Lançado originalmente nos arcades em 1979 pela própria Atari, “Asteroids” cravou para sempre o seu nome na história dos videogames. Desenvolvido por Lyle Rains, Ed Logg e Dominic Walsh, o objetivo do jogo é controlar uma nave e destruir asteroides sem ser atingido por seus fragmentos ou naves inimigas.

Assim como “Space Invaders“, lançado um ano antes, é considerado um dos pais do clássico gênero shoot’em up, que carinhosamente chamamos por aqui de “jogos de navinha” e que teve seu grande auge nos anos 80 e 90.

A sua mecânica não poderia ser mais simples: movimente a nave e atire em tudo que estiver na tela. A medida em que for avançando, a quantidade, tamanho e velocidades da rochas espaciais vão aumentando e podem lhe esmagar a qualquer momento, tornando-se um verdadeiro exercício para os reflexos.

Para tentar sobreviver, o jogador também conta com algumas habilidades especiais, dependendo do nível em que estiver, como se teleportar para algum ponto aleatório da tela, usar um escudo ou virar rapidamente para a direção contrária, o que pode salvar a sua vida na hora do desespero.

Com o enorme sucesso nas casas de fliperamas, não demorou muito que o jogo recebesse versões nos diversos sistemas da época, incluindo o Atari 2600 em 1981, que ganhou uma adaptação um pouco mais simples, mas mantendo a ideia original. Até hoje, o jogo é lembrado pelos fãs e em qualquer lista de respeito como um dos melhores títulos do aparelho.

O estilo usado em “Asteroids” inspirou vários outros jogos e até hoje vemos jogos indie sendo lançados com uma temática muito semelhante ao velho clássico, hoje conhecidos como games roguelike espaciais – um subgênero do shoot’em up – como por exemplo o título “Galak-Z: The Dimensional”, lançado para PC e PlayStation 4 em 2015, provando que os clássicos nunca morrem!

Asteroids” é um dos 101 jogos que você pode encontrar em nosso Atari Flashback 7.

Abaixo você confere um comercial do  jogo da rede Kmart: