O bom e velho Master System é um console 8 bits que, para os padrões de hoje, tem jogos com visuais bem limitados. No entanto, ele era consideravelmente superior aos concorrentes de sua época, com a capacidade de rodar até 32 cores simultâneas em resolução de 256 x 192.

Impressiona o quanto os desenvolvedores se esforçavam para tirar “leite de pedra” e levar a experiência mais sofisticada o possível para entreter os consumidores, mesmo dentro de tantas limitações. Pensando nisso, decidimos selecionar cinco jogos com os melhores visuais no Master System. Caso um game que você goste tenha ficado de fora, deixe nos comentários.

Obs: Não estão em ordem de importância

Legend of Illusion Starring Mickey Mouse

Jogos com personagens da Disney são, em sua grande maioria, de excelência em todos os pontos, refletindo a credibilidade da empresa.

Só que o destaque entre os games para o Master vai para o Legend of Illusion, que fecha a trilogia de games do Mickey Mouse e foi lançado bem “no final” da vida do console, em 1998 (exclusivamente no Brasil). O game na verdade foi lançado originalmente para o Game Gear em 1994 e os fãs brasileiros do Master System puderam conferir esse ótimo jogo no console.

Como é possível ver no vídeo acima, os visuais são muito bons, com direito a fases com sistema parallax, cenários ricos visualmente, mas o grande destaque são para as animações, em especial a do Mickey Mouse.

Aladdin

Mais um baseado no universo da Disney lançado em 1994, a jogabilidade do Aladdin divide opiniões, mas é inquestionável que este game está entre os melhores do Master no quesito visual.

O protagonista tem animações fluidas, a maior parte dos cenários são ricos em elementos e a fase em que o Aladdin corre pelos telhados tem um efeito que simula 3D bem impressionante.

Master of Darkness

O “Castlevania” do Master System, Master of Darkness foi desenvolvido pelo estúdio SIMS, que na época era uma subsidiária da SEGA.

Lançado em 1993, ele não conta com animações tão fluidas quanto os dois jogos citados anteriormente, mas impressiona pela riqueza visual dos cenários, abusando dos detalhes e muitos elementos simultâneos na tela.

Some isso a uma excelente distribuição de cores, dando um efeito condizente com a proposta e temos um dos games mais bonitos do Master. Não deixe de conferir nossa análise.

Power Strike II

O clássico jogo “de navinha” com estilo oriundo dos Arcades, Power Strike II tinha tudo para ser apenas mais um game do gênero.

No entanto, ele se difere pelo visual, já que consegue cenários ricos, com cores bem distribuídas e vários elementos na tela.

Só que o destaque vai para os chefes gigantes, muito bem feitos, extremamente detalhados e muito bem animados.

Phantasy Star

Phantasy Star é um que não podia faltar! Para os padrões de jogos de RPG da época ele tem um visual bem impressionante e chama a atenção que nada no game “fica parado”, já que a ideia dos desenvolvedores era fazer um título com riqueza visual.

As cenas que contam a história possuem avatares muito bem desenhados, além das cores, inimigos e principalmente as dungeons com visuais tridimensionais “enchem os olhos” de qualquer jogador do Master.

Some isso a quantidade de cenários de batalha e as interações com os NPCs que “driblam” bem as limitações do console ao apresentar ilustrações. Excelente trabalho da SEGA. Já fizemos uma análise dele por aqui, não deixe de conferi-la!

Menções Honrosas

Fantasy Zone II

Mais um game que se destaca pela pelas cores vibrantes e riqueza visual, parecendo um desenho animado.

Sonic Blast

Apesar de artisticamente questionável devido a pouca fluidez das animações e cenários não tão ricos, o Sonic Blast usa gráficos pré-renderizados em Silicon Graphics, o que é algo bem impressionante para um console 8-bits. O jogo foi lançado originalmente para o Game Gear, e assim como “Legend of Illusion”, foi transportado em uma versão exclusiva para Master System aqui no Brasil.

Master System

E lembre-se, mesmo com quase 30 anos nas costas, o Master System continua na ativa no Brasil com o Master System Evolution, que vem com 132 Jogos na memória, o Master System Plug & Play com 40 jogos na memória e o Master System Portátil com 40 jogos na memória.