Em 1990 a Sega decidiu juntar dois diferentes heróis em um só game, e assim surgiu o inusitado Alex Kidd in Shinobi World para o Master System – e não é que desses tão diferentes mundos surgiu algo interessante?

Apesar dessa mistureba totalmente inesperada, o jogo se revelou ser uma grata surpresa com um ótimo nível de qualidade, tanto no audiovisual como no gameplay.

Alex encarna o próprio Joe Musashi, utilizando espada, shurikens e até magias especiais para acabar com os inimigos. Além disso, tanto as fases como as músicas são homenagens ao clássico game do ninja.

Alex Kidd no Planeta Shinobi

A história conta que Alex passava uma maravilhosa tarde com a sua namorada no Planeta Shinobi, quando o Ninja Negro aparece e rapta a garota, com o objetivo de conquistar o Miracle World.

Eis que surge o Ninja Branco, que explica a Alex que prendeu o vilão há 10 mil anos, mas agora ele retornou para novas maldades. Para derrotá-lo, o Ninja fornece seus poderes para o nosso herói, que agora está pronto para enfrentar qualquer desafio.

Alex utiliza uma espada como ataque básico, assim como dardos para inimigos mais distantes. Como todo bom ninja, Alex também pode utilizar algumas habilidades especiais, como se transformar em uma Bola de Fogo (por meio de uma corda, barra ou poste), escalar paredes e andar sobre superfícies líquidas.

Há também um item que dá mais poder para sua arma (espada ou dardo) e outro que transforma Alex em um tornado por um curto período de tempo, facilitando a destruição dos inimigos.

A aventura não é muita longa, possui quatro fases divididas em três cenários, com um desafio crescente – mas no geral é bem tranquilo.

Curiosidade: Durante o desenvolvimento do jogo, quando ainda era conhecido como Shinobi Kid, o primeiro chefão da primeira fase Kabuto seria na verdade uma paródia de Super Mario chamado Mari-Oh. A ideia foi descartada e o personagem modificado, no entanto, uma referência permaneceu, que é quando Kabuto encolhe quando o jogador causa muitos danos – semelhante a Mario.

Conclusão

Alex Kidd in Shinobi World foi o sexto e último game estrelado por Alex Kidd, que foi colocado de lado após o surgimento de um certo ouriço supersônico em 1991 – ele ainda fez algumas participações especiais em títulos como Sega Superstars Tennis, Sonic & Sega All-Stars Racing e Sonic & All-Stars Racing Transformed.

A fusão de Alex Kidd e Shinobi resultou em um ótimo jogo com gameplay sólido, bons cenários e trilha sonora. Certamente um título mais do que recomendado para jogar em seu Master System.