Panzer Dragoon Saga“, um dos grandes clássicos da Sega lançado no Saturn em 1998, contou com uma trilha sonora épica maravilhosa assinada por Saori Kobayashi, com a ajuda da co-compositora Mariko Nanba.

Surpreendentemente o aclamado trabalho nunca agradou a autora 100%, que revelou recentemente ao site The Verge que as músicas sempre lhe pareceram “pobres” demais quando as escutava novamente. Um problema causado pelo já bem conhecido desenvolvimento problemático do Saturn, o que incluía também a trilha sonora.

Kobayashi também explica que “era muito jovem e inexperiente” e por isso não conseguiu fazer um trabalho do seu total agrado. Mas agora ela tem a chance de consertar isso.

Na próxima semana será lançado uma nova versão rearranjada da trilha sonora de “Panzer Dragoon Saga”, com assinatura da própria Kobayashi – o álbum (inclusive em versão LP, para você fã dos bolachões) já está disponível para pré-venda com lançamento marcado para 29 de janeiro.

Agora com duas décadas de experiência e habilidades mais refinadas, ela pode revisitar sua antiga obra.

 Saori Kobayashi

Ao rearranjar o álbum desta vez, consegui alcançar o tipo de música que queria fazer há 20 anos“, diz ela. “Este projeto me permitiu alcançar coisas que não eram possíveis então“.

As músicas do jogo utilizam influências de músicas populares da Europa e Oriente Médio, mescladas com sons de sintetizadores que dão um toque scifi. Para Kobayashi, as influências simplesmente vieram das músicas que ela estava ouvindo na época, que, quando juntas, acabou por ser um ótimo ajuste para o mundo do jogo. “Tem esse elemento misterioso“, diz ela.

Uma das dificuldades que a compositora teve no novo álbum foi a de não ter nenhum dado do sequenciador original das músicas – é como perder o código fonte de um jogo. Ela então precisou ouvir os CDs antigos novamente para refazer os novos arranjos em cima deles.

Eu acho que a maior coisa em que eu tinha que pensar no início era em que medida eu deveria reorganizar a música“, explica. O objetivo era manter o sentimento original das músicas, mas ao mesmo tempo fazê-las mais modernas, o tipo de música que pessoas ouviriam fora do contexto de um jogo.

Uma das coisas que eu queria alcançar com o rearranjo era que as pessoas pudessem escutá-lo por seus próprios méritos, mesmo que não fossem fãs de Panzer Dragoon, mesmo que nunca tenham ouvido a versão original antes“, diz ela.

O resultado desse trabalho é um álbum com 20 músicas que consegue ser ao mesmo tempo “novo e familiar”, capaz de convocar boas lembranças desse grande jogo!

Abaixo você pode ouvir algumas das novas músicas: