Um dos maiores clássicos dos beat ‘em ups, a lendária série Streets of Rage marcou toda uma geração de jogadores no Mega Drive nos anos 90, e que agora retorna com um grandioso jogo, após 26 anos do último game oficial.

Streets of Rage 4 chega às plataformas PC, PlayStation 4, Xbox One e Switch trazendo várias novidades e homenagens que certamente vão agradar em cheio os fãs nostálgicos, assim como a nova geração que está conhecendo a série agora.

O projeto, que é uma colaboração dos estúdios Dotemu, Lizardcube, Guard Crush Games e da própria Sega, é ambientado 10 anos após os eventos de Streets of Rage 3, com a derrota de Mr. X e seu sindicato do crime – e levando em conta que o terceiro jogo foi lançado em 1994 e alguns cenários de fundo novos, é provável que o ano agora seja 2004.

velhos inimigos estão de volta

Um Novo Sindicato do Crime

Durante esse tempo, uma nova organização criminosa surgiu com a liderança dos próprios filhos de Mr. X, os gêmeos (um casal) Y. E claro, junto com eles uma gangue de marginais que retornam direto do túnel do tempo das jaquetas de couro e cabelos punk que marcaram os games originais, assim como a estreia de novos bandidos.

Além dos inimigos, o título traz também o retorno glorioso de vários heróis, liderados pelo trio original Axel Stone, Adam Hunter (desbloqueado durante a jogatina) e Blaze Fielding, que estão prontos para quebrar tudo pela frente.

A aventura começa com quatro personagens jogáveis – Axel, Blaze, Cherry (filha de Adam) e o cibernético Floyd (pupilo do cientista ciborgue Dr. Zan de SoR3) – sendo que cada um tem o seu próprio estilo e habilidades especiais de luta.

jogue com o trio do jogo original (1991)

Que comece a pancadaria!

Vale citar que o jogo conta com outros 13 personagens clássicos desbloqueáveis, incluindo o Adam reformulado e todos os personagens jogáveis dos títulos anteriores – com todos os seus movimentos, habilidades e visual pixel art. Além desses, há a possibilidade de haver outros personagens secretos ainda não descobertos.

Além do modo História, que conta com 12 estágios (com uma média de duração de 10-15 minutos cada) bem variados, também é possível escolher as fases (e dificuldade), o modo Arcade (apenas um crédito para terminar o jogo, sem opção de salvar, como nos velhos tempos), Desafio dos Chefões (enfrente os chefões um após o outro), Batalha (modo versus) e por fim o modo online – chegamos a testar com um colega e a partida transcorreu sem problemas.

Para quem gosta de acompanhar narrativas, entre uma fase e outra temos belas cutscenes que ajudam a contar o desenrolar da história, similar às de Streets of Rage 3, mas obviamente que mais bem feitas e dinâmicas. Outro ponto que vale destaque é que o game está com os textos totalmente em português (incluindo os menus).

jogo tem 12 personagens dos games clássicos em pixel art

O gameplay segue o estilo dos jogos clássicos (tem opção para uma nova configuração), com um botão de ataque, especial (incluindo o golpe estrela de SoR3) e pulo, junto com alguns comandos combinados e a possibilidade de encaixar vários tipos de combos (inclusive aéreos), criando assim uma boa variedade de ataques para cada personagem.

Armas? Não se preocupe, elas estão presentes nas mais variadas formas, sendo que cada personagem pode utilizá-las de forma diferentes. Para quem gosta de desafios, o jogo oferece vários níveis de dificuldade (Fácil, Normal, Difícil, Dificílimo e Mania), além do próprio Arcade, que vão fazer muita gente sofrer nas mãos dos bandidos.

O nível Normal oferece um bom desafio, especialmente em estágios mais avançados, com maior número de inimigos na tela e chefões mais habilidosos, porém se você já é fera nos jogos clássicos, sugerimos que comece a jogar a partir do nível Difícil, para que tenha uma experiência mais prolongada do game.

muitas armas à disposição durante a aventura

Visuais e Trilha Sonora Eletrizantes!

Os gráficos e visuais foram totalmente renovados e desenhados à mão, resultando em animações belíssimas tanto dos personagens como nos cenários de fundo. O design artístico está impecável e vários cenários prestam homenagens aos jogos clássicos, além claro de contar com ambientes totalmente inéditos e igualmente bem feitos.

Claro, não poderia deixar de citar a belíssima trilha sonora, um dos grandes destaques da lendária série, que retorna de forma triunfal com temas eletrônicos eletrizantes.

os especiais estão de volta e bem mais bonitos na tela

A trilha sonora de Streets of Rage 4 foi composta por uma equipe de músicos fantásticos, que tem como destaque Yuzo Koshiro e Motohiro Kawashima, os compositores originais da série Streets of Rage no Mega Drive.

Além deles temos também grandes composições inéditas de Yoko Shimomura, Harumi Fujita, Keiji Yamagishi, Olivier Deriviere, Das Mörtal, Scattle, entre outros. Os temas eletrônicos realmente são um espetáculo à parte e criam uma atmosfera empolgante para a pancadaria rolar solta nas ruas.

Mas para quem deseja uma viagem mais nostálgica, é possível alterar a trilha sonora para as faixas clássicas de Streets of Rage 1 e 2, na hora que desejar.

Conclusão

Além de ser uma revitalização de alta qualidade, Streets of Rage 4 é também um tributo majestoso para a série clássica do Mega Drive, um prato cheio para os fãs veteranos. Já para quem não viveu a época áurea dos games de pancadaria ou não jogou a trilogia original, basta saber que estará adquirindo um beat ‘em up 2D  maravilhoso que vai garantir horas de diversão. Como um grande fã dos jogos clássicos, recomendo sem medo este novo capítulo da franquia, torcendo que este seja apenas o primeiro de novas sequências.

Uma cópia do jogo para PC (Steam) foi gentilmente fornecida para elaboração desta análise

Os Games Clássicos

Que tal relembrar dos clássicos Streets of Rage do Mega Drive? Confira nossos artigos abaixo: