Em 11 de setembro de 1977 era lançado no mercado o Atari Video Computer System (depois rebatizado de Atari 2600 em 1982), um dos videogames mais idolatrados nos anos 70 e 80 e que até hoje ainda desperta fortes emoções de quem já o conhece ou está conhecendo.

Criado por Nolan Bushnellsaiba mais sobre ele em nosso post especial – com ajuda do designer de circuitos integrados Jay Miner, o console foi lançado junto com dois controles e o game “Combat“, além de outros 8 títulos (Air-Sea Battle, Basic Math, Blackjack, Indy 500, Star Ship, Street Racer, Surround e Video Olympics) vendidos separadamente.

No início dos anos 80 o videogame já era um sucesso comercial, com versões caseiras de populares jogos de fliperama como “Pac-Man”, “Asteroids“, “Space Invaders” e “Frogger” que garantiam o domínio do mercado até meados dos anos 80, quando começou a perder espaço para os rivais japoneses como a Sega e a Nintendo.

Toda a popularidade do Atari 2600 se deve principalmente pelos seus mais de 500 jogos lançados, que praticamente moldaram as bases dos games como conhecemos hoje. Para comemorar essa data especial, o Blog Tectoy separou cinco jogos imperdíveis que estão presentes em nosso Atari Flashback 7, que traz 101 jogos na memória, confira abaixo:

Pong (ou Video Olympics)

Um dos jogos mais icônicos do mundo dos videogames, “Pong” surgiu originalmente nos fliperamas e marcou presença no Atari 2600 desde a sua estreia, como parte da coletânea “Video Olympics”, que trazia diferentes variações do clássico game.

Adventure

O precursor dos RPGs de aventura-fantasia nos videogames, “Adventure” quebrou as barreiras da imaginação ao colocar o jogador no papel de um herói (ou quadrado) explorando labirintos, procurando castelos e enfrentando dragões.

Frogger

Criado originalmente pela Konami para os fliperamas, “Frogger” ganhou uma versão igualmente divertida e viciante no Atari 2600, cujo objetivo é controlar um sapinho que deve atravessar, em um determinado tempo, uma estrada super movimentada e um rio cheio de obstáculos até chegar ao seu ninho.

Space Invaders

Outro clássico dos fliperamas que se destacou no videogame, “Space Invaders” coloca o jogador no comando de um canhão que deve impedir a invasão de criaturas alienígenas.

Yar’s Revenge

Com uma temática scifi, em “Yar’s Revenge” o jogador controla um inseto espacial que deve penetrar o escudo da entidade maligna Qotile para derrotá-la.