Lançado em 1982 pela Mattel (sob a divisão M-Network) para o Atari 2600, “Air Raiders” é um jogo que impressiona (para os padrões da época) ao tentar simular voos de combate em primeira pessoa. O jogador está dentro do cockpit de seu avião, que começa decolando da pista aos céus infestados de aeronaves inimigas.

Na interface temos as informações de altitude, aviões abatidos e munição (que começa com 99 tiros de metralhadora). Abaixo há uma barra azul que representa o combustível e por fim outro medidor onde há uma área demarcada, que representa uma região com fogo pesado de baterias anti-aéreas – e portanto um lugar a ser evitado.

decolando, espere o avião pegar velocidade

Quando o combustível chegar a zero, é possível reabastecer (após abater 10 aviões), para isso o jogador deve colocar o avião na altitude zero e esperar alguns segundos até a pista aparecer. Caso também esteja sem munição, sua metralhadora é recarregada de acordo com o número de inimigos abatidos.

Esse esquema adiciona um elemento de estratégia interessante, pois força o “piloto” a ter uma boa mira ao acertar as aeronaves, caso contrário a munição é desperdiçada e cada vez menos tiros são recarregados.

É importante se manter em grandes altitudes, pois quando atingido o avião sofre pequenas quedas, e se estiver muito baixo ou receber muitos danos seguidos, beijar o solo será inevitável assim como o Game Over.

além dos caças inimigos, fique atento nas várias informações vitais na interface

Apesar da jogabilidade limitada, todos esses elementos oferecem uma boa dose de desafio e atenção, pois além de caçar aviões e abatê-los, é preciso prestar atenção na altitude e munição.

Destaque para a parte sonora, com sons de explosões, tiros e do avião subindo e descendo nos ceús. Recomendamos jogar ouvindo a música “Danger Zone“, presente na trilha sonora do clássico filme “Top Gun”, para deixar a experiência mais imersiva e empolgante.

Air Raiders” é um simulador de voo que surpreende, que oferece horas de diversão ao transformar qualquer pessoa em um Top Gun voando em céus hostis, além de ser um dos 101 jogos que você pode encontrar em nosso Atari Flashback 7!

caixa do jogo original, lançado em 1982