Hoje, 30 de maio, uma das mais notórias empresas no mercado de videogames, comemora 41 anos de fundação: a Capcom. Uma fábrica de excelentes jogos e franquias de sucesso, as origens do estúdio remetem para 30 de maio de 1979, quando foi fundada a I.R.M Corporation por Kenzo Tsujimoto (também  fundador da Irem, famosa por R-Type) e a sua subsidiária Japan Capsule Computer Co., Ltd. em 1981, ambas companhias dedicadas à fabricação e distribuição de máquinas de jogos eletrônicos no Japão.

A Capcom em si foi estabelecida em 11 de junho de 1983 a partir da fusão das outras duas empresas, sendo que o nome “Capcom” é na verdade uma abreviação de “CAPsule COMputer”, termo usado pela empresa em seus anos iniciais para descrever suas máquinas de arcade.

A empresa começou a se aventurar no mercado doméstico em 1985 com um port do seu clássico arcade shoot ‘em up 1942 para o NES, sistema que acabou se tornando seu principal segmento nos anos posteriores.

O estúdio criou várias franquias de sucesso, e apesar de ter um contrato de exclusividade com a Nintendo por vários anos, alguns de seus títulos chegaram para os sistemas Sega, inicialmente desenvolvido pela própria Sega – uma maneira de burlar a barreira imposta pela Nintendo para vários estúdios além da Capcom.

O clássico Street Fighter II Special Champion Edition, lançado em 1993, foi o primeiro título produzido pela Capcom para um sistema Sega, um relacionamento que se intensificou nos consoles Saturn e Dreamcast – e até mesmo nos arcades, com a Capcom usando placas da Sega para crianção de jogos. O controle de seis botões foi criado justamente para se jogar este título da melhor maneira possível.

E para comemorar o aniversário da Capcom, relembramos aqui cinco jogos clássicos da empresa lançados no Mega Drive!

Ghouls ‘n Ghosts

Lançado nos arcades em 1988, o clássico jogo de aventura e plataforma conhecido por seu alto grau de dificuldade Ghouls ‘n Ghosts é sequência de Ghosts ‘n Goblins (1985) e tem como protagonista o cavaleiro Arthur que precisa enfrentar um exército de monstros, fantasmas e demônios para salvar sua princesa das garras de Lúcifer (chamado de Loki em algumas versões). A versão de Mega Drive chegou no final de 1989, programada por Yuji Naka (o criador de Sonic) e é um port extremamente fiel ao game original, ponto que serviu de propaganda para a Sega vender o seu console 16 bits. O game também marca o início do relacionamento com a Capcom, mesmo que ela ainda não produzisse os jogos diretamente nos sistemas da Sega – Ghouls ‘n Ghosts também chegou ao Master System, ambos lançados no Brasil pela Tectoy.

Forgotten Worlds

Lançado originalmente para arcades em 1988, o shoot-‘em-up Forgotten Worlds ganhou uma versão no Mega Drive no ano seguinte pela Sega. Ambientado no século 29, o jogo mostra uma Terra devastada por uma raça alienígena. Agora a salvação do mundo está nas mãos de dois supersoldados armados até os dentes e prontos para a guerra. Apesar dos vários cortes e diferenças em relação ao arcade, o game consegue reproduzir bem a atmosfera do conteúdo original. O Master System também recebeu um port, ambos lançados no Brasil pela Tectoy.

Mercs

Lançado em 1990, Mercs é sequência do clássico Commando (1985), jogo de tiro com visão aérea com temática de guerra, que chegou ao Mega Drive em 1991. O mundo enfrenta uma onda de terrorismo e de violência, e para combater essas forças que buscam romper a paz, o governo dos Estados Unidos decidiu enviar ao campo de batalha um grupo de mercenários altamente eficazes. Eles são conhecidos como MERCS. Novamente um port bastante fiel que fez bastante sucesso no 16 bits da Sega – só peca por não ter opção para dois jogadores (no arcade eram até três jogadores simultâneos). Mercs também foi lançado no Master System e ambos os títulos chegaram ao Brasil pela Tectoy.

Strider

Lançado em 1989, Strider fez um grande sucesso nas casas de fliperamas e um sucesso maior ainda quando chegou ao Mega Drive em 1990, novamente trazendo um belíssimo e fiel port produzido pela Sega. No futuro de 2048 o ditador conhecido como Grandmaster Meio, um ser de outra galáxia, tem como ambição dominar a Terra. Para combater essa ameaça surge Hiryu, um guerreiro do grupo de ninjas de alta tecnologia Strider, armado apenas com a sua poderosa tonfa de plasma cypher e equipamentos robóticos. O Master System também recebeu uma versão e ambas foram lançadas no Brasil pela Tectoy.

Super Street Fighter II

E por fim, mas não menos importante, uma das maiores franquias da Capcom chega ao Mega Drive, inicialmente com Street Fighter II: Special Champion Edition (o primeiro jogo produzido pela própria Capcom para o Mega Drive) e posteriormente com Super Street Fighter II em 1994, com um incrível e inédito cartucho de 40Mb. Sem dúvida um dos maiores clássicos do Mega Drive e título imperdível para os fãs de games de luta.

E você amigo leitor, tem boas lembranças dos jogos da Capcom no Mega Drive? Outros títulos foram lançados no console, comente aí para nós o seu favorito!

O Mega Drive está de volta!

Após 30 anos do seu lançamento original, o Mega Drive foi relançado oficialmente no Brasil pela Tectoy com o seu design clássico, joystick original de três botões, compatível com cartuchos e com uma novidade: entrada com cartão SD com 22 jogos na memória e expansível para inúmeros outros títulos. Um clássico que nunca morre e que pode ser curtido pela família toda! Confira mais detalhes em nossa loja oficial.