O Mega Drive é um console com tantos jogos clássicos e inesquecíveis que fazer uma seleção é tarefa árdua. Afinal, se fôssemos colocar todos os games que alcançaram o status de “clássico”, é capaz da lista passar dos 200 títulos, e isto não seria um exagero. O mesmo vale para essa lista, inicialmente pensamos em fazer com 10 jogos, porém decidimos expandir para 15 por sempre ter aquele pensamento de “não, este aqui não podia ficar de fora!”.

PS: Não estão em ordem de importância

15 – Street of Rage II
(1993 – SEGA)

streets-of-rage-screenshot

O game ganhou fama com seu estilo de pancadaria em cenários urbanos, gritos com vozes roucas, e uma das melhores trilhas sonoras do Mega Drive graças ao inquestionável talento de Yuzo Koshiro. Dos três, o segundo é considerado o melhor pela maioria, sendo uma espécie de releitura turbinada do primeiro título. Excelentes gráficos,  bom ritmo entre as fases e a diversão que o game proporciona, o torna obrigatório aos fãs do gênero. Imprescindível a qualquer retrogamer! Só tome cuidado para não ficar viciado na música “Go Straight!”  e esquecer de jogá-lo.

14 – Golden Axe
(SEGA 1989)

golden-axe

O universo de Golden Axe remete ao filme Conan O Bárbaro estrelado pelo Arnold Schwarzenegger, e parece que é proposital. Originalmente lançado para arcades, o jogo teve uma excelente conversão para o Mega Drive e é considerado um dos grandes clássicos do videogame. Dos 3, o mais marcante é o primeiro, apesar de tecnicamente o terceiro ser o melhor.

13 – Shining Force II
(1994 – Camelot)

shiningforce-ii

Shining Force é uma sub-série da franquia Shining. O primeiro game foi o grande responsável pela divulgação deste gênero aqui no ocidente, diferente do Japão que já era conhecido pelo lançamento do primeiro Fire Emblem no Nintendinho 8bits. Pela representatividade, o primeiro talvez fosse a melhor escolha, no entanto, o segundo consegue lapidar e melhorar todos os aspectos do primeiro, tornando uma experiência mais divertida, com todos os pontos melhorados e potencializados. Quem gosta de RPG tático, precisa conhecer este game.

12 – Castle of Illusion
(1989 – SEGA)

castle_of_illusion_starring_mickey_mouse

Conhecido por muitos como “o joguinho do Mickey”, este é o mais lembrado entre os brasileiros quando lembramos do simpático ratinho da Disney que é um estrondoso sucesso no mundo inteiro. Usando com inteligência o poder do Mega Drive, o jogo mescla excelentes animações, gráficos simpáticos, ótima trilha sonora, e fases marcantes. Houve outros jogos do Mickey para o console após esse que exploravam ainda mais a capacidade do videogame da SEGA, mas muitos consideram Castle of illusion o melhor de todos.

11 – Quackshot
(1991 – SEGA)

quackshot

Desenvolvido pela SEGA, ele mistura plataforma com resolução de enigmas, sendo de fácil entendimento, mas ao mesmo tempo não subestimando a inteligência do jogador.  Nele você terá de encontrar itens “aqui” para destravar coisas “acolá”, só poderá passar de um lugar quando tiver o equipamento certo, e por aí vai. Some isso a gráficos simpáticos e o carisma do Pato Donald, e temos mais um clássico do Mega.

1 0- Alladin
(1993 – Virgin e SEGA)

alladin

Um dos jogos mais bem sucedidos comercialmente do MegaDrive, e não é a toa! Ele ficou bem conhecido por ser considerado superior a versão do Super Nintendo, mesmo com o console da BigN tendo especificações técnicas um pouco melhores que o videogame da SEGA. Com belíssimos gráficos, ótima jogabilidade, cenários variados, nível de dificuldade elevado, porém justo, além de um ótimo ritmo entre as fases, este é um jogo que todo gamer deveria jogar.

9 – Shinobi III
(1993 – SEGA)

shinobi

Este ficou conhecido na época pelo atraso em seu lançamento, que sempre era adiado para refinarem-o ao máximo. A espera valeu a pena, já que ele é perfeccionista e possui excelência em todos os pontos possíveis: gráficos,músicas, jogabilidade, e é considerado o melhor game da saga Shinobi até hoje por muitos gamers. O interessante é que as fases são sucintas na medida certa, não parecendo pequena demais, nem grande demais, alcançando um meio termo que poucos jogos conseguem, e o mesmo pode se dizer da dificuldade.

8 – Ecco the Dolphin
(1992 – Novotrade)

ecco

Outro game que mostra a criatividade da SEGA: neste você assume o papel de um golfinho e acaba tendo que salvar o mundo, incluindo viagens no tempo e no espaço. O nível de dificuldade é bem elevado, mas ao mesmo tempo é relaxante com suas faixas calmas, cenários no fundo do mar vendo peixes, baleias e golfinhos.Conhecido por muitos como “jogo sonífero” , Ecco the Dolphin é um clássico cult do Mega Drive.

7 – Rocket Knight Adventure
(Konami – 1993)

rocket_knight

Parece que o Konami queria introduzir mais uma franquia para o seu currículo e criou o simpático Rocket Knight para o Mega Drive. Além do carisma dos personagens, o jogo tinha todos os elementos que davam sucesso aos mascotes nos anos 90: gráficos bonitos,  trilha sonora bacana, dinamismo nas fases, bons efeitos especiais para a época, e o principal: é muito divertido.

