chefes. Visualmente, é muito bem feito.

Monster World IV

Outro que ficou restrito ao Japão, este não chegou para nós nem como um game da Turma da Mônica, o que é uma pena considerando que ele é dito como um dos melhores da série Wonder Boy. Visualmente, ele aposta em gráficos “bonitinhos”, com cenários ricos em detalhes e animações fluidas.

Streets of Rage II

Todo mundo conhece a série Streets of Rage mais pelas suas músicas do que pelos gráficos, mas visualmente o Streets of Rage II também não deixa a desejar. Caprichando nos gráficos, ele é uma evolução significativa comparado ao primeiro, com sprites grandes, detalhados e com riqueza nas animações.

Vectorman 2

Resposta do Mega Drive ao Donkey Kong Country para o Super Nintendo, o Vectorman também utiliza gráficos em 3D pré-renderizados, dando um aspecto visual bem impressionante. A ideia para este game veio de uma provocação da Nintendo, que em um de seus comerciais disse que esta tecnologia seria impossível no Mega Drive, e a SEGA mostrou com Vectorman que ela estava errada.

Mickey Mania

Vindo para comemorar os 65 anos do ratinho Mickey Mouse, o Mickey Mania foi o escolhido nesta lista para representar os jogos do personagem no Mega. Com belos visuais, animações fluidas e variedade de cenários, este é um dos games mais bonitos do console, sem dúvidas.

Urban Strike

Os três games da série “Strike” têm visuais bem legais, utilizando a visão isométrica com animações fluidas e reproduzindo bem os combates aéreos. No entanto, o Urban Strike foi escolhido por ser o mais detalhado dos três.

Ranger X

Procurando explorar a batalha de “mechas”, os tradicionais robôs gigantes dos animes e tokusatsus japoneses, o Ranger-X impressiona visualmente pela riqueza visual e fluidez de animação, com diversos efeitos em parallax e visuais bonitos.

Curiosamente, os desenvolvedores conseguiram, através da programação, ampliar a paleta de cores do Mega Drive para este jogo.

Virtua Racing

Virtua Racing conseguiu a façanha de ser um jogo 100% tridimensional graças ao chip SVP, sendo o único game do Mega Drive a utilizá-lo. Também chama a atenção a agilidade do título, e o fato do jogo não ter nenhum slowdown. Revolucionário!