Dreamcast foi o último console da SEGA, mas também teve games que apresentaram ou popularizaram conceitos que existem até os dias de hoje. Pioneiro em diversos quesitos, decidimos selecionar hoje 10 jogos imperdíveis deste console que tem uma enorme legião de fãs até hoje.

1 – Sonic Adventure 2

Começando a lista com um dos games mais icônicos do console, o Sonic Adventure 2 pega todos os pontos que as pessoas mais gostaram no primeiro título e procura lapidá-los para dar uma experiência superior.

Com excelentes gráficos, ótima história, introdução de personagens carismáticos como Shadow e Rouge, além de excelência em jogabilidade, este é um dos favoritos dos fãs, e um clássico do Dreamcast.

2 – Shenmue I e II

O game mais caro de sua época, custando cerca de US$ 70 milhões, também é um dos mais influentes de sua geração. Isso porque ele já apresentava conceitos que veríamos nos dias atuais, como mundo aberto, Quick Time Events e simulador social em 1999, quando nada disso existia.

Tendo os melhores visuais do console, trilha sonora de alto nível e ser imersivo, o game é um dos mais bem sucedidos comercialmente do console e adquiriu uma grande legião de fãs ao redor do mundo. Impressiona também o seu alto nível de interação, chegando ao extremo de você abrir uma gaveta e mexer nas toalhas.

O preço da ambição e o pioneirismo foi o prejuízo, já que para cobrir os custos da produção era necessário que cada dono de Dreamcast comprasse o game duas vezes, algo que, evidentemente, não aconteceu.

O segundo jogo pega todos os pontos que o primeiro fez certo e melhorou onde importava, refinando todos os aspectos do game original, apesar de ter vendido apenas 100 mil cópias.

3 – Phantasy Star Online

Também pioneiro e influente, Phantasy Star Online é o primeiro MMORPG para consoles da história. Foi desenvolvido pela divisão japonesa da Sonic Team, e segundo o líder do projeto, Yuji Naka, houve grande inspiração no jogo Diablo lançado para PC.

Mesmo recebendo críticas pelo seu modo single-player, o game merece estar nessa lista pelo viciante modo online e seu pioneirismo, sendo que games atuais como Monster Hunter World claramente “bebem” da fonte de Phantasy Star Online. Ainda é possível jogá-lo através da internet, mas em servidores privados.

4 – Jet Set Radio

O Jet Set Radio foi o game que popularizou o uso da técnica Cel-Shaded para que os visuais 3D parecessem um desenho animado em 2D. O primeiro game a utilizar a técnica foi o Fear Effect do primeiro PlayStation, mas sem a mesma repercussão.

Com um estilo bastante único, ele é um jogo que mistura elementos de plataforma, ação e esportes, onde você deve completar uma série de missões na cidade de Shibuya, no Japão. Também foi um dos primeiros jogos a apresentar um mundo aberto em 3D, e sua trilha sonora é bem característica, com elementos de funk e eletrônico.

5 – Soul Calibur

Lançado no início da vida do Dreamcast, o Soul Calibur foi desenvolvido pela Namco e é um dos jogos mais bem sucedidos comercialmente do console e recebeu aclamação universal em sua época.

Com gráficos muito a frente de seu tempo, aliado a uma jogabilidade fluida e excelência em todos os pontos, também ficou notório por ser um dos primeiros títulos em que a versão para consoles era visualmente superior a de arcades.  Atualmente, aparece em qualquer lista de “melhor jogo de luta” ou “melhor jogo de todos os tempos”.

6 – Power Stone

Desenvolvido pela Capcom, esse é um game de luta onde você pode andar por uma Arena e interagir com objetos do cenário.  Ao pegar três “Power Stones” que eventualmente aparecem no cenário, o personagem fica super poderoso e poderá soltar o seu ataque especial.

Apesar de não ter tanta relevância quanto os outros games dessa lista em termos de inovação, o Power Stone é considerado um dos jogos mais divertidos para o console.

7 – Skies of Arcadia

Desenvolvido por uma equipe interna da SEGA, o Skies of Arcadia contou com a produção de Rieko Kodama, famosa por estar envolvida nos jogos originais de Phantasy Star para Master System e Mega Drive e Shuntaro Tanaka, que escreveu a história dos dois primeiros Sakura Wars, clássico RPG do Sega Saturn restrito ao Japão.

Recebendo grande aprovação popular, ele é um RPG com batalhas em turnos que se destaca perante os games de sua época pela fluidez, ausência de loadings, e personagens com expressões faciais evidentes, algo que os desenvolvedores acreditavam que faltava na época.

Além disso, ele se diferencia também pelo estilo mais simples e focado na exploração de um grande mundo, além de uma história menos sombria comparada aos seus contemporâneos. Bom em todos os pontos, este é mais um clássico do Dreamcast.

8 – Resident Evil: Code Veronica

Concebido para ser a verdadeira sequência de Resident Evil 2, o game acabou não recebendo o “3” no título por questões contratuais com a Sony. Por isso, o jogo que seria o spin-off da série, o Resident Evil Nemesis, teve o número no título, enquanto o Code Verônica se tornou o spin-off da série.

Utilizando o gameplay tradicional da série, o game foi muito aguardado na época por seus incríveis visuais e por dar um ponto final na aventura da Claire Redfield em busca de seu irmão Chris.  A história dessa vez tem mais foco na ação e menos no terror, com direito a momentos bem dramáticos, explosões e tiroteio. É considerado por muitos o melhor Resident Evil Clássico.

9 – Crazy Taxi

Praticamente idêntica a versão de Arcade, o Crazy Taxi é um jogo mais casual comparado aos outros dessa lista, sendo o típico game “simples e divertido” onde a pessoa pega o controle e simplesmente vai jogando.

Mesmo tendo um alto nível de dificuldade, ele não é frustrante, além de ter controles fluidos e uma trilha sonora bem marcante com a banda Offspring. Sem dúvidas, indispensável para o console.

10 – Grandia II

Muito famoso lá do outro lado do mundo, o Grandia II também alcançou relativa popularidade no ocidente, apesar da recepção menos entusiasmadas.  Sendo um típico RPG japonês com batalhas em turnos, ele é uma sólida experiência para o gênero e muitos consideram um rival a altura de Skies of Arcadia.