Alien 3Alien³ não é um daqueles títulos que sofrem por terem sido feitos com base em algum filme. Pelo contrário, é uma grata surpresa para a biblioteca do Mega Drive e mostra que sim, é possível criar jogos baseados em longas-metragens que não são mal projetados, chatos e repetitivos.

Bem-vindo à Fiorina Furya 161

Provavelmente o jogador tenha ouvido falar sobre a antologia Alien que conta atualmente com seis filmes: Prometheus, Alien Covenant, Alien, Aliens: O Resgate, Alien³ e Alien Resurrection. Se por um acaso ele se escondeu dentro de uma caverna durante todos estes anos e nunca soube da existência desta franquia, segue uma sinopse abaixo que resume do que se trata Alien³.

A tenente Ripley (Sigourney Weaver) vai parar em um planeta que na verdade é uma colônia penal de segurança máxima, onde todos os internos são assassinos e estupradores. Lá não existem armas e o lugar é totalmente isolado do mundo civilizado. Dentro deste contexto, o alienígena volta a atacar, matando tudo que se move, mas com uma misteriosa diferença: ele não ataca Ripley.

E é a partir deste cenário que você, no controle de Ripley, tem uma missão bem diferente daquela vista no filme, que é salvar todos os prisioneiros infectados pelos aliens.

A maior prisão que já vimos

Ripley precisa acabar com os aliens que infestaram a prisão de Fiorina Furya 161, percorrendo cenários icônicos presentes no filme, juntamente com outras áreas, como o açougue, exclusivo do jogo, e o covil alien, vindo do filme anterior, Aliens: O Resgate. Aí vemos que o jogo parece destoar completamente do longa no qual é inspirado, mas o quão relevante isto é?

Alien 3

O título busca, na verdade, elementos presentes em Aliens: O Resgate e os mistura com aqueles que são característicos do filme que lhe dá o nome, Alien³, criando uma mistura bem interessante entre as duas obras cinematográficas.

Os cinco estágios são relativamente longos, tornando-os verdadeiros labirintos tanto para se achar os prisioneiros como para encontrar a saída. O jogador vai depender exclusivamente da sua memória para se dar bem no jogo.

Fogo no buraco

Ripley tem quatro armas para acabar com nefastos aliens que vão cruzar seu caminho durante sua jornada.

Pulse Rifle M41A

Alien 3

Um pequeno rifle que trabalha com eficiência ao simples apertar do gatilho. O seu pente contém 99 balas.

M240 Flamethrower

Alien 3

Um leve lança-chamas que usa combustível pressurizado. Ele lança uma torrente de chamas a uma longa distância e pode detonar qualquer coisa que toca.

M40 Granade Launcher

Um lança granada acoplado em seu rifle e que permite explodir qualquer obstáculo em seu caminho.

Hand Grenades

Alien 3

Efetivas para locais fechados, tratam-se de granadas de mão que servem para acabar com inimigos ao seu redor.

Com este verdadeiro arsenal vai ser possível concluir a sua missão, mas todo cuidado é pouco, pois a munição é limitada. Regular o dedo na hora de atirar é uma boa estratégia para não acabar ficando sem balas.

Corra contra o tempo

Ainda por cima, existe um limitador que garante para boa parte dos jogadores um estresse sem igual, que é a contagem regressiva do tempo.

Todas as missões precisam ser terminadas até antes do relógio chegar ao 0:00. Se isto acontecer, os prisioneiros que não foram resgatados serão mortos com o nascimento dos aliens que rasgam o peito de suas vítimas numa explosão visceralmente horrível.

Corra antes que o tempo acabe!

Além de resgatar todos os prisioneiros, o jogador precisa encontrar a saída antes que o tempo esgote, senão também perde uma vida, havendo a necessidade de tentar novamente.

Um passinho para cá, um passinho para lá

Controles. Isto é algo que não se pode reclamar neste jogo. A resposta de Ripley quando o jogador aperta quaisquer botões de ação é rápida e precisa.

Quer trocar rapidamente de arma? Feito. Conseguir desviar de aliens no pulo? Feito. Lançar uma granada numa passagem de ar, fazendo-a quicar na parede e, assim, explodir nos pés do alien que está lá embaixo em um duto esperando para te atacar? Feito.

O título em sua jogabilidade é extremamente polido e trabalha bem, mesmo com todas as suas limitações.

Bela arquitetura

Um dos trabalhos mais bem elaborados do Mega Drive. Alien³ tem em seu cenário de fundo muitos elementos dos dois filmes nos quais se baseia e dá ao jogador uma sensação de realmente estar na prisão.

Passando pela entrada dela, indo para um açougue (inédito no jogo),  para a ala central, enfermaria (do filme Alien³), chegando ao covil alien (de Aliens: O Resgate) e terminando na fornalha (novamente de Alien³), os fãs da franquia não vão se decepcionar com a arte criada pela Probe Software.

A própria Ripley está bem trabalhada, com todos os elementos do terceiro filme. O mesmo pode ser dito dos aliens, que são tão assustadores quanto aqueles vistos nos longas.

No espaço ninguém pode te ouvir

Os efeitos sonoros do jogo são um caso a parte. Trabalhando muito bem com o Z80 e o Yamaha 2612, Matt Furniss conseguiu algo ímpar para o console.

A trilha sonora então, é um show a parte para aqueles que gostam de jogos com uma boa música. Ele conseguiu usar perfeitamente todos os canais FM, trazendo algo muito envolvente para os jogadores.

Alien³ é um jogo para quem gosta de um alto desafio, uma boa trilha sonora, jogabilidade precisa e tem paciência para decorar os cenários pelos quais percorre.

Desenvolvido pela Probe Software e publicado pela Arena Ent, Alien³ é um título imperdível para o Mega Drive e para os fãs da franquia Alien. Caso você tenha um Master System ou um Game Gear, o mesmo título foi lançado para as duas plataformas e cumprem bem a sua missão de entreter tanto quanto a versão em 16 bits.

Lembrete: não deixe de conferir nosso querido e velho Mega Drive, que voltou ao mercado com a nossa edição lançada em 2017, com 22 jogos na memória e expansível com o uso do cartão SD. Um clássico que nunca morre e que pode ser curtido pela família toda! Confira mais detalhes em nossa loja oficial.