Cada país tem a sua cultura e isso é refletido, de modo bem direto, nas produções artísticas de determinado povo, o que inclui os videogames. Às vezes o que é um fenômeno em vendas lá do outro lado do mundo não tem apelo comercial no ocidente e vice-versa devido as barreiras culturais.

Isso antigamente era ainda mais forte e verdadeiras “jóias” ficavam exclusivas ao mercado asiático. Pensando nisso, decidimos selecionar cinco jogos do Mega Drive que ficaram só no Japão!

1 – Surging Aura

Este é um RPG lançado para o Mega Drive em 1994 que ganhou notoriedade lá do outro lado do mundo por ter ilustrações de Mutsumi Inomata, autor de diversos animes de sucesso como Mobile Gundam SEED e City Hunter.

Ele se diferencia dos jogos de RPG no seu sistema de batalha, já que quando há a transição para esse modo, as lutas ficam em tempo real,não sendo a típica versão de “batalhas em turnos” onde cada um tem a sua vez como a maioria dos jogos da época. Por isso, é necessário não só ter pensamentos estratégicos, como agilidade no raciocínio.

É verdade que os gráficos são um pouco fracos para sua época de lançamento, mas isso é compensado com uma boa trilha sonora e uma ótima narrativa.  Uma boa pedida para os fãs de RPG japonês!

2 – Panorama Cotton

Lançado em 1994 no Japão, o Panorama Cotton é um shooter com visuais bem impressionantes para o Mega, abusando de efeitos de distorções e simulando cenários tridimensionais.

Panorama Cotton tem basicamente o gameplay em que você anda automaticamente e deve atirar nos inimigos, mas ao invés de controlar uma nave, você controla uma bruxa em uma vassoura.

Curiosamente, ele também incorpora elementos de RPG e você ganha pontos de experiência a medida que vai derrotando inimigos, o que te deixa mais forte. Além disso, também conta uma história com direito a reviravoltas que, mesmo sendo um pouco básica e previsível, entretém o jogador.

3 – Pulseman

Provavelmente um dos mais famosos dessa lista, o Pulseman foi desenvolvido pela GameFreak (famosa anos mais tarde por Pokémon) e já exploramos sobre ele em uma análise aqui no BlogTectoy.

Sendo um jogo de plataforma corre-e-pula, ele é o típico jogo bom em todos os pontos: gráficos de excelência, trilha sonora boa, personagens carismáticos e procura usar temas contemporâneos em suas fases, sendo mais um deferencial perante os jogos da época.

4 – Monster World 4

Esta série chegou ao Brasil através dos jogos da Turma da Mônica, substituindo os personagens originais pelos do Maurício de Souza. No entanto, o Monster World IV não teve a sua conversão para o ocidente, nem mesmo para o Brasil, o que é uma pena considerando que este é um dos melhores (para muitos, o melhor) game da série.

Sendo uma mistura de ação, plataforma e RPG, ele é um predecessor do que conhecemos hoje como “Metroidvania”. A ideia é atravessar fases em um estilo 2D corre-e-pula, pegar itens “aqui” para destravar coisas “acolá”, comprar equipamentos e ir evoluindo o personagem.

De quebra, o jogo tem visuais muito bonitos, uma história ótima e uma trilha sonora também de excelência. Foi o último jogo da série a ser desenvolvido pela Westone Bit Entertainment e também o último a ser publicado pela SEGA.

5 – Battlemania Daiginjou

Este é um shooter desenvolvido pela Vic Tokai que tem a clássica jogabilidade de “ande automaticamente e atire nos inimigos”. Abusando de temas contemporâneos, você vai na “fase da cidade”, do trem, da fábrica e por aí vai.

O primeiro game da série chegou até nós através do nome Trouble shooter, mas Daiginjou, mesmo sendo superior em todos os pontos, acabou ficando exclusivo lá do outro lado do mundo. Quem gosta de “jogo de tiro e navinha” deve dar uma conferida.

MENÇÕES HONROSAS

Langrisser II

Este é um RPG tático no melhor estilo Shining Force que foi lançado para diversos consoles da época, incluindo o Mega Drive e o Sega Saturno (em forma de remake), mas nunca chegou a ter uma versão ocidental.

Com relativa fama lá do outro lado do mundo, ele tem toda a “cara” de jogo vindo do Japão, com personagens em estilo anime, visuais “chibi” etc, boa história etc.

Tougi ou: King Colossus

Este é um RPG com elementos de aventura que ficou exclusivo do Japão. Togi Ô: King Colossus foi lançado em 1992 e te coloca no papel de um jovem lutador que deve derrotar diversos monstros que invadiram o mundo.

Com batalhas em tempo real, sistema de magias e níveis, bom ritmo e uma história bem clichê, mas “simpática”, este é mais um game que infelizmente ficou exclusivo do Japão.