6 – Castlevania Bloodlines
(1994 – Konami)

bloodlines

Castlevania apareceu no Mega Drive com um dos jogos mais atípicos de toda a série dos vampiros! Ele se passa em 1917, não possui um Belmont como protagonista, apesar do John Morris ser considerado um descendente deles, foi o primeiro game a não se passar quase que inteiramente no castelo do Drácula ou na Romania, contando com fases em várias partes da Europa e até mesmo a torre de Pisa.

Além disso, é perceptível o enorme esforço da produção em explorar os efeitos do Mega Drive, com bons gráficos,  reflexo na água, e outras coisas que fazem o título ganhar destaque. Quem curte a era clássica do Castlevania, definitivamente precisa pegar este game.

5 – Gunstar Heroes
(Treasure – 1993)

gunstar-heroes

E por falar em efeitos gráficos, o Gunstar Heroes é um dos campeões em conseguir explorar a capacidade do console! Levando o nome da desenvolvedora Treasure ao estrelato, o estilo lembra um pouco o da série Contra, sendo Run and Gun (Corra e Atire) comum nos anos 90. Na época, acreditava-se que apenas o Super Nintendo podia fazer efeitos de “zoom” e transparência, mas Gunstar Heroes provou o contrário: com efeitos de distorções, transparência e outros. Some isso a um ritmo frenético e “explosões para todo lado”, e este é considerado por muitos o melhor game dos 16bits. Clássico indiscutível.

4 – Comix Zone
(STI – 1995)

comix_zone

Originalidade é algo que não falta na SEGA, e a equipe americana do Sega Technical Institute, ou STI, mandou muito bem no ano de 1995 ao criar um game que se passa numa espécie de história em quadrinhos ao estilo “pancadaria” com resolução de simples enigmas. Este é um primor em qualidade técnica, com gráficos legais até os dias de hoje (só ver a foto acima!), ótima jogabilidade, e um estilo bastante único. Clássico!

3 – Contra Hard Corps
(Konami – 1994)

contra-hard-corps

Apesar do Contra III do Super Nintendo ser mais famoso, Hard Corps é considerado o melhor de todos por grande parte dos fãs da série. E não é para menos! A franquia que já é reconhecida pelo dinamismo, agilidade, ótimos gráficos, chefes gigantescos em criaturas horrendas, atinge seu ápice aqui. Com diversos finais alternativos e secretos, há quatro personagens selecionáveis, inúmeros caminhos a seguir que descambam em fases diferentes, aumentando expressivamente o fator replay, bom ritmo de fases, composições que casam perfeitamente com o estilo do jogo, além de explorar ao máximo o poder do Mega Drive na construção de gráficos. Contra Hard Corps é notadamente um jog esforçado e bem pensado, alcançando tranquilamente nota 10.

2 – Phantasy Star IV
(1994 – SEGA)

phantasy_iv

Considerado o melhor JRPG do Mega Drive (numa época em que era chamado só de RPG) por 9 entre 10 pessoas, o Phantasy Star IV não buscava ser tão inovador quanto seus antecessores, mas potencializava ao máximo todos os elementos positivos dos games anteriores. O objetivo da SEGA foi mostrar uma redenção depois da massiva recepção negativa do Phantasy Star III que era muito diferente do universo proposto nos dois primeiros jogos.

Além de bons gráficos para o estilo, as cenas eram desenhadas inteiramente em mangá / anime; há ataques duplos, triplos, quádruplos e até quíntuplos; a história contava com reviravoltas inesperadas, incluindo uma morte que ficou na cabeça dos gamers e que levou muitos jogadores as lágrimas; fora a variedade nos cenários; o estilo futurístico; e também sendo o primeiro game (talvez o único) que finaliza a história de uma série, não dando brechas pra continuações. Sendo um game fantástico em todos os segmentos, ele é um RPG “de luxo” para o Mega Drive, sendo obrigatório para qualquer fã do gênero.

1 – Sonic 3 & Knuckles
(1994 – SEGA)

sonic3

E obviamente, um game do azulão não podia falta na lista. Apesar do Sonic 1 ou o Sonic 2 serem mais populares entre os brasileiros, o Sonic 3 & Knuckles é facilmente o melhor jogo do mascote no Mega Drive.

Isso porque ele potencializa todos os pontos positivos do Sonic 1 e do Sonic 2, e isso inclui: level design, sendo que muitos argumentam que este game tem  o melhor de toda a série até hoje, com rotas alternativas, passagens secretas, vários caminhos, etc; gráficos de ponta; trilha sonora de excelência; 14 fases, chefe final épico, três personagens jogáveis, e uma aventura exclusiva para o Knuckles.

Viciante e cativante, este game precisa ser jogado por todos os amantes dos jogos de plataforma. Um dos “magnus opus” da talentosa Sonic Team.

Curtiu a lista? Lembrete: não deixe de conferir nosso querido e velho Mega Drive, que voltou ao mercado com a nossa edição lançada em 2017, com 22 jogos na memória e expansível com o uso do cartão SD. Um clássico que nunca morre e que pode ser curtido pela família toda! Confira mais detalhes em nossa loja oficial.