E já que estamos falando das fases do Sonic, nada mais justo que explorarmos um dos favoritos entre os fãs: o Sonic CD. Você sabia que ele foi feito para ser uma releitura de Sonic 1, porém se aproveitando das capacidades que o periférico Sega CD podia trazer?
Palmtree Panic
- Na versão beta, o nome dessa fase era Salad Plain
- Com o debug mode, é possível ir pra área abaixo do chefe dessa fase e encontrar três monitores que são impossíveis de obter. Entre eles há um monitor de letra “S”, que dá invencibilidade e super velocidade ao mesmo tempo, além de que congela o tempo por alguns segundos. Esse conceito é bem semelhante ao Team Blast do Team Dark em Sonic Heroes.
- Essa fase veio pra ser uma nova encarnação da Green Hill Zone, a típica fase tropical que inicia os jogos 2D do Sonic.
Collision Chaos
- Acessando os dados do jogo, essa fase é nomeada como R3, sendo que a Palmtree Panic é R1. Isso significa que haveria uma fase entre as duas e que originalmente ela seria a terceira.
- Ainda sobre o ponto anterior, acredita-se que a fase seria uma nova encarnação da Marble Zone, já que todas as fases do Sonic 1 possuem uma contraparte no Sonic CD, menos essa.
- Na versão beta, o Metal Sonic poderia causar dano no jogo durante a cutscene do ato 1, explicando a razão pela qual há um escudo no início da fase.
- Essa fase é uma releitura da Spring Yard Zone
Tidal Tempest
- Essa fase é uma revitalização da Labyrinth Zone de Sonic 1
- Caso o Sonic viaje no tempo em baixo da água, sua paleta de cores durante a transição será a mesma de baixo de água.
- Todos os badniks dessa fase são baseados em insetos
Quartz Quadrant
- Essa é uma das poucas fases que não possui uma contraparte no Sonic 1
- A música dessa fase foi remixada para a faixa N´rrgal Colony em Sonic Chronicles The Dark Brotherhood.
- Já a faixa do futuro bom foi usada no protótipo do jogo cancelado para o Sega Saturno, Sonic X-Treme
Wacky Workbench
- Outra fase que também não possui uma contraparte no Sonic 1
- Essa fase no presente é um lugar industrial, enquanto no passado vemos que ele foi construído em cima de uma montanha
Stardust Speedway
- Esse cenário é uma releitura de Starlight Zone de Sonic 1, mas com elementos da Chemical Plant de Sonic 2.
- É a maior fase de Sonic CD na vertical e horizontal. Provavelmente por ser a mais focada em velocidade entre todas.
- Nesse cenário que o Sonic tem sua primeira batalha contra o Metal Sonic
Metallic Madness
- Essa é uma releitura da Scrap Brain Zone de Sonic 1
- O nome da fase parece ter inspirado uma das batalhas finais de Sonic Heroes, Metal Madness
- O tema japonês dessa fase é um remix da música de chefe de Sonic 2 para Game Gar
- O ato três é o único em todo o Sonic CD que possui um abismo que leva a morte
- Caso você use o debug mode e queira ver o Mini Sonic viajando no tempo, você terá a animação dele normal fazendo isso